Atenção aos EVSE muito simples (dentro da ficha)

Discutir todas as questões relacionadas com a tecnologia avançada de baterias para automóveis.
RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Atenção aos EVSE muito simples (dentro da ficha)

Mensagem por RJSC » 22 mai 2014, 00:43

O pior é quando for preciso carregar o carro para sair ao outro dia.
Mas realmente quem está em zona A deve ter poucos problemas porque só a densidade de cabos forma uma capacidade que demora mais a carregar.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Atenção aos EVSE muito simples (dentro da ficha)

Mensagem por Apr » 22 mai 2014, 21:53

RJSC, isso faz todo o sentido, consegues partilhar um circuito que consideres suficientemente eficaz para proteção do carro? Não tenho a certeza mas no openevse a única proteção que vi foi com um fusivel

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Atenção aos EVSE muito simples (dentro da ficha)

Mensagem por RJSC » 22 mai 2014, 22:10

Um fusível só serve para prevenir incêndios devido a aquecimento por curto-circuito ou sobrecarga... Mais nada.
É demasiado lento a atuar para evitar que um componente electrónico semicondutor queime.

Por agora o que estou a ver é colocar uns descarregadores de sobretensão de calha DIN.
Uns descarregadores até 10 kA da Efapel custaram-me 30 e tal euros cada...
Na minha casa tenho um por fase e outro no neutro (um raio pode cair no Neutro).
No quadro geral do VETL instalei também uns quando fizemos a intervenção para colocar a tomada CEE na garagem. Além dessa proteção ele ainda conta com a proteção dos EVSEs originais da panasonic (MOV + Tubos de Descarga com Gás)
O ruimegas também tem uns no quadro dele colocados quando instalaram o homecharger da EFACEC.

Agora depois desta descarga entre 69 kA e 200 kA começo a pensar que se calhar foi curto só ter comprado de 10 kA... Vendem-se nas casas de material elétrico descarregadores até 65 kA para calha DIN.
Há sempre a esperança de o raio se distribuir por outros lados e não venha toda a corrente para a minha casa...

Em componentes electrónicos isolados ainda não encontrei nada acessível que seja capas de desviar corrente de kA. Também ainda não pesquisei muito.

Podes ver aqui o interior do EVSE original de 16A neste tópico da reparação que fiz do EVSE do dgalv:
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... =20#p21248

Tem um MOV que sozinho de pouco serve (muito pequeno para aguentar com um trovão) e o descarregador de tubo de gás é o seguinte:
http://www.okayaelec.co.jp/catalog/emc_eng/p090.pdf
Tem uma capacidade de desvio de 2 kA. É o componente com um furo quadrado em cima.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Atenção aos EVSE muito simples (dentro da ficha)

Mensagem por mjr » 22 mai 2014, 23:06

Para correntes muito elevadas o tubo de gás é o ideal, mas por ser muito lento tem de ter MOVs a ajudar ao pico inicial. O problema dos MOVs é que se detioram e podem começar a conduzir mesmo sem excesso de tensão. Pode ter sido algo parecido que aconteceu ao EVSE queimado. Apanhou um pico que degradou o MOV e este começou a conduzir uma corrente pequena com tensões normais. Com o tempo e o aquecimento provocado por isto foi-se deteriorando cada vez mais até queimar de repente em condições normais de funcionamento.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

dgalv
Proprietário Leaf
Mensagens: 858
Registado: 19 out 2013, 18:51
Data de fabrico: 16 jan 2019
Localização: Évora

Re: Atenção aos EVSE muito simples (dentro da ficha)

Mensagem por dgalv » 22 mai 2014, 23:13

mjr Escreveu:Para correntes muito elevadas o tubo de gás é o ideal, mas por ser muito lento tem de ter MOVs a ajudar ao pico inicial. O problema dos MOVs é que se detioram e podem começar a conduzir mesmo sem excesso de tensão. Pode ter sido algo parecido que aconteceu ao EVSE queimado. Apanhou um pico que degradou o MOV e este começou a conduzir uma corrente pequena com tensões normais. Com o tempo e o aquecimento provocado por isto foi-se deteriorando cada vez mais até queimar de repente em condições normais de funcionamento.
O meu EVSE que avariou só tinha sido usado 3 vezes e por mim. Veio embalado nos plásticos quando me foi entregue o carro. Nunca tinha sido usado pelo stand durante o tempo que esteve de serviço.
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Atenção aos EVSE muito simples (dentro da ficha)

Mensagem por Apr » 22 mai 2014, 23:18

Eu diria que no minimo dos minimos um evse portatil devia ter um Varistor, um fusivel e um tal tubo de gás?

E nas instalaçoes fixas um descarregador de sobretensão em zonas de pouca qualidade de energia?

Concordam?
Última edição por Apr em 22 mai 2014, 23:29, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Atenção aos EVSE muito simples (dentro da ficha)

Mensagem por VETL » 22 mai 2014, 23:25

Para já a garantia dos da Nissan (enquanto durar) e um bom seguro para riscos elétricos nos caseiros ainda será o investimento mais seguro, não?
Estas coisas da natureza, por mais proteções que tenhamos, por vezes ainda vão mandando mais do que nós...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Atenção aos EVSE muito simples (dentro da ficha)

Mensagem por RJSC » 22 mai 2014, 23:29

É sempre melhor ter alguma coisa com um custo razoável para ajudar a proteger...
Se a Nissan sabe que o carregador queimou por catástrofe natural pode-se esquivar à garantia...
Para eles vir uma sobretensão na rede elétrica deve ser equivalente a comprar combustível adulterado que dê cabo de um motor num CI...

Em 2008 a BP leve um lote de gasóleo com água que avariou muitos carros que o abasteceram nos dias seguintes. Por acaso eles assumiram o prejuízo, mas as marcas não...
http://expresso.sapo.pt/bp-diz-que-gaso ... ua=f485045

Já com a EDP, o que tenho visto é que eles nunca se oferecem para assumir os prejuízos de aparelhos ligados à rede queimados e quem eu saiba que conseguiu alguma coisa foi em tribunal... E o advogado deve ficar pelo preço do carregador...

O carregador dos de primeira geração custa mais de 3000€ (com mão de obra) pelo que dizem no fórum americano... Dos de segubnda geração ainda ninguém disse nada, nem sei ainda se é integrado na mesma placa do controlador do motor.

Responder

Voltar para “Baterias e Carregamento”