OpenEVSE - Coisas menos boas...

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Filipe
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Re: OpenEVSE - Coisas menos boas...

Mensagem por Filipe » 16 fev 2014, 11:37

RJSC Escreveu:Como a instalação é trifásica, as outras máquinas podem estar ligadas nas outras 2 fases e não na que está o carro. Já a bomba trifásica consome corrente das 3 fases em simultâneo e assim em qualquer fase que esteja o carro ligado, leva sempre com o consumo da bomba.
Basta numa única fase passar corrente a mais (deve ser um disjuntor de 3x 15A ?), mesmo que nas outras duas não esteja a ser consumido nada, que o limitador de potência da EDP dispara. É pensar nisso como 3 disjuntores monofásicos separados, com uma barra a ligar as alavancas: se um cair manda os restantes abaixo com ele.
Esses limitadores de potência, quando são diferenciais, são de 500mA, que dá uma folga grande (e pouca proteção). Agora a EDP anda a instalar limitadores de potência sem diferencial que têm escritos em letras carregas "Atenção: Disjuntor não diferencial" e depois é colocado um interruptor diferencial à parte junto dos disjuntores.

Não sei a tolerância dos disjuntores da EDP (não têm indicação da curva de disparo) mas o do VETL é de 3x 15A e aguenta com o carro a puxar 16A e mais umas quantas coisas.
Ele também tem uma bomba de água trifásica (não submersa), mas pequena, penso que é de menos 800W e não tem tido problemas.
Tenho a minha instalação há 35 anos, tendo ainda por cima a bomba submersa por mim há 20 anos, ( a sacana da bomba não se quer reformar, para eu a sustituir por uma monofásica :mrgreen: )
mas tenho de fazer umas alterações na distribuição, pois quero aumentar a minha produção eléctrica, além da microgeração ( agora já só me estão a pagar 0,41, em vez dos 0,65 cêntimos dos
primeiros 5 anos ( já tenho 4/5 da instalação de 3,60 Kw pagos)) 8-)
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Re: OpenEVSE - Coisas menos boas...

Mensagem por RJSC » 19 fev 2014, 17:38

Já fui à estação de correios levantar o EVSE do dgalv e fiz uns testes:

Afinal o EVSE do Leaf também faz o teste dos relés mas só quando o veículo indica que quer carregar. Com a ficha J1772 solta não.
Antes de ligar os 2, liga isoladamente um de cada vez.
Durante esse teste manda 5 mA ~ 6 mA para a linha de terra mas não apresenta "Fault" se eu lhe desligar a terra.
Então é mesmo o carregador do Leaf que faz o teste e se se recusa a carregar sem terra. Assim não faço ideia de quanto deixa fugir para a terra um Leaf a carregar.
Pode ser uma cosia para o mjr medir quando estiver aborrecido. :lol:

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Re: OpenEVSE - Coisas menos boas...

Mensagem por mjr » 20 fev 2014, 14:02

Acabei de verificar que o carregador do Leaf NÃO se recusa a carregar sem terra e não medi corrente de terra durante a carga (0mA). Aliás tenho de confirmar se a terra que está no circuito de terra no local que fiz a medição está de facto ligada à terra. 90VAC no neutro e 160VAC na fase em relação à terra é um pouco estranho.
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Re: OpenEVSE - Coisas menos boas...

Mensagem por RJSC » 20 fev 2014, 16:08

Estranho
O do VETL sem terra não carregava.

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Re: OpenEVSE - Coisas menos boas...

Mensagem por mjr » 20 fev 2014, 16:25

E dava algum erro em algum lado? A carga chegava a iniciar e depois terminava ou nem sequer iniciava?
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Re: OpenEVSE - Coisas menos boas...

Mensagem por RJSC » 20 fev 2014, 16:38

Já não sei precisar...
Tenho quase a certeza que o EVSE fazia o teste com os relés (vários ruídos) e depois piscava o Fault.
Só que o EVSE do dgalv também não se recusa a ligar sem terra. :?
Assim começo a suspeitar que existam duas versões de EVSE: uma que testa a terra e outra que não.

Quando vir o VETL vejo se posso testar se o EVSE dele liga sem terra.

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Re: OpenEVSE - Coisas menos boas...

Mensagem por VETL » 20 fev 2014, 16:51

O EVSE de 16A está mais que testado.
Sem terra liga o led vermelho e népias.
Já aconteceu tanto em casa como fora de casa.
Uma vez estava a liga-lo com um contador de consumo e não dava nada.
Ligava directo na tomada e já dava.
Contei isto ao RJSC lá em casa e ele disse logo: "Isso é falta de terra. Vê lá se o contador de consumo tem terra".
Fui com ele ligar o EVSE ao contador e ele viu logo que as "alhetas" do terra na ficha do contador estavam muito dentro e não faziam contacto na ficha.
Assim que as puxei para fora e as coloquei em contacto, o EVSE funcionou logo ligado ao contador.
Lembras-te RJSC?

Já agora, hei-de experimentar isto no de 10A.
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Re: OpenEVSE - Coisas menos boas...

Mensagem por RJSC » 20 fev 2014, 16:53

Lembro, só não me lembro se o erro acontecia antes ou depois de ligar no carro.

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Re: OpenEVSE - Coisas menos boas...

Mensagem por VETL » 20 fev 2014, 16:55

Acontece antes.
Assim que se liga na ficha, o EVSE ou fica verde ou fica vermelho (ou amarelo - já não estou ciente) consoante tem ou não terra.
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Re: OpenEVSE - Coisas menos boas...

Mensagem por RJSC » 20 fev 2014, 22:27

Bem, pelo menos para a Noruega têm que exisitr EVSE's que não testem a presença de terra (passando corrente da fase para a terra), já que na rede deles o Neutro não está ao potencial da terra (Sistema de Terra IT).
Imagem

Pode ser que alguns EVSEs por cá distribuídos sejam dos que não testam a terra.

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