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Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan

Enviado: 11 fev 2017, 15:18
por RJSC
40 a 80 kWh com q células? 18650 sem arrefecimento ativo degradam-se em menos de metade do tempo da de 24kWh do MK1.

Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan

Enviado: 11 fev 2017, 15:39
por RNM
MRider Escreveu: Brutal e assim mesmo. Lutar contra desinformação e monopólios.
Precisas de mão de obra? ;-)
Estás no meu top de gente a contratar! :)
RJSC Escreveu:40 a 80 kWh com q células? 18650 sem arrefecimento ativo degradam-se em menos de metade do tempo da de 24kWh do MK1.
Não tenho pretensões de desenvolver novos packs de raiz. A ideia é usar packs de VEs operando nas mesmas condições do veículo original.
Assim, diminui-se os custos de desenvolvimento, assegura-se qualidade e até se pode pensar em oferecer garantia.

Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan

Enviado: 11 fev 2017, 19:29
por sparrow
RNM Escreveu:Há 3 opções para o nosso caso:

1- 24 kWh: Trocar baterias de 24 kWh é relativamente fácil, tal como explicou o MRider, basta ter o Consult para fazer reset às barras de degradação (e equipamento mecânico para mover uma bateria de 300kg).

2- 30kWh: Tal como escrevi noutro tópico aqui no NLPT, ando a desenvolver contactos para que seja possível colocar uma bateria de 30kWh no lugar de uma de 24kWh.
Será necessário introduzir alguma electrónica entre a bateria nova e o carro mas tenho indicação de que já temos um primeiro protótipo funcional!

3- 40~80kWh: Para mim, a opção mais interessante mas também a mais difícil. Provavelmente será necessário desenhar uma nova caixa de baterias e um novo BMS. Caixa de baterias será um desafio interessante e já tenho um amigo a desenhar um BMS com base no mesmo chip da TI que a Tesla usa (2 meses e deveremos ter o primeiro proto)

Pessoalmente, só tenho interesse na última opção, mas facilitarei a segunda opção para quem o desejar.

O que importa saber é que haverá soluções para todos os gostos. Se não viola as leis da física, é possível.
Quando a minha bateria tornar o carro inutilizavel vais ter aqui um cliente. Espero que seja só daqui a uns 4/5 anos.

Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan

Enviado: 12 fev 2017, 10:33
por MVS
RNM Escreveu:...
3- 40~80kWh: Para mim, a opção mais interessante mas também a mais difícil. Provavelmente será necessário desenhar uma nova caixa de baterias e um novo BMS. Caixa de baterias será um desafio interessante e já tenho um amigo a desenhar um BMS com base no mesmo chip da TI que a Tesla usa (2 meses e deveremos ter o primeiro proto) ...
Devíamos conversar sobre isto Rodrigo.
Estou a projectar um novo iBMS com base no LTC6804-2 (3ª geração).
Já tenho stackable PCBs (105 x 46mm c/ 100mA bleeds) p/ 12s projectados c/ a isoSPI interface isolada de 1Mbps.
Estou agora ocupado com o projecto do PCB master (Relay outputs, CAN e Bluetooth)

Este campo de aplicação foi precisamente uma das razões que me levou ao desenvolvimento deste novo produto.

Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan

Enviado: 12 fev 2017, 23:41
por alexmol
MVS Escreveu:
RNM Escreveu:...
3- 40~80kWh: Para mim, a opção mais interessante mas também a mais difícil. Provavelmente será necessário desenhar uma nova caixa de baterias e um novo BMS. Caixa de baterias será um desafio interessante e já tenho um amigo a desenhar um BMS com base no mesmo chip da TI que a Tesla usa (2 meses e deveremos ter o primeiro proto) ...
Devíamos conversar sobre isto Rodrigo.
Estou a projectar um novo iBMS com base no LTC6804-2 (3ª geração).
Já tenho stackable PCBs (105 x 46mm c/ 100mA bleeds) p/ 12s projectados c/ a isoSPI interface isolada de 1Mbps.
Estou agora ocupado com o projecto do PCB master (Relay outputs, CAN e Bluetooth)

Este campo de aplicação foi precisamente uma das razões que me levou ao desenvolvimento deste novo produto.
Vejam lá que a última folha pode-vos dar jeito, há coisas que são comuns com o Leaf.
https://docs.google.com/spreadsheets/d/ ... sp=sharing

Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan

Enviado: 12 fev 2017, 23:47
por RNM
Obrigado MVS e Alexmol, temos que ir falando (e temos que pôr os BMS a CANar bem...)

Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan

Enviado: 13 fev 2017, 02:59
por RNM
https://www.youtube.com/watch?v=naYnLSDvITg

Um dos comentários:
"Fear Not My Fellow leafer. I had the same problem. My 2011 leaf also fell below 8 out of warranty. I Called Nissan corporation and explained the problem. They have a program called battery assistance. Nissan replaced my battery and paid some of the cost. Today I picked up my 2011 leaf and it was fully ready for the 21st century. I now have all bars and can travel 120 miles. Give them a call and post another video of your experience so everyone can enjoy."

Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan

Enviado: 13 fev 2017, 09:40
por Erbium
120 milhas são mais de 190km's! Meteram-lhe uma bateria de 30kwh?

Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan

Enviado: 13 fev 2017, 11:24
por beme83
Erbium Escreveu:120 milhas são mais de 190km's! Meteram-lhe uma bateria de 30kwh?
Não devem ter colocado apenas o percurso anterior foi com médias de 11kw o que não é dificil para alguns quilómetros. Desde Agosto até hoje fiz mais de 10900 km com consumo médio de 11.8Kw.....

Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan

Enviado: 13 fev 2017, 11:36
por Erbium
beme83 Escreveu:
Erbium Escreveu:120 milhas são mais de 190km's! Meteram-lhe uma bateria de 30kwh?
Não devem ter colocado apenas o percurso anterior foi com médias de 11kw o que não é dificil para alguns quilómetros. Desde Agosto até hoje fiz mais de 10900 km com consumo médio de 11.8Kw.....
:shock:
O spritmonitor dá uma média geral de 16,xx, eu nas minhas voltas o CB marca 13 altos pensava que já não era mau de todo, 11 em 10900km's é qualquer coisa... :clap: