Barras de temperatura da bateria

Discutir todas as questões relacionadas com a tecnologia avançada de baterias para automóveis.
Responder
OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Barras de temperatura da bateria

Mensagem por OCasal » 29 mai 2013, 18:25

Actualmente estou a conduzir com 5 barras de temperatura, e há 2 dias atrás com um carregamento rápido no PCR da Prio e consequente viagem de 50 km em auto-estrada, mesmo em dia de sol, mantive as 5 barras. Temos de contar com as temperaturas baixas que ainda se fazem sentir, apesar de estarmos quase no verão!

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Barras de temperatura da bateria

Mensagem por mjr » 29 mai 2013, 19:24

O PCR da Prio na zona industrial (penso ter sido esse) só está a carregar a 50A, contra os 125A de uma verdadeira carga rápida. O aquecimento causado por 50A é muito menor do que a 125A, pois depende do quadrado da corrente (RI^2). Como tem estado frio, a bateria deveria estar a menos de 20 graus, pelo que nao atingiu os 25 necessários para atingir as 6 barras. Com a aplicação para Android é muito mais fácil verificar tudo isto. Quando termina a carga nos 10-20 minutos seguintes a temperatura continua a subir, pois deve demorar algum tempo ao calor para se espalhar pelo pack e envolvente.

Estou curioso para ver as temperaturas que se atingem no Verão e com quantos graus se acende a sétima barra. Eu aposto 40 graus.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Barras de temperatura da bateria

Mensagem por Orlando » 29 mai 2013, 21:36

Há aguma hipótese de refrigerar esse compartimento?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Barras de temperatura da bateria

Mensagem por mjr » 29 mai 2013, 22:04

O compartimento está selado, pelo que em princípio não é possível.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

ldias
Mensagens: 6
Registado: 03 abr 2013, 15:38

Re: Barras de temperatura da bateria

Mensagem por ldias » 27 jun 2013, 16:10

Viva,

Como é que as temperaturas elevadas destes ultimos dias está a afectar a autonomia dos vossos leafs?
(isto se estiver a afectar alguma coisa, claro.)
Esta minha pergunta deve-se ao facto de haver uns reports nos US em que a degradação das baterias é bastante notoria quando a temperatura é mais elevada. Isto, para alem do sistema de arrefecimento das baterias ser muito fraquinho, segundo consta.

Cmprts,
Luis.Dias

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Barras de temperatura da bateria

Mensagem por mjr » 02 jul 2013, 22:45

Não afeta de maneira mensurável a autonomia pois a eficiência do AC é muito elevada. Aon contrário das temperaturas baixas não há perda de capacidade temporária com temperaturas elevadas, antes pelo contrário pois as temperaturas altas facilitam as reações químicas que armazenam e libertam eletricidade.

O problema da degradação da capacidade com as temperaturas elevadas é gradual, não acontece no momento em que a temperatura sobe, mas definitivo pois a capacidade nunca mais é recuperada. É estimado que por cada 10ºC de aumento de temperatura a velocidade de degradação duplica, embora para temperaturas muito elevadas esse fator possa ser maior por entrada de fatores não lineares.

Os carros com degradação nos EUA são principalmente das zonas quentes do estado do Arizona, onde as temperaturas nos últimos dias têm atingido quase 50ºC de máxima e mínimas sempre acima dos 30º! Agora que conseguimos medir a temperatura dos packs, tem sido constatado que os Leafs do Arizona têm mais de 40ºC de temperatura média ao longo do dia. 40ºC, numa superfície metálica, é desconfortável ao toque. Isto são mais de 15ºC do que a temperatura média que tenho registado no meu Leaf (25ºC).

No Leaf não existe qualquer sistema de arrefecimento da bateria. Se o ar exterior estiver quente ela também aquece.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Barras de temperatura da bateria

Mensagem por RJSC » 02 jul 2013, 23:13

Será que está bem isolada termicamente do habitáculo do carro?
Senão deixar o AC ligado durante o carregamento poderia ajudar para baixar a temperatura

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Barras de temperatura da bateria

Mensagem por mjr » 02 jul 2013, 23:29

Está bem isolada. Ligar o AC até pode mau pois o calor gerado na frente do carro pode irradiar para a dianteira da bateria.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Barras de temperatura da bateria

Mensagem por OCasal » 16 mai 2014, 12:14

Chegou o verão à minha bateria...

Ontem apesar de ter ficado até à meia noite fora da garagem, quando o arrumei tinha uma temperatura média de 30°C no pack!

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Barras de temperatura da bateria

Mensagem por mjr » 16 mai 2014, 14:03

Ups! E que temperatura máxima terá atingido durante o dia? Este vento de leste não está a ser nada agradável para as baterias.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Baterias e Carregamento”