Possível forma de arrefecer a bateria
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
O mrr também é português.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- Malm
- Proprietário i-MiEV
Não, eles só querem fazer passar ar fesco em volta do pack, como eu com a mangueira de água fria. No meu caso, estive hoje a ver, a água também não era projetada diretamente para a caixa metálica que sela o pack, pois tem uma placa metálica protetora por baixo do carro.rdias Escreveu:O ar só vai para a armadura do pack ? Será que arrefece ? Não entra em contacto directo com as células como no imiev ?
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
O VETL disse-me que nos dias de inverno, quando o carro começa a andar (e passa ar em volta da caixa da bateria) a temperatura interna da bateria baixa (medida no LeafSpy). Foi por isso que me veio a ideia.
Isto é só para quando se está a carregar em dias muito quentes para contrariar o aquecimento provocado pelos tubos de água quente do carregador que passam em cima da bateria nos Leafs de 1ª geração e a testar se faz alguma coisa no máximo durante uma carga rápida.
Em movimento não tem hipótese pois o ar ambiente vindo do compartimento do motor a correr em volta da caixa da bateria é tanto que o ar condicionado não tem hipótese. Só se alguém se se ao trabalho de tapar os buracos por baixo do carro no verão para depois de arrefecer a bateria durante o carregamento o ar quente no deslocamento no circular à volta da bateria.
Vê as figuras na 1ª página que percebes logo melhor.
Isto é só para quando se está a carregar em dias muito quentes para contrariar o aquecimento provocado pelos tubos de água quente do carregador que passam em cima da bateria nos Leafs de 1ª geração e a testar se faz alguma coisa no máximo durante uma carga rápida.
Em movimento não tem hipótese pois o ar ambiente vindo do compartimento do motor a correr em volta da caixa da bateria é tanto que o ar condicionado não tem hipótese. Só se alguém se se ao trabalho de tapar os buracos por baixo do carro no verão para depois de arrefecer a bateria durante o carregamento o ar quente no deslocamento no circular à volta da bateria.
Vê as figuras na 1ª página que percebes logo melhor.
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Tens aí carregador rápido perto de casa?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Ter tenho...Orlando Escreveu:Tens aí carregador rápido perto de casa?
É ir bater à porta da Magnum Cap (está no interior da fábrica e é preciso pedir autorização para entrar e usar)...

Se for por uma experiência pelo bem da ciência talvez deixem...
- Malm
- Proprietário i-MiEV
Eles até têm
um Leaf e se calhar também vão aproveitar a experiência. O Leaf deles degrada 4× mais que os Ion, não admira, têm um PCR.
um Leaf e se calhar também vão aproveitar a experiência. O Leaf deles degrada 4× mais que os Ion, não admira, têm um PCR.
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 05 jun 2011, 14:46
- Data de fabrico: 01 jul 2011
- Capacidade bateria: 47,44, 9 barras
Capacidade técnica / criatividade não me permite mais do que isto.
Talvez ajude a que encontrem uma solução.
Temperaturas registadas entre 15/7/2013 e 31/08/2013
https://www.dropbox.com/s/30ahan1drihzl ... Agosto.png
Temperaturas registadas entre 1/12/2013 até hoje
https://www.dropbox.com/s/acq5khfkjm1p6 ... %20Dez.png
Talvez ajude a que encontrem uma solução.
Temperaturas registadas entre 15/7/2013 e 31/08/2013
https://www.dropbox.com/s/30ahan1drihzl ... Agosto.png
Temperaturas registadas entre 1/12/2013 até hoje
https://www.dropbox.com/s/acq5khfkjm1p6 ... %20Dez.png
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Essa é a parte mais fácil, basta utilizar uma ventoinha da caixa dum computador, podes ligar até directamente á bateria do carro.mrr Escreveu:É verdade que o ar tem um grau de humidade a volta dos 60-80% a sair da câmara frigorífico, mas mesmo que não tivesse tanto penso que vai sempre aparecer alguma condensação por onde esse ar passar, já que vai existir uma diferença de temperatura entre o ar e o Pack. Pelo que vi não vai ser nenhum problema já que mal abri a tampa metálica vi que tinha alguma areia em cima do Pack isto quer dizer que ela deve entrar em dias de chuva, se ela foi lá parar o ar frio mesmo com muita humidade não vai afectar em nada.
Já tenho a forma de encaixar o tubo +/- acabada, foi feita em cartão, claro que não é algo durável mas acho que vai servir para testar. A pior parte vai ser o ventilador, não tenho nenhum a 220v e com o tamanho indicado, "engenhocar" um pouco

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 14 fev 2014, 21:32
- Data de fabrico: 20 jun 2013
- Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras
como comprei tubo 120mm, uma ventoinha de computador era pequena, optei por comprar uma de 120mm 220v, assim é so ligar a uma tomada. Ja tenho quase tudo pronto, vou so conectar o tubo ao ventilador (fita cola deve ser suficiente) e acho que esta pronto. A unica coisa que me esta a preocupar é o comprimento do tubo, tenho 1,5m mas acho que nao vai chegarEssa é a parte mais fácil, basta utilizar uma ventoinha da caixa dum computador, podes ligar até directamente á bateria do carro.

Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
As ventoinhas que eu falava são as das caixas e não as dos processadores, pois são exactamente o tamanho que precisavas, isto é, 12 cm; Quanto ao tubo encontras com facilidade, tanto em lojas como AKImrr Escreveu:como comprei tubo 120mm, uma ventoinha de computador era pequena, optei por comprar uma de 120mm 220v, assim é so ligar a uma tomada. Ja tenho quase tudo pronto, vou so conectar o tubo ao ventilador (fita cola deve ser suficiente) e acho que esta pronto. A unica coisa que me esta a preocupar é o comprimento do tubo, tenho 1,5m mas acho que nao vai chegarEssa é a parte mais fácil, basta utilizar uma ventoinha da caixa dum computador, podes ligar até directamente á bateria do carro.
com produtos para DIY, ou lojas com peças para reparação de electrodomésticos.

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.