Possível forma de arrefecer a bateria

Discutir todas as questões relacionadas com a tecnologia avançada de baterias para automóveis.
mrr
Proprietário Leaf
Mensagens: 677
Registado: 14 fev 2014, 21:32
Data de fabrico: 20 jun 2013
Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por mrr » 05 set 2015, 22:19

O problema está mesmo no diâmetro do tubo.. Eu consegui arrefecer bem com o AC do carro...
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por VETL » 05 set 2015, 23:17

Com esse tubo não vai dar nada.
Isso não permite nenhum fluxo de ar de jeito...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por mjr » 05 set 2015, 23:33

E é preciso fechar todas as outras saídas de ar possíveis pois com um tubo tão fino de certeza que vai colocar uma sobrepressão no AC.

O tubo ficou frio?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por Orlando » 06 set 2015, 13:06

Para um principiante até te aplicaste!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

meira78
Mensagens: 618
Registado: 20 jan 2015, 01:26
Data de fabrico: 0- 0-2100

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por meira78 » 06 set 2015, 20:03

O Leaf não tem uma saída de AC no porta-luvas?

Se tiver, era uma boa alternativa e dava para fazer a ligação de forma mais discreta ao módulo de bateria.

Claro que convém verificar o fluxo de ar a sair do tubo e ter as restantes saídas fechadas.

Vamos continuar à procura da melhor solução e arrefecer a bateria, mesmo que improvisando...

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por VETL » 11 out 2015, 11:29

labutess Escreveu:Tens algumas fotos de como o Kia eV faz esse arrefecimento da bateria?
já tenho uma ideia como fazer ao meu,mas gosto de ver outras possiblidades
Passei para aqui porque no outro estávamos off-topic.

[img]http://k39.kn3.net/taringa/5/0/D/C/F/9/ ... 36/9D7.jpg[/img]
Pode ver-se atrás do pack o local onde está uma turbina que faz circular o ar do pack mas sem qualquer contacto com o ar exterior. Pelo caminho entre o pack e a turbina, há um permutador de AC que arrefece o ar.
Para que o gás do AC chegue a esse permutador, é desviado o circuito que vai para o permutador do habitáculo com duas eletroválvulas. Já aqui coloquei fotos deste desvio de vários carros. É sempre igual.
Essa turbina no soul-EV vê-se retirando os alçapões da mala.
No zoe e na e-NV200 o princípio é igual. A única diferença é que o permutador está dentro do pack.
Este sistema da Kia permite trocas do pack muito mais fáceis, enquanto que nos outros será necessário descarregar e voltar a recarregar o gás do AC.
O facto de se tratar de um circuito pequeno e fechado torna o sistema altamente eficiente, sem qualquer desperdício de frio.

O prius também tem um sistema idêntico:
[img]http://evworld.com/press/Toyota_Prius_b ... ooling.jpg[/img]
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por VETL » 11 out 2015, 11:38

Encontrei por acaso a turbina do Kia por baixo na mala:
[img]http://cdn2-b.examiner.com/sites/defaul ... k=X6d3JMHI[/img]
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por VETL » 11 out 2015, 11:50

labutess Escreveu:...já tenho uma ideia como fazer ao meu,mas gosto de ver outras possiblidades
Eu queria ver essas ideias... ;)
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2484
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por Apr » 11 out 2015, 12:41

Jasmim, essa chapa é muito interessante, não conhecia. Obrigado pela partilha.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por Orlando » 11 out 2015, 13:41

VETL Escreveu:
labutess Escreveu:...já tenho uma ideia como fazer ao meu,mas gosto de ver outras possiblidades
Eu queria ver essas ideias... ;)
Todos nós queríamos!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Responder

Voltar para “Baterias e Carregamento”