Bateria - Versão 2013 - O que se sabe?

Discutir todas as questões relacionadas com a tecnologia avançada de baterias para automóveis.
RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Bateria - Versão 2013 - O que se sabe?

Mensagem por RJSC » 05 mar 2014, 19:48

Que informações (seguras) há sobre as alterações à bateria de 2013?
Não estou a conseguir números de degradação para comprar com as de 2011 com a mesma idade.

O melhor que consegui saber, foi das alterações para reduzir o peso: redução da chapa dos módulos e redução da qualidade da chapa utilizada:
Imagem

Quanto ÀS células propriamente ditas, nada...

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Bateria - Versão 2013 - O que se sabe?

Mensagem por VETL » 05 mar 2014, 21:58

rdias Escreveu:...No entanto a geração de 2013 deve ter menos degradação porque as tais linhas de liquido de refrigeração já não passam junto bateria.
E o carregador que passou para a frente? Onde fica agora? Está longe do pack?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Bateria - Versão 2013 - O que se sabe?

Mensagem por RJSC » 05 mar 2014, 22:03

VETL Escreveu:
rdias Escreveu:...No entanto a geração de 2013 deve ter menos degradação porque as tais linhas de liquido de refrigeração já não passam junto bateria.
E o carregador que passou para a frente? Onde fica agora? Está longe do pack?
Está por cima do motor, na caixa que se vê quando se abre o capot.
Mas eu acho que pouco atrasa a degradação se as células não forem mais resistentes ao calor.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Bateria - Versão 2013 - O que se sabe?

Mensagem por VETL » 05 mar 2014, 22:08

RJSC Escreveu:
VETL Escreveu:
rdias Escreveu:...No entanto a geração de 2013 deve ter menos degradação porque as tais linhas de liquido de refrigeração já não passam junto bateria.
E o carregador que passou para a frente? Onde fica agora? Está longe do pack?
Está por cima do motor, na caixa que se vê quando se abre o capot.
Mas eu acho que pouco atrasa a degradação se as células não forem mais resistentes ao calor.
Já não me lembro onde foi que falámos disso aqui no fórum, mas fiquei com a ideia que no LeafSpy as primeiras células são as de trás (junto ao carregador no meu caso).
Olha e diz-me se te parece ter ou não influência aqui quando descarreguei mais a fundo:
Imagem

E outra coisa: Quem é que até meados de 2013 se preocupou com a temperatura do pack, com as cargas rápidas, etc?
A malta inocentemente teve comportamentos muito nocivos que, se soubesse o que sabe hoje, os teria evitado.
Com os conhecimentos actuais é possível gerir muito melhor a coisa.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Bateria - Versão 2013 - O que se sabe?

Mensagem por Malm » 05 mar 2014, 23:20

Ora aí está, normalmente penso logo escrevo, mas por acaso ainda não me tinha dado para escrever isso, embora já o tenha pensado. As baterias dos Leaf de 2011 que por aqui andam vão começar a degradar bastante menos, só pela nossa alteração de comportamentos. E vamos dizer que degradam muito menos nos 3º e 4º anos de utilização do que nos dois primeiros, mas isso não seria assim se não tivessemos começado a tomar determinados cuidados. Eu acredito que de setembro para cá tenho conseguido manter a taxa de degradação a níveis muito baixos, mas ficou a conhecer o que é a geada.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Bateria - Versão 2013 - O que se sabe?

Mensagem por RJSC » 05 mar 2014, 23:26

Nem sempre a sombra está disponível e de verão temos que chegar ao local de trabalho na mesma...
Andar pela sombra ao fim de semana não é grande ajuda... :?

Eu penso que ninguém está satisfeito com as baterias LiMN de primeira geração...

Quem faz mais de 25000 km/ano ainda as consegue pagar com a poupança, mas abaixo disso é complicado.

É pena não termos cá ninguém com um Leaf de 2013 a postar leitura de capacidade com o vosso entusiasmo.
Até no MyNissanLeaf.com só se vê gente com a versão de 2012 a postar dados sobre a degradação.
Já lá vi alguém como eu a perguntar como ia a degradação nos de 2013 e ficou sem resposta.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Bateria - Versão 2013 - O que se sabe?

Mensagem por VETL » 05 mar 2014, 23:44

RJSC Escreveu:Nem sempre a sombra está disponível e de verão temos que chegar ao local de trabalho na mesma...
Andar pela sombra ao fim de semana não é grande ajuda... :?

Eu penso que ninguém está satisfeito com as baterias LiMN de primeira geração...

Quem faz mais de 25000 km/ano ainda as consegue pagar com a poupança, mas abaixo disso é complicado.

É pena não termos cá ninguém com um Leaf de 2013 a postar leitura de capacidade com o vosso entusiasmo.
Até no MyNissanLeaf.com só se vê gente com a versão de 2012 a postar dados sobre a degradação.
Já lá vi alguém como eu a perguntar como ia a degradação nos de 2013 e ficou sem resposta.
Isso é fácil de resolver:
Metes-me um nas mãos e eu posto aqui a degradação 3x por dia se achares pertinente com todo o entusiasmo... :)
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Bateria - Versão 2013 - O que se sabe?

Mensagem por Malm » 05 mar 2014, 23:58

Eu não tenho esperança nenhuma em que a degradação seja inferior. RJSC, acho que não vale a pena ficar à espera. 2011 ou 2013, deve tudo ir dar ao mesmo.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Bateria - Versão 2013 - O que se sabe?

Mensagem por mjr » 06 mar 2014, 00:00

Como já disse noutro tópico, há pelo menos um Leaf de 2013 que já perdeu uma barra de capacidade, obviamente em Phoenix Arizona. Foi o tal Leaf que há meio ano fez 300km com uma carga.

A diferença é que este Leaf perdeu a primeira com mais capacidade que o habitual para um Leaf de 2011. 85% de capacidade reportada vs os 82-83% de capacidade reportada a que os Leafs de 2011 perdem a primeira barra-
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Bateria - Versão 2013 - O que se sabe?

Mensagem por Malm » 06 mar 2014, 00:03

RJSC Escreveu:Nem sempre a sombra está disponível e de verão temos que chegar ao local de trabalho na mesma...
Andar pela sombra ao fim de semana não é grande ajuda... :?

Eu penso que ninguém está satisfeito com as baterias LiMN de primeira geração...

Quem faz mais de 25000 km/ano ainda as consegue pagar com a poupança, mas abaixo disso é complicado.

É pena não termos cá ninguém com um Leaf de 2013 a postar leitura de capacidade com o vosso entusiasmo.
Até no MyNissanLeaf.com só se vê gente com a versão de 2012 a postar dados sobre a degradação.
Já lá vi alguém como eu a perguntar como ia a degradação nos de 2013 e ficou sem resposta.
Essa da sombra também tem de ser bem explicada. Então dentro de uma estufa de secagem não estão à sombra? O que é que interessa estar à sombra se os termómetros marcarem 40º C? Nem sempre sombra significa fresco, nem sempre sol significa quente. Na Noruega também há dias de Sol. Eu diria, nem sempre o fresco está disponível de verão, independentemente de ser à sombra ou não, se bem que a sombra ajuda.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Responder

Voltar para “Baterias e Carregamento”