Possível forma de arrefecer a bateria

Discutir todas as questões relacionadas com a tecnologia avançada de baterias para automóveis.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por mjr » 17 abr 2015, 08:41

O problema é que o carro tem de ficar ligado. Obriga a fechar as portas à chave manualmente. Como está em carga não há perigo de partirem o vidro e fugir com o carro.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

mrr
Proprietário Leaf
Mensagens: 677
Registado: 14 fev 2014, 21:32
Data de fabrico: 20 jun 2013
Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por mrr » 17 abr 2015, 12:45

mjr Escreveu:O problema é que o carro tem de ficar ligado. Obriga a fechar as portas à chave manualmente. Como está em carga não há perigo de partirem o vidro e fugir com o carro.
Eu acho é que o AC não funciona com o carro só em Ready, acho que só funciona quando o carro esta mesmo pronto a andar, e nesse caso ele não carrega... a minha ideia é fazer arrancar o AC com o Carwings, pena não dar mais que 20 min...

Existe uma aplicação chama "LEAF Manager" (Android) que tem o possibilidade de agendar o arranque do controlo de clima e dá para definir penso que dois arranques no mesmo dia, não tenho o carro comigo para testar a ver se ele faz 20min + 20 min...
O ideal era arranjar uma aplicação que desse para agendar arranque mas com hora de inicio e hora de fim, em que o programa controla os arranques necessários para o deixar a trabalhar entre o horário escolhido.
Alguém perito em programação para Android? :lol:
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por mjr » 17 abr 2015, 12:50

Com o carro a carregar, ao colocar em ready dá para ligar o AC. Basicamento o AC funciona sempre que o contactor da bateria está atracado.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

mrr
Proprietário Leaf
Mensagens: 677
Registado: 14 fev 2014, 21:32
Data de fabrico: 20 jun 2013
Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por mrr » 17 abr 2015, 12:52

mjr Escreveu:Com o carro a carregar, ao colocar em ready dá para ligar o AC. Basicamento o AC funciona sempre que o contactor da bateria está atracado.
Fiquei com ideia que o meu não arrefecia em Ready, mas logo já confirmo...
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por mjr » 17 abr 2015, 12:53

Em ready e a CARREGAR.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

mrr
Proprietário Leaf
Mensagens: 677
Registado: 14 fev 2014, 21:32
Data de fabrico: 20 jun 2013
Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por mrr » 17 abr 2015, 13:01

mjr Escreveu:Em ready e a CARREGAR.
Pois faltou-me o a CARREGAR...
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014

mrr
Proprietário Leaf
Mensagens: 677
Registado: 14 fev 2014, 21:32
Data de fabrico: 20 jun 2013
Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por mrr » 10 mai 2015, 21:41

Bem hoje foi o dia de testar o arrefecimento do Pack através do AC do carro.
Já tinha a "tubagem" pronta à algumas semanas, mas faltava a temperatura no pack e hoje atingiu uma boa temperatura para o 1º teste.

Liguei carro ao EVSE mas sem por a carregar; defini a temperatura para 16ºC; Deixei apenas as saídas de ar do meio abertas; EVSE a 16A, para ver o que carregava mesmo estando a arrefecer.

Liguei o controlo de clima pelo Carwings.

Primeira hora tudo correu bem, baixou ~1ºC, deixei estar mais uma hora. Quando lá cheguei ao final da segunda hora o compressor estava desligado e apenas estava a circular ar apenas para o vidro da frente (nada de ar para pack), penso que a temperatura do habitáculo deve ter atingido os 16ºC e ele deixou de arrefecer, passando apenas a circular ar, não faço ideia quando deixou de circular ar para o pack, mas não deve ter sido à muito tempo porque acabou por arrefecer ~2ºC de diferença o que para mim já é bom...

Quanto à "tubagem" é muito arcaica, sem isolamento nenhum e com muitas fugas nas ligações, mas dá para testes...

Inicio:
Imagem
Imagem

Fim:
Imagem
Imagem

Tubo:
Imagem
Imagem


screen capture windows
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3494
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por RJSC » 10 mai 2015, 22:02

O alumínio é muito bom condutor térmico.
Com tubagem em alumínio vai retirando bastante calor do habitáculo.
Tem que ter um tubo em filme plástico utilizado nos A/C portáteis ou exaustão de máquinas de secar roupa.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por mjr » 10 mai 2015, 22:37

Ligar o AC pelo Carwings implica um setpoint de 25C. Por isso é que ele depois desligou o AC. Tem de se ligar o AC com o carro em READY e colocar o setpoint a 16C.

Mesmo assim deu para ver que é relativamente eficiente.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

mrr
Proprietário Leaf
Mensagens: 677
Registado: 14 fev 2014, 21:32
Data de fabrico: 20 jun 2013
Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por mrr » 10 mai 2015, 22:55

RJSC Escreveu:O alumínio é muito bom condutor térmico.
Com tubagem em alumínio vai retirando bastante calor do habitáculo.
Tem que ter um tubo em filme plástico utilizado nos A/C portáteis ou exaustão de máquinas de secar roupa.
A minha ideia era tentar isolar o tubo para não ganhar condensação...
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014

Responder

Voltar para “Baterias e Carregamento”