
Possível forma de arrefecer a bateria
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Re: Possível forma de arrefecer a bateria
O problema está mesmo no diâmetro do tubo.. Eu consegui arrefecer bem com o AC do carro...
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014
- VETL
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Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Com esse tubo não vai dar nada.
Isso não permite nenhum fluxo de ar de jeito...
Isso não permite nenhum fluxo de ar de jeito...
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Re: Possível forma de arrefecer a bateria
E é preciso fechar todas as outras saídas de ar possíveis pois com um tubo tão fino de certeza que vai colocar uma sobrepressão no AC.
O tubo ficou frio?
O tubo ficou frio?
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Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Para um principiante até te aplicaste!
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Re: Possível forma de arrefecer a bateria
O Leaf não tem uma saída de AC no porta-luvas?
Se tiver, era uma boa alternativa e dava para fazer a ligação de forma mais discreta ao módulo de bateria.
Claro que convém verificar o fluxo de ar a sair do tubo e ter as restantes saídas fechadas.
Vamos continuar à procura da melhor solução e arrefecer a bateria, mesmo que improvisando...
Se tiver, era uma boa alternativa e dava para fazer a ligação de forma mais discreta ao módulo de bateria.
Claro que convém verificar o fluxo de ar a sair do tubo e ter as restantes saídas fechadas.
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- VETL
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Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Passei para aqui porque no outro estávamos off-topic.labutess Escreveu:Tens algumas fotos de como o Kia eV faz esse arrefecimento da bateria?
já tenho uma ideia como fazer ao meu,mas gosto de ver outras possiblidades
[img]http://k39.kn3.net/taringa/5/0/D/C/F/9/ ... 36/9D7.jpg[/img]
Pode ver-se atrás do pack o local onde está uma turbina que faz circular o ar do pack mas sem qualquer contacto com o ar exterior. Pelo caminho entre o pack e a turbina, há um permutador de AC que arrefece o ar.
Para que o gás do AC chegue a esse permutador, é desviado o circuito que vai para o permutador do habitáculo com duas eletroválvulas. Já aqui coloquei fotos deste desvio de vários carros. É sempre igual.
Essa turbina no soul-EV vê-se retirando os alçapões da mala.
No zoe e na e-NV200 o princípio é igual. A única diferença é que o permutador está dentro do pack.
Este sistema da Kia permite trocas do pack muito mais fáceis, enquanto que nos outros será necessário descarregar e voltar a recarregar o gás do AC.
O facto de se tratar de um circuito pequeno e fechado torna o sistema altamente eficiente, sem qualquer desperdício de frio.
O prius também tem um sistema idêntico:
[img]http://evworld.com/press/Toyota_Prius_b ... ooling.jpg[/img]
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Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Encontrei por acaso a turbina do Kia por baixo na mala:
[img]http://cdn2-b.examiner.com/sites/defaul ... k=X6d3JMHI[/img]
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Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Eu queria ver essas ideias...labutess Escreveu:...já tenho uma ideia como fazer ao meu,mas gosto de ver outras possiblidades

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Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Jasmim, essa chapa é muito interessante, não conhecia. Obrigado pela partilha.
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Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Todos nós queríamos!VETL Escreveu:Eu queria ver essas ideias...labutess Escreveu:...já tenho uma ideia como fazer ao meu,mas gosto de ver outras possiblidades
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