
Possível forma de arrefecer a bateria
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Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Uma coisa é certa - aqui já vamos uns furos mais à frente:
http://www.mynissanleaf.com/viewtopic.php?f=9&t=17179
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Re: Possível forma de arrefecer a bateria
A chapa não está muito quente, está a 24-28ºC e o ar que entra é a volta de 10-12ºC, a diferença não é assim tanta.VETL Escreveu:Eu também ando a fazer uma experiência parecida (temporária) para depois se verem os resultados.
Mas já me lembrei que isso poderá não ser muito bom:
Imaginem uma chapa de ferro muito fria de um lado e quente do outro e digam-me o que acontece.
O Pack como é completamente fechado de certeza que não ganha condensação no interior, quanto ao exterior pode condensar mas não faz mal nenhum, pois até quando chove a agua pode passar a volta do Pack. Apesar disso, nunca vi condensação onde injecto o ar frio, ainda hoje espreitei e mete lá a mão a ver se tinha humidade e nada, a única coisa que tinha era Pó.
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014
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Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Já experimentei ligar o A/C para dentro do habitáculo (com a portinhola aberta) sem tubo dirigido para o pack.mrr Escreveu:A chapa não está muito quente, está a 24-28ºC e o ar que entra é a volta de 10-12ºC, a diferença não é assim tanta.
Nessa ocasião, com temperaturas da ordem dos 20 ou 22ºC cá fora, os vidros ficaram todos a escorrer água...
O pack não me parece que seja completamente fechado. Tem respiros.mrr Escreveu:O Pack como é completamente fechado de certeza que não ganha condensação no interior...
Por fora não existe condensação.mrr Escreveu:...quanto ao exterior pode condensar mas não faz mal nenhum, pois até quando chove a agua pode passar a volta do Pack. Apesar disso, nunca vi condensação onde injecto o ar frio, ainda hoje espreitei e mete lá a mão a ver se tinha humidade e nada, a única coisa que tinha era Pó.
Mesmo que existisse concordo que não interessava nada.
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Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Posso estar enganado, mas sempre ouvi dizer que o do LEAF é completamente fechado, diferente do I-MIEV que esse sim é aberto.VETL Escreveu:O pack não me parece que seja completamente fechado. Tem respiros.mrr Escreveu:O Pack como é completamente fechado de certeza que não ganha condensação no interior...
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Re: Possível forma de arrefecer a bateria
A escorrer água do lado de fora, certo? Isso é péssimo para a eficiência pois é gasta muita energia a condensar a água.VETL Escreveu:Já experimentei ligar o A/C para dentro do habitáculo (com a portinhola aberta) sem tubo dirigido para o pack.mrr Escreveu:A chapa não está muito quente, está a 24-28ºC e o ar que entra é a volta de 10-12ºC, a diferença não é assim tanta.
Nessa ocasião, com temperaturas da ordem dos 20 ou 22ºC cá fora, os vidros ficaram todos a escorrer água...
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Re: Possível forma de arrefecer a bateria
No meu caso a única coisa que condensa é mesmo uma parte do tubo que ainda não isolei, porque metade do tubo que já esta isolado isso não acontece... é só nesse sitio que tenho condensação, no Pack nunca vi condensação..
Arrefecer com o A/C do carro acho que só faz sentido com um tubo, só assim se deve conseguir arrefecer com a melhor eficiência.
Arrefecer com o A/C do carro acho que só faz sentido com um tubo, só assim se deve conseguir arrefecer com a melhor eficiência.
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Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Ao injetar ar frio seco, como é o caso do ar que saí de um AC, não provoca condensação na superfície por onde esse ar frio circula, pelo contrário. Por essa razão a maneira mais rápida de desembaciar os vidros por dentro no Inverno é ligar o AC.
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Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Mjr sabes-me dizer se o pack do Leaf é ou não completamente selado?
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Re: Possível forma de arrefecer a bateria
A haver condensação, será do lado de dentro.mrr Escreveu:No meu caso a única coisa que condensa é mesmo uma parte do tubo que ainda não isolei, porque metade do tubo que já esta isolado isso não acontece... é só nesse sitio que tenho condensação, no Pack nunca vi condensação...
E aí não a poderá ver como é óbvio.
Quanto ao facto de o pack ser selado, eu também estou farto de ler que ele é estanque.
Até já vimos vídeos de Leaf's a atravessar "poços" de água.
Mas, se repararem no manual, o pack tem respiros.
Obviamente que não estão abertos mas havendo pressão ou depressão dentro do pack, o ar deve entrar e sair por esses respiros.
E faz sentido para não haver o risco do pack encolher ou esticar.
Vejam o manual (29):
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... Resp01.JPG[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... Resp02.JPG[/img]
E uma foto dos respiros que o manual anuncia:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... ia/045.jpg[/img]
Se não entrasse e saísse ar por eles, por que raio mandava o manual fechar esses orifícios com um autocolante de vinil quando se faz o teste ao vedante introduzindo pressão no pack?
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... Resp03.JPG[/img]
Sim, a escorrer pelo lado de fora.mjr Escreveu:A escorrer água do lado de fora, certo? Isso é péssimo para a eficiência pois é gasta muita energia a condensar a água.VETL Escreveu:Já experimentei ligar o A/C para dentro do habitáculo (com a portinhola aberta) sem tubo dirigido para o pack.mrr Escreveu:A chapa não está muito quente, está a 24-28ºC e o ar que entra é a volta de 10-12ºC, a diferença não é assim tanta.
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Foi por isso que imaginei o mesmo dentro do pack (lado mais quente).
Mas não tenho conhecimentos para conjecturar o que se passará realmente lá dentro.
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Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Esses orifícios não serão um tipo de válvulas que só permitem o ar sair e não entrar? É nornal em baterias haver esse tipo de válvulas. O tapar com vinil faz sentido pois de outra forma não daria para testar a selagem do pack.
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