Tens que colocar a tua dobrável a funcionar e começar a fazer algum exercício físico...RJSC Escreveu:A minha fica ao Sol o dia todo com 30/31°C e atinge 29°C.mjr Escreveu:Tendo em conta que têm estado 30C durante o dia, 26-28C no pack ao Sol não é nada mau!
De noite carrega umas 6h a 10A e fica com 20°C de manhã.
Pormenor menosprezado por aqui: São 2 carros brancos...
Possível forma de arrefecer a bateria
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9957
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Baixar de 29C para 20C de manha é bem bom. Tem arrefecido muito de noite em Aveiro?
Por aqui o meu deita-se com 25-26C e acorda com 21-22C, ficando ao relento.
Por aqui o meu deita-se com 25-26C e acorda com 21-22C, ficando ao relento.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Aqui em Aveiro, para isso acontecer tinha que ter um carregamento a 16A.mjr Escreveu:Baixar de 29C para 20C de manha é bem bom. Tem arrefecido muito de noite em Aveiro?
Por aqui o meu deita-se com 25-26C e acorda com 21-22C, ficando ao relento.
Fica fresco e ventoso de noite por aqui o que permite baixar bastante a temp.ª do pack.
Mas na zona do RJSC não é tão favorável como na minha (pelo menos ao nível do vento que se faz sentir).
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9957
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
E o meu nem sequer fica a carregar. Carrego durante o dia normalmente, de graça.
O Porto de noite no Verão retém bastante o calor.
O Porto de noite no Verão retém bastante o calor.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Eu até gosto de as ver arrefecer bastante durante a noite.
No entanto, temo que a amplitude térmica da variação diária não seja favorável...
É que variações superiores a 10ºC por dia também devem fazer das suas, não?
No entanto, temo que a amplitude térmica da variação diária não seja favorável...
É que variações superiores a 10ºC por dia também devem fazer das suas, não?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9957
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Certamente que sim. A expansão e contração térmica também é um fator de degradação. E difícil é de quantificar em relação a manter a bateria um pouco mais quente vs uma maior amplitude térmica.
Eu só vejo amplitudes de 10C quando faço cargas rápidas ou AE. No dia a dia o arrefecimento noturno não é suficiente para fazer baixar 10C.
Ontem até deixei o carro na garagem pois temos tido noites tropicais aqui pelo Porto (mínima acima de 20C). A garagem ainda está abaixo de 20C.
Eu só vejo amplitudes de 10C quando faço cargas rápidas ou AE. No dia a dia o arrefecimento noturno não é suficiente para fazer baixar 10C.
Ontem até deixei o carro na garagem pois temos tido noites tropicais aqui pelo Porto (mínima acima de 20C). A garagem ainda está abaixo de 20C.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
Orlando
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Ontem pus à carga com 29.° às 22h....às 6h30 estavam a 25.°....depois de 70km às 8h estavam a 23.°.....
Acho que a solução é mesmo sair mais cedo para o trabalho.
Acho que a solução é mesmo sair mais cedo para o trabalho.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
-
mrr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 679
- Registado: 14 fev 2014, 21:32
- Data de fabrico: 20 jun 2013
- Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Onde eu moro durante a noite tem estado muito quente, sem arrefecimento forçado e com carga a 10A o carro acorda com a mesma temperatura que vai se deitar, isto usando garagem... cá não a noites ventosas e frescas ultimamente...
Eu com arrefecimento forçado arrefeço o mesmo ou menos que o VETL / RJSC, e eu a pensar que conseguia bons valores
Ainda hoje acordou com 22ºC... Passa o dia todo a torrar ao sol... logo nem quero imaginar a temperatura a que o pack vai estar!
Eu com arrefecimento forçado arrefeço o mesmo ou menos que o VETL / RJSC, e eu a pensar que conseguia bons valores
Ainda hoje acordou com 22ºC... Passa o dia todo a torrar ao sol... logo nem quero imaginar a temperatura a que o pack vai estar!
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014
-
RJSC
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3502
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
O que me tem safado é que têm feito 17°C de noite e fica estacionado sobre cimento "branco" que não absorve tanto calor como o alcatrão.
Ontem não houve vento de noite e saí com 22.9 de máxima e 21.8/de mínima.
Ontem não houve vento de noite e saí com 22.9 de máxima e 21.8/de mínima.
-
jasmim
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2024
- Registado: 06 jul 2014, 22:36
- Data de fabrico: 04 abr 2015
- Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Desta vez foi a minha vez pôr mãos à obra.
Comprei uma chapa destas no "Brico Dépot" de Gaia, muito prática para cortar e dobrar

Este tubo de escoamento de máquina de lavar roupa

O resultou estético




Pus à carga a 10A durante 2 horas
Temperatura ambiente 21 graus, temperatura dos sensores; 23,1; 23,3; 22,6; 23,1
Ao fim de 2 horas de carregamento, temperatura dos sensores; 23,5; 24,0; 22,9; 23,0
Portanto não obtiver os resultados desejados. Apesar de haver um bom fluxo de ar fresco à entrada das baterias, provavelmente o diâmetro do tubo não seja o melhor. Pensei neste sistema por ser pouco volumoso e mais prático de aplicar.
Única satisfação: a coisa até tem pinta
Comprei uma chapa destas no "Brico Dépot" de Gaia, muito prática para cortar e dobrar

Este tubo de escoamento de máquina de lavar roupa

O resultou estético




Pus à carga a 10A durante 2 horas
Temperatura ambiente 21 graus, temperatura dos sensores; 23,1; 23,3; 22,6; 23,1
Ao fim de 2 horas de carregamento, temperatura dos sensores; 23,5; 24,0; 22,9; 23,0
Portanto não obtiver os resultados desejados. Apesar de haver um bom fluxo de ar fresco à entrada das baterias, provavelmente o diâmetro do tubo não seja o melhor. Pensei neste sistema por ser pouco volumoso e mais prático de aplicar.
Única satisfação: a coisa até tem pinta
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar