OpenEVSE - Coisas menos boas...

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RJSC
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OpenEVSE - Coisas menos boas...

Mensagem por RJSC » 15 fev 2014, 16:33

Agora que vêm por aí o EVSE do dgalv para reparar, estive a ver com mais atenção o openEVSE e parece que lhe vou ter que fazer modificações...

Sei que a maior parte disto não é discussão onde a maior parte dos utilizadores do fórum vá participar, mas pelo menos o mjr pode trocar ideias e o post encontra-se na área da discussão técnica.

Começa logo pelo teste de existência de ligação à terra, que exige no mínimo uma corrente de fuga de 4 mA para a terra (mínimo para o circuito integrado MID400 funcionar).
Esta corrente em que ser deixada normalmente por volta dos 7mA @ 250V para que funcione em sítios onde a tensão cai para 190V ~ 185V em carga, como acontece com e rede elétrica na zona onde mora o VETL e na minha antes de a EDP ter colocado um novo posto de transformação no final de 2013.
Esta corrente de fuga é exagerada e pode mandar abaixo o disjuntores diferenciais de 30mA bastante comuns nas instalações portuguesas que já por si costumam estar perto de disparar devido a correntes de fuga causadas pelos filtros RFI nas fontes de alimentação comutadas de coisas como computadores, TV's, Máquinas de Lavar, etc, que têm condensadores colocados entre Fase e Terra e Neutro e Terra:
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Como os Americanos não usam disjuntor diferencial à entrada de casa como por cá, não lhes faz diferença.

O segundo problema é que o openEVSE faz um auto-teste inicial quando se liga a energia sem ter o veículo previamente ligado, em que liga o contactor de saída por alguns instantes colocando tensão nos pinos da ficha j1772 sem que esta esteja ligada no veículo e então cai por terra a razão de ser dos EVSE com contactor que é impedir que isso aconteça.
Para isso mais vale poupar espaço e dinheiro e ligar o EVSE sem contactor tratando a ficha J1772 como qualquer outra comum extensão que assim que se liga à tomada, na outra ponta tem sempre tensão.
Aqui está o fluxograma do Power on Self Test que descreve o problema:
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Re: OpenEVSE - Coisas menos boas...

Mensagem por Filipe » 15 fev 2014, 20:34

Agora percebo porque é que porvezes me salta o disjuntor diferêncial quando o Leaf está a carregar, e se liga o motor da bomba de água trifásica. :o
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Re: OpenEVSE - Coisas menos boas...

Mensagem por mjr » 15 fev 2014, 22:48

Interessante. Em instalações problemáticas há sempre a hipótese de desligar o fio de terra do circuito do EVSE da restante instalação de terra e unir ao neutro. Claro que assim é perdida a proteção em caso de perda de isolamento. O ideal será alterar o circuito do EVSE para um diferencial de 300mA.

Felizmente penso que a grande maioria dos circuitos estão protegidos por diferenciais de 300mA.

190VAC em carga? Isso é completamente inaceitável, está muito fora das especificações mínimas aceitáveis. Merece uma carta registada com aviso de receção a indicar que só paga a próxima fatura quando esse problema estiver resolvido.

Não existe o código fonte do open EVSE para desativar o teste ao contactor?
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Re: OpenEVSE - Coisas menos boas...

Mensagem por VETL » 16 fev 2014, 00:19

mjr Escreveu:190VAC em carga? Isso é completamente inaceitável, está muito fora das especificações mínimas aceitáveis. Merece uma carta registada com aviso de receção a indicar que só paga a próxima fatura quando esse problema estiver resolvido.
E já foi pior... Tenho que tirar foto para vos mostrar.
Já cá tiveram um aparelho a fazer log durante uma semana, etc... Dão sempre razão ao cliente mas mudar algo...
O que vale é que tenho a possibilidade agora de ir escolhendo a fase melhor.
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Re: OpenEVSE - Coisas menos boas...

Mensagem por RJSC » 16 fev 2014, 01:33

mjr Escreveu:Não existe o código fonte do open EVSE para desativar o teste ao contactor?
Existe, mas lá está, tem que ser modificado.
mjr Escreveu: Interessante. Em instalações problemáticas há sempre a hipótese de desligar o fio de terra do circuito do EVSE da restante instalação de terra e unir ao neutro. Claro que assim é perdida a proteção em caso de perda de isolamento. O ideal será alterar o circuito do EVSE para um diferencial de 300mA.

Felizmente penso que a grande maioria dos circuitos estão protegidos por diferenciais de 300mA.
Isto era suposto ser um EVSE portátil para utilizar em qualquer lado daí ser importante também o facto de ter corrente ajustável.
Tenho que ver se arranjo maneira decente de detetar a presença da terra.
O que eles estão a usar é um opto-acopulador e tem que se fazer passar corrente suficiente para a terra para fazer acender o LED interno.
M
mjr Escreveu: 190VAC em carga? Isso é completamente inaceitável, está muito fora das especificações mínimas aceitáveis. Merece uma carta registada com aviso de receção a indicar que só paga a próxima fatura quando esse problema estiver resolvido.
Em zonas rurais e sub-urbanas por estes lado é muito comum linhas com impedância muito elevada. Até no caso de uma microprodução solar que o meu pai instalou, o inversor não conseguia escoar toda a corrente nas horas de pico de produção (16A) para a rede sem elevar a tensão a 275V na nossa ponta da linha.

Na minha zona foram 10 anos a escrever reclamações para a EDP, por várias pessoas também sem resultado. Colocavam um logger, diziam que estava mal e era necessário um posto de transformação mas depois não faziam nada (porque o PT custa dinheiro).
Só foi resolvido porque nas penúltimas eleições o executivo da Câmara Municipal prometeu em campanha melhorar a rede eléctrica nas zonas rurais do concelho e assim acabou por fazer.
A política de fornecimento da EDP Distribuição é até patente na fatura, vem designada como Zona C, a zona de qualidade de serviço mais baixa: somos clientes de terceira categoria (mas pagamos como os restantes).
Nada foi veiculado mas penso que teve que ser o município a financiar os novos postos de transformação senão nada feito, como nos últimos 10 anos.
EDP Distribuição Escreveu:Zona A - Capitais de distrito e localidades com
mais de 25.000 clientes;
• Zona B - Localidades com um número de clientes
entre 2.500 e 25.000;
• Zona C - Os restantes locais.
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Re: OpenEVSE - Coisas menos boas...

Mensagem por dgalv » 16 fev 2014, 01:37

VETL Escreveu:
mjr Escreveu:190VAC em carga? Isso é completamente inaceitável, está muito fora das especificações mínimas aceitáveis. Merece uma carta registada com aviso de receção a indicar que só paga a próxima fatura quando esse problema estiver resolvido.
E já foi pior... Tenho que tirar foto para vos mostrar.
Já cá tiveram um aparelho a fazer log durante uma semana, etc... Dão sempre razão ao cliente mas mudar algo...
O que vale é que tenho a possibilidade agora de ir escolhendo a fase melhor.
Aqui pela minha casa a tensão anda quase sempre entre os 220v e os 230v. Mas por acaso hoje desceu até aos 212v, o que não é muito comum. Contudo, mesmo com todos estes temporais, não houve quebras de energia, apenas picos que faziam apagar algumas luzes mais sensíveis.

Parece que o meu cabo está a por o fórum a mexer! Agora até já aprendo circuitos elétricos... :D obrigado a todos!
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Re: OpenEVSE - Coisas menos boas...

Mensagem por RJSC » 16 fev 2014, 01:49

Filipe Escreveu:Agora percebo porque é que porvezes me salta o disjuntor diferêncial quando o Leaf está a carregar, e se liga o motor da bomba de água trifásica. :o
E eu a pensar que era só o OPenEVSE a fazer isto. :shock:
Afinal o da Nissan também tem corrente de fuga apreciável?!
Não é o disjuntor colocado pela EDP a cair por excesso de corrente?

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Re: OpenEVSE - Coisas menos boas...

Mensagem por Filipe » 16 fev 2014, 02:44

Penso não ser por excesso de corrente, pois por vezes acontece sem ter mais nada a consumir. ( comparando com outras vezes em que tenho, alem do ar condicionado,
tambem radiadores e outras máquinas, como do café ou micro-ondas ) :?
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Re: OpenEVSE - Coisas menos boas...

Mensagem por RJSC » 16 fev 2014, 03:10

Como a instalação é trifásica, as outras máquinas podem estar ligadas nas outras 2 fases e não na que está o carro. Já a bomba trifásica consome corrente das 3 fases em simultâneo e assim em qualquer fase que esteja o carro ligado, leva sempre com o consumo da bomba.
Basta numa única fase passar corrente a mais (deve ser um disjuntor de 3x 15A ?), mesmo que nas outras duas não esteja a ser consumido nada, que o limitador de potência da EDP dispara. É pensar nisso como 3 disjuntores monofásicos separados, com uma barra a ligar as alavancas: se um cair manda os restantes abaixo com ele.
Esses limitadores de potência, quando são diferenciais, são de 500mA, que dá uma folga grande (e pouca proteção). Agora a EDP anda a instalar limitadores de potência sem diferencial que têm escritos em letras carregas "Atenção: Disjuntor não diferencial" e depois é colocado um interruptor diferencial à parte junto dos disjuntores.

Não sei a tolerância dos disjuntores da EDP (não têm indicação da curva de disparo) mas o do VETL é de 3x 15A e aguenta com o carro a puxar 16A e mais umas quantas coisas.
Ele também tem uma bomba de água trifásica (não submersa), mas pequena, penso que é de menos 800W e não tem tido problemas.

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Re: OpenEVSE - Coisas menos boas...

Mensagem por mjr » 16 fev 2014, 10:32

Há optocouplers que começam a funcionar com 1mA, 2mA para estar em segurança. Tem de ter saída em foto-transístor e a resistência de pull-up do lado do micro deverá ser elevada (47k-100k).

Os disjuntores da EDP são mais tolerantes às correntes por fase no caso de serem trifásicos. Lá está, o disparo é térmico e os trifásicos ao serem maiores dissipam mais energia.

Gostava de saber o que a EDP faria caso deixassem de pagar a fatura avisando por carta registada com aviso de receção com conhecimento para a ERSE de que a qualidade de serviço está muito abaixo do aceitável.
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