
Troca de Bateria - Condições da Nissan
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Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan
Aquelas células mais fracas são as que apresentam o shunt ativo, razão pela qual eu sou levado a pensar que é o carro que as anda a descarregar erradamente.
Tal como acontecia no meu mk1 antes de lhes dar um tratamento adequado.
A minha teoria na altura era que elas seriam as células mais fracas, com mais resistência interna e portanto as que tinham maior subida de tensão no final do carregamento, fazendo com que o carro as descarregasse por pensar que estavam com mais energia que as outras.
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... 680#p32974
A solução que encontrei na altura, foi deixar repousar o carro pelo menos 30 minutos com a menor carga possível que garantisse que a célula mais fraca atingia os 4v (na altura 80 a 85% SOC). Isso permitiu que nesse período o carro pudesse calcular corretamente as células a descarregar sem a influência da tensão mais elevada naquelas células com mais resistência interna.
Sou também levado a concluir que esse carro é carregado sempre e desde sempre a 100%, ficando depois a repousar até voltar a andar.
Se o carro fosse meu e se fosse possível, eu faria o teste de carregar sempre até aos 80% (colocar as células todas com mais de 4v) e depois só o voltaria a carregar imediatamente antes de saír para nova viagem.
Tal como acontecia no meu mk1 antes de lhes dar um tratamento adequado.
A minha teoria na altura era que elas seriam as células mais fracas, com mais resistência interna e portanto as que tinham maior subida de tensão no final do carregamento, fazendo com que o carro as descarregasse por pensar que estavam com mais energia que as outras.
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... 680#p32974
A solução que encontrei na altura, foi deixar repousar o carro pelo menos 30 minutos com a menor carga possível que garantisse que a célula mais fraca atingia os 4v (na altura 80 a 85% SOC). Isso permitiu que nesse período o carro pudesse calcular corretamente as células a descarregar sem a influência da tensão mais elevada naquelas células com mais resistência interna.
Sou também levado a concluir que esse carro é carregado sempre e desde sempre a 100%, ficando depois a repousar até voltar a andar.
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=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
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Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan
Bem, agora não vou apagar. Mas o que escrevi no post acima seria válido se a ordem dos shunts no LeafSpy do OCasal estivesse bem configurada.
OCasal, troca aí a ordem dos shunts para 8421 e mostra o resultado.
OCasal, troca aí a ordem dos shunts para 8421 e mostra o resultado.
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Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan
Isso é 100%? A tensão das células está muito baixa, a mais alta devia estar acima dos 4,100V.OCasal Escreveu:[img]http://i.imgur.com/5E5swXx.png[/img]
A troca da ordem das células que o VETL disse não deve ter influência na localização pois apenas vai alterar a ordem de células adjacentes.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan
A troca da ordem dos shunts tem apenas influência na minha observação de que "estaria a descarregar as células mais degradadas".
Eu presumo (suposições) que a tensão fica assim porque:
1º - aquelas células mais fracas têm tensão mais elevada no final do carregamento e mandam parar o mesmo antes do tempo;
2º - O carro estava em repouso há muitas horas depois do carregamento ter terminado.
Eu presumo (suposições) que a tensão fica assim porque:
1º - aquelas células mais fracas têm tensão mais elevada no final do carregamento e mandam parar o mesmo antes do tempo;
2º - O carro estava em repouso há muitas horas depois do carregamento ter terminado.
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Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan
Mesmo estando em repouso há muito tempo parecem ser tensões demasiado baixas. A não ser que a bateria degradada tenha um efeito de Peukert significativamente mais elevado que o normal e precise de carregar mais lentamente para chegar aos 100%. Ou alguma coisa descarregou o pack entretanto (bateria de 12V fraca?).
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Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan
Ainda não tive ocasião para me debruçar sobre isto e realizar a alteração sugerida pelo VETL...
O carro estaria carregado há cerca de 4 horas. A bateria de 12v ainda é a original!
Estará o pack desiquilibrado e assim estar a perder autonomia significativa? Carrego sempre a 100℅ e agora tem ido regularmente ao aviso de bateria muito fraco, por vezes mais do que uma vez por dia... Bem esticado está ele!
O carro estaria carregado há cerca de 4 horas. A bateria de 12v ainda é a original!
Estará o pack desiquilibrado e assim estar a perder autonomia significativa? Carrego sempre a 100℅ e agora tem ido regularmente ao aviso de bateria muito fraco, por vezes mais do que uma vez por dia... Bem esticado está ele!
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Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan
E com o desequilíbrio que tem é normal que após o aviso de bateria fraca rapidamente chegue ao de bateria muito fraca.
Quando puderes, tira uma imagem do LS 10 minutos após terminar uma carga a 100%. ainda com os 3 LEDs acesos.
Tens possibilidade de carregar a menos de 16A?
Quando puderes, tira uma imagem do LS 10 minutos após terminar uma carga a 100%. ainda com os 3 LEDs acesos.
Tens possibilidade de carregar a menos de 16A?
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Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan
Cá está, 10 min após terminar a carga, ainda com as 3 luzes azuis acesas!
[img]http://i.imgur.com/xznHgco.png[/img]
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Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan
Não alteraste a ordem dos shunts.


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Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan
Quantos kW reporta?