Recuperação de Barra
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1599
- Registado: 08 jan 2011, 11:46
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
- Localização: Porto Alto, Portugal
Recuperação de Barra
Existe uma fantasia que nunca conseguí realizar...
Por exemplo, já me ocorreu mesmo após perder uma barrita de carga, entrar numa descida acentuada (como a do IC17, de Belas para a Pontinha), ir a produzir energia até lá abaixo (praí uns 2 KMs a descer...) e não conseguir recuperar a tal barra que perdí.
Será assim tão ineficiente o nosso motor, a funcionar em modo gerador ??
sm
Por exemplo, já me ocorreu mesmo após perder uma barrita de carga, entrar numa descida acentuada (como a do IC17, de Belas para a Pontinha), ir a produzir energia até lá abaixo (praí uns 2 KMs a descer...) e não conseguir recuperar a tal barra que perdí.
Será assim tão ineficiente o nosso motor, a funcionar em modo gerador ??
sm
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9890
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Recuperação de Barra
A recuperação de energia pelo Leaf é bastante eficiente, seguramente acima dos 80%. O problema é que para recuperar uma barra é necessária muita energia... Eu já consegui recuperar uma vez, mas foi após uma descida de 500m. Além disso, o sistema que conta a energia tem alguma hesitação na parte inicial de carga. É possível o SOC subir quase 1% sem qualquer alteração nos gids/energia armazenada. Aliás, já vi o SOC a subir e os gids a descer...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Recuperação de Barra
Eu também já recuperei ao descer do palácio do Buçaco para o Luso! Foi o que me valeu para conseguir fazer a viagem de regresso para Aveiro!
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Recuperação de Barra
Eu recuperei duas barras na descida entre a torre e Seia. No I-MiEV é bem mais fácil recuperar uma barra, pois são dezasseis barras para apenas 16 kW. Por isso, já vi muitas vezes aparecer uma barra após uma descida. Também noto alguma renitência em começar a contar a energia armazenada, até porque quando desaparece uma barra mesmo no início da descida, ele demora sempre umas centenas de metros a recuperá-la.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
Re: Recuperação de Barra
Reparo que quando vou a travar em paralelo ou piso irregular a regeneração nunca é tão forte, pelo menos nunca se preenchem tantas bolas no gráfico da potência!
Re: Recuperação de Barra
Alguém já se apercebeu do mesmo? Terá a ver com o sistema de regeneração?
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9890
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Recuperação de Barra
Tem a ver com o sistema ESP. Quase desliga a regeneração para poder ter controlo individual sobre a travagem das rodas dianteiras. Não dá para desligar e sim, é muito sensível e demora muito tempo a recuperar.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3044
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Re: Recuperação de Barra
Mais uma vez o mjr está correcto, pois nota-se perfeitamente quando vamos em ECO e passamos num buraco ou lomba ( qualquer desnível rápido ) sente-se a
a libertação da regeneração ( ao prinçípio até fiquei apreensivo, pensando ter um problema na máquina )
a libertação da regeneração ( ao prinçípio até fiquei apreensivo, pensando ter um problema na máquina )
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Recuperação de Barra
Nunca me apercebi de tal coisa no I-MiEV.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.