
Possível forma de arrefecer a bateria
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Re: Possível forma de arrefecer a bateria
O problema é que o carro tem de ficar ligado. Obriga a fechar as portas à chave manualmente. Como está em carga não há perigo de partirem o vidro e fugir com o carro.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Eu acho é que o AC não funciona com o carro só em Ready, acho que só funciona quando o carro esta mesmo pronto a andar, e nesse caso ele não carrega... a minha ideia é fazer arrancar o AC com o Carwings, pena não dar mais que 20 min...mjr Escreveu:O problema é que o carro tem de ficar ligado. Obriga a fechar as portas à chave manualmente. Como está em carga não há perigo de partirem o vidro e fugir com o carro.
Existe uma aplicação chama "LEAF Manager" (Android) que tem o possibilidade de agendar o arranque do controlo de clima e dá para definir penso que dois arranques no mesmo dia, não tenho o carro comigo para testar a ver se ele faz 20min + 20 min...
O ideal era arranjar uma aplicação que desse para agendar arranque mas com hora de inicio e hora de fim, em que o programa controla os arranques necessários para o deixar a trabalhar entre o horário escolhido.
Alguém perito em programação para Android?

Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014
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Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Com o carro a carregar, ao colocar em ready dá para ligar o AC. Basicamento o AC funciona sempre que o contactor da bateria está atracado.
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Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Fiquei com ideia que o meu não arrefecia em Ready, mas logo já confirmo...mjr Escreveu:Com o carro a carregar, ao colocar em ready dá para ligar o AC. Basicamento o AC funciona sempre que o contactor da bateria está atracado.
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Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Em ready e a CARREGAR.
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Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Pois faltou-me o a CARREGAR...mjr Escreveu:Em ready e a CARREGAR.
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Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Bem hoje foi o dia de testar o arrefecimento do Pack através do AC do carro.
Já tinha a "tubagem" pronta à algumas semanas, mas faltava a temperatura no pack e hoje atingiu uma boa temperatura para o 1º teste.
Liguei carro ao EVSE mas sem por a carregar; defini a temperatura para 16ºC; Deixei apenas as saídas de ar do meio abertas; EVSE a 16A, para ver o que carregava mesmo estando a arrefecer.
Liguei o controlo de clima pelo Carwings.
Primeira hora tudo correu bem, baixou ~1ºC, deixei estar mais uma hora. Quando lá cheguei ao final da segunda hora o compressor estava desligado e apenas estava a circular ar apenas para o vidro da frente (nada de ar para pack), penso que a temperatura do habitáculo deve ter atingido os 16ºC e ele deixou de arrefecer, passando apenas a circular ar, não faço ideia quando deixou de circular ar para o pack, mas não deve ter sido à muito tempo porque acabou por arrefecer ~2ºC de diferença o que para mim já é bom...
Quanto à "tubagem" é muito arcaica, sem isolamento nenhum e com muitas fugas nas ligações, mas dá para testes...
Inicio:


Fim:


Tubo:


screen capture windows
Já tinha a "tubagem" pronta à algumas semanas, mas faltava a temperatura no pack e hoje atingiu uma boa temperatura para o 1º teste.
Liguei carro ao EVSE mas sem por a carregar; defini a temperatura para 16ºC; Deixei apenas as saídas de ar do meio abertas; EVSE a 16A, para ver o que carregava mesmo estando a arrefecer.
Liguei o controlo de clima pelo Carwings.
Primeira hora tudo correu bem, baixou ~1ºC, deixei estar mais uma hora. Quando lá cheguei ao final da segunda hora o compressor estava desligado e apenas estava a circular ar apenas para o vidro da frente (nada de ar para pack), penso que a temperatura do habitáculo deve ter atingido os 16ºC e ele deixou de arrefecer, passando apenas a circular ar, não faço ideia quando deixou de circular ar para o pack, mas não deve ter sido à muito tempo porque acabou por arrefecer ~2ºC de diferença o que para mim já é bom...
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Re: Possível forma de arrefecer a bateria
O alumínio é muito bom condutor térmico.
Com tubagem em alumínio vai retirando bastante calor do habitáculo.
Tem que ter um tubo em filme plástico utilizado nos A/C portáteis ou exaustão de máquinas de secar roupa.
Com tubagem em alumínio vai retirando bastante calor do habitáculo.
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Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Ligar o AC pelo Carwings implica um setpoint de 25C. Por isso é que ele depois desligou o AC. Tem de se ligar o AC com o carro em READY e colocar o setpoint a 16C.
Mesmo assim deu para ver que é relativamente eficiente.
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Re: Possível forma de arrefecer a bateria
A minha ideia era tentar isolar o tubo para não ganhar condensação...RJSC Escreveu:O alumínio é muito bom condutor térmico.
Com tubagem em alumínio vai retirando bastante calor do habitáculo.
Tem que ter um tubo em filme plástico utilizado nos A/C portáteis ou exaustão de máquinas de secar roupa.
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