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Re: Troca de Bateria
Enviado: 29 abr 2014, 16:57
por RJSC
A Nissan guardou-se bem...
Na semana passada enviei um e-mail para o serviço de atendimento VE a perguntar se era possível passar a alugar uma bateria só nos anos finais da vida do carro, ou então comprar uma nova.
Não me disseram nada sequer sobre alugar uma segunda bateria. A resposta foi:
informamos que a vida util estimada da bateria é de 10 anos. Ao fim de 5 anos esta manterá 80% da sua capacidade de carga e ao fim de 10 anos, 70% desta.
Continuam a iludir os clientes ao dizer que terá 70% ao fim de 10 anos, mas para garantir, são 70% em 5 anos...
Tudo bem que a garantia é apresentada como pelo menos 9 barras em 5 anos, mas não dar resposta sobre se é possível a compra de uma bateria nova fora de garantia nem mesmo se é possível um aluguer apenas para os últimos anos do carro deixa qualquer um desconfiado.
Já num outro post, citei a Nissan America que diz nunca ter sequer pensado que alguém iria querer trocar de bateria sem trocar de carro.
A política da Nissan neste momento está no "deita fora e compra outro".
Dá muito pior imagem que alguém não poder comprar outra bateria para continuar a utilizar o carro na sua rotina diária, que ultrapassar os 100.000km e já não ter garantia.
Re: Troca de Bateria
Enviado: 29 abr 2014, 17:07
por OCasal
Ainda faz os perto de 100km diária sem carga, no pé da minha mulher e fazendo mais de 70% do percurso em auto-estrada em que o limite é 100km/h...
Não construi diário...
Penso que a Nissan não se quer comprometer com os valores para a substituição do pack, até porque os valores de hoje não serão os de amanhã!
Estou quase a completar a garantia e provavelmente não vou baixar das 9 barras, se calhar nem das 10, se se comprovar que a velocidade de degradação diminui ao longo tempo... Uma coisa é certa, deixando de fazer as revisões obrigatórias, deixa de haver custos de manutenção! é só meter pneus, pastilhas de longe a longe e água no limpa vidros!
Re: Troca de Bateria
Enviado: 29 abr 2014, 17:12
por Malm
Re: Troca de Bateria
Enviado: 29 abr 2014, 17:50
por marcopns
OCasal Escreveu:Ainda faz os perto de 100km diária sem carga, no pé da minha mulher e fazendo mais de 70% do percurso em auto-estrada em que o limite é 100km/h...
Não construi diário...
Penso que a Nissan não se quer comprometer com os valores para a substituição do pack, até porque os valores de hoje não serão os de amanhã!
Estou quase a completar a garantia e provavelmente não vou baixar das 9 barras, se calhar nem das 10, se se comprovar que a velocidade de degradação diminui ao longo tempo... Uma coisa é certa, deixando de fazer as revisões obrigatórias, deixa de haver custos de manutenção! é só meter pneus, pastilhas de longe a longe e água no limpa vidros!
Vejo pessoas com as barras todas que têm muitas dificuldades em fazer tantos kms... começo a achar que as estimativas de degradação não são de confiar.
Na mota eu sempre usei o método que o mjr já falou noutro tópico. Ando até ficar sem carga e depois contabilizo a energia que entra. Para calcular a degradação basta fazer uma descarga profunda e comparar.
Re: Troca de Bateria
Enviado: 29 abr 2014, 18:07
por RJSC
marcopns Escreveu:OCasal Escreveu:Ainda faz os perto de 100km diária sem carga, no pé da minha mulher e fazendo mais de 70% do percurso em auto-estrada em que o limite é 100km/h...
Vejo pessoas com as barras todas que têm muitas dificuldades em fazer tantos kms... começo a achar que as estimativas de degradação não são de confiar.
Tudo depende da condução que se faz e do percurso.
O malm continua a ir aos sítios do costume com a degradação que tem.
Eu também acho que não andam muitas pessoas por aí um diesel com 12 anos (1500 cm3) a fazer 3,8L/100 Km (valor por excesso) ou 1200 km com um depósito cheio (45L), em que todos os dias faço uns um quarto do caminho na A25 com velocidades entre 100km/h e 120km/h.
No caso do meu CI o trânsito que se apanha e o já saber o tempo que os semáforos levam a mudar no percurso diário contam muito. Tenho troços de estrada reta em que se vejo o sinal a ficar vermelho ao fundo já sei a velocidade que tenho que manter para passar a verde quando lá chegar.
Re: Troca de Bateria
Enviado: 29 abr 2014, 19:05
por Filipe
RJSC Escreveu:A Nissan guardou-se bem...
Na semana passada enviei um e-mail para o serviço de atendimento VE a perguntar se era possível passar a alugar uma bateria só nos anos finais da vida do carro, ou então comprar uma nova.
Não me disseram nada sequer sobre alugar uma segunda bateria. A resposta foi:
informamos que a vida util estimada da bateria é de 10 anos. Ao fim de 5 anos esta manterá 80% da sua capacidade de carga e ao fim de 10 anos, 70% desta.
Continuam a iludir os clientes ao dizer que terá 70% ao fim de 10 anos, mas para garantir, são 70% em 5 anos...
Tudo bem que a garantia é apresentada como pelo menos 9 barras em 5 anos, mas não dar resposta sobre se é possível a compra de uma bateria nova fora de garantia nem mesmo se é possível um aluguer apenas para os últimos anos do carro deixa qualquer um desconfiado.
Já num outro post, citei a Nissan America que diz nunca ter sequer pensado que alguém iria querer trocar de bateria sem trocar de carro.
A política da Nissan neste momento está no "deita fora e compra outro".
Dá muito pior imagem que alguém não poder comprar outra bateria para continuar a utilizar o carro na sua rotina diária, que ultrapassar os 100.000km e já não ter garantia.
Isto não acontece com o Tesla, pois nas cargas rápidas trocam a bateria.
Re: Troca de Bateria
Enviado: 29 abr 2014, 19:13
por Malm
marcopns Escreveu:OCasal Escreveu:Ainda faz os perto de 100km diária sem carga, no pé da minha mulher e fazendo mais de 70% do percurso em auto-estrada em que o limite é 100km/h...
Não construi diário...
Penso que a Nissan não se quer comprometer com os valores para a substituição do pack, até porque os valores de hoje não serão os de amanhã!
Estou quase a completar a garantia e provavelmente não vou baixar das 9 barras, se calhar nem das 10, se se comprovar que a velocidade de degradação diminui ao longo tempo... Uma coisa é certa, deixando de fazer as revisões obrigatórias, deixa de haver custos de manutenção! é só meter pneus, pastilhas de longe a longe e água no limpa vidros!
Vejo pessoas com as barras todas que têm muitas dificuldades em fazer tantos kms... começo a achar que as estimativas de degradação não são de confiar.
Na mota eu sempre usei o método que o mjr já falou noutro tópico. Ando até ficar sem carga e depois contabilizo a energia que entra. Para calcular a degradação basta fazer uma descarga profunda e comparar.
Também já dei mais valor à capacidade restante reportada pelo carro. Mas essa da descarga profunda também tem que se lhe diga. No Leaf, após uma carga completa a partir de SoC muito baixo, ele carrega até determinado valor (91% por exemplo), e passado meia hora já é capaz de carregar mais 1 kWh. Isso dificulta a determinação do valor que ele consegue carregar realmente.
No meu i-MiEV também se passou o seguinte: Em fevereiro dos 0 aos 100% eu gastava qualquer coisa como 15,6 kWh da rede. De um dia para o outro, começou a carregar, no máximo, dos 0 aos 100%, 14,66 kWh. Sei que um novo carrega 18,4 kWh, que conheço um que carregou isso dos 0 aos 100% acabadinho de comprar. Isso quer dizer que a degradação terá passado de 15% em 28 fevereiro para 20% em 1 de março. Ora isto não é real. Obviamente que em 1 de março o valor teria de continuar a ser próximo dos 15%. Assim, tenho um i-MiEV que considera 20% de degradação, e que em vez de parar a 4% de SoC como os vários i-MiEV de todo o mundo que conheço, para com 0,0% e ainda com energia correspondentes a 2% de SoC. Mais uma vez, volto a repetir, em 1 de março, quando ele fez o recalculo da degradação, teria sido mais lógico ter considerado 15% de degradação (parava a 3/4% como é de esperar num i-MiEV novo). Como está agora, vou ter de esperar 1 ano, pelo menos, para ele parar num SoC idêntico aos dos outros.
Por estas e por outras, também esse método tem muito que se lhe diga.
Re: Troca de Bateria
Enviado: 29 abr 2014, 22:57
por OCasal
A propósito de carregar onde me costumam ver, claro que tenho local de carga lá, nos dias em que a quilometragem feita passa dos 100km ou quando não se cumprem os limites de velocidade e o Leaf não sai da faixa da esquerda, deixando quase todos os CI para trás, principalmente nas subidas!
Para quem precisar tomada CEE 16A disponíveis em Lousada.
Re: Troca de Bateria
Enviado: 30 abr 2014, 10:32
por Filipe
rdias Escreveu:Ontem falei alguns segundos com o dono do nissan leaf táxi lisboa, porque estavamos os dois muito mal parados e carros a buzinar atras... mas ele continua super contente e satisfeito.... ( já expliquei que este taxi faz poucos kms por dia devido a outras actividades do dono ). E de janeiro de 2011 e não deu para confirmar kms e barras... tenho de o apanhar com mais tempo....
Eu só posso aconselhar o Ocasal a quando acabar a garantia ir a sua Nissan e dizer que quer uma bateria nova... eles que descubram o preço... só mesmo para se saber... nessa altura eles tem de saber o preço...
Isto merecia pelo menos em Portugal ou num pais quente uma acçao em tribunal... enganar literalmente os clientes...
Prefiro politica da Tesla :
Pack de 60 kwh - 8 anos ou 200.000 km´s
Pack de 85 kwh - 8 anos sem limite de km´s
garantia total de funcionamento mesmo com má utilização dos proprietários... capacidade minima , não garantimos, mas garantimos que o pack funcionará sempre....
politica de verdade....
Filipe ? Como é essa de a Tesla mudar a bateria nas cargas rápidas ?
É um dos processos possíveis de carregar o Tesla.
( está num video á pouco mostrado no Nosso Forum, 90 seg, dá para carregar 2 Teslas enquanto um Audi atesta de POLUINTES.
)
Re: Troca de Bateria
Enviado: 30 abr 2014, 10:37
por Filipe
rdias Escreveu:E a troca de bateria ... Não é um carregamento rápido ....
Seja lá o que for, estão sempre desenrascados