Cor e degradacao da bateria

Discutir todas as questões relacionadas com a tecnologia avançada de baterias para automóveis.
Responder
MLF
Mensagens: 209
Registado: 16 set 2013, 12:48
Data de fabrico: 15 set 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Cor e degradacao da bateria

Mensagem por MLF » 01 dez 2013, 10:17

Será que alguem sabe se existe alguma relação entre a cor do automovel e a degradação das baterias!
As cores mais escuras absorvem mais radiação e com isso aquecem mais a temperatura interior?

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Cor e degradacao da bateria

Mensagem por ruimegas » 01 dez 2013, 12:16

Um dos critérios para escolher a cor branca do meu foi mesmo esse mas é sempre difícil aferir o grau de eficácia.
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Cor e degradacao da bateria

Mensagem por VETL » 01 dez 2013, 12:43

Até pode ser mania minha, mas depois da experiência que tive com o meu antigo carro preto aliado às conclusões a que todos estamos a chegar quanto aos factores de degradação das baterias, hoje só compraria carro eléctrico com cores claras (por dentro e por fora)!
Se vivesse num país frio, talvez já não pensasse assim...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Cor e degradacao da bateria

Mensagem por Malm » 01 dez 2013, 12:51

MLF Escreveu:Será que alguem sabe se existe alguma relação entre a cor do automovel e a degradação das baterias!
As cores mais escuras absorvem mais radiação e com isso aquecem mais a temperatura interior?
Para mim a relação tende muitíssimo para 0. Parte do calor que existe nas baterias é gerado nas próprias baterias, quando elas estão a carregar, e quando estão a descarregar. A temperatura ambiente é sempre a mesma, não depende da cor do carro, e as baterias tendem sempre a ficar com uma temperatura idêntica à ambiente se estiver parado sem carregar. Um Leaf de 2011, em Lisboa ou no Porto, degrada por ano 7 a 9% (se não for mais, porque para quem anda a cento e vários quase sempre a coisa ainda é pior), independentemente de ser preto, branco, ou às riscas. Estou convicto que a cor do carro faz tão pouca diferença que a cor deve ser escolhida ao gosto da pessoa. Se degradar 8% ao ano é um problema...
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Cor e degradacao da bateria

Mensagem por VETL » 01 dez 2013, 12:58

Quem tem um carro preto por dentro e por fora (e eu tenho à vários anos) sabe bem que é insuportável a temperatura que ele atinge se estiver ao sol.
Não acredito que aquele "forno" não aqueça as baterias, mesmo estando estas na parte mais baixa da viatura. Aliás, acho que aquece a sério!
Mas isto são suposições minhas...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Cor e degradacao da bateria

Mensagem por mjr » 01 dez 2013, 13:10

Não é muito difícil fazer o teste agora que temos acesso às temperaturas do pack. Só precisamos de dois carros e algumas horas ao Sol. Eu penso que para a bateria não fará grande diferença a cor do carro.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Cor e degradacao da bateria

Mensagem por Malm » 01 dez 2013, 13:11

Acho que o essencial é: um Leaf de 2011, em Lisboa ou no Porto, degrada por ano 7 a 9% (se não for mais, porque para quem anda a cento e vários quase sempre a coisa ainda é pior), independentemente de ser preto, branco, ou às riscas. Podemos discutir aspetos menos importantes, como a cor do carro, se gostamos tanto dele que mesmo sabendo disso, ainda queremos ter um. E gostos não se discutem.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Cor e degradacao da bateria

Mensagem por VETL » 01 dez 2013, 13:34

Malm Escreveu:Acho que o essencial é: um Leaf de 2011, em Lisboa ou no Porto, degrada por ano 7 a 9%... ...independentemente de ser preto, branco, ou às riscas.
Isto é verdade.
Mas acho que isso acontece porque todos têm extremo cuidado em deixar os carros à sombra sempre que possível.
Acho que nenhum dono de eléctrico deixa o seu carro propositadamente ao sol. Só mesmo em caso de ausência de alternativa.
No Inverno, o impacto é nulo porque de facto, a temp.ª ambiente ainda manda mais e faz o seu papel.
De Verão não tenho ilusões. A simples temp.ª ambiente dessa época já é nefasta. Se for potenciada ainda pior.
Se a cor fosse indiferente, os colectores solares AQS eram da cor que se enquadrasse melhor com a construção e o meio onde fossem instalados... :P :P
Mas a minha opinião também pode estar influenciada pelo "trauma" do meu carro preto.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Baterias e Carregamento”