Protótipo Bateria 60KWh da Nissan
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Protótipo Bateria 60KWh da Nissan
sm
Última edição por Essiemme em 06 mar 2017, 14:34, editado 1 vez no total.
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Re: Protótipo Bateria 60KWh da Nissan
A Nissan continua a apostar na arquitetura dos módulos deitados e sobrepostos uns sobre os outros.
Os de cima obviamente sugeitos a maior aquecimento
Os de cima obviamente sugeitos a maior aquecimento
Re: Protótipo Bateria 60KWh da Nissan
Pode ser que quando tiver que trocar a bateria do meu carro, lá para os 200 mil klms, já se coloque facilmente uma brincadeira destas por 5 mil €.
- Apr
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Re: Protótipo Bateria 60KWh da Nissan
Das duas três, ou fizeram o pack com o mesmo design para caber nos leafs de 1a geração ou então detestam os early adopters e fazem isto apenas para os ver sofrer. Acho que a diferença são uns cm de altura, perfeitamente "cabível" no Leaf mk1.
- mjr
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Re: Protótipo Bateria 60KWh da Nissan
Confesso que não percebi exatamente porque é que os de cima terão mais aquecimento. Estando os módulos encostados uns aos outros a transmissão de calor é realizada em meio sólido, logo não sujeita a convecção. Qual é o mecanismo que propões para haver diferença de temperatura entre as células de cima e as de baixo?FullElectric Escreveu:A Nissan continua a apostar na arquitetura dos módulos deitados e sobrepostos uns sobre os outros.
Os de cima obviamente sugeitos a maior aquecimento
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Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: Protótipo Bateria 60KWh da Nissan
Sim é verdade que estão todas encostadas umas às outras dentro de cada bloco, contudo dentro do pack há muito espaço com ar e além da transmissão sólida do calor existe sempre convecção que fará aquecer mais a parte superior do pack em relação à parte inferior.
Se refrigeração a temperatura da tampa de cima será sempre superior à temperatura da tampa de baixo.
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- mjr
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Re: Protótipo Bateria 60KWh da Nissan
Nesse caso a razão não será por estarem em cima mas porque em cima há um espaço de ar que não está em contacto direto com o ambiente. Na minha opinião essa diferença será muito pequena pois a transferência térmica entre as células encostadas é muito eficiente, impossibilitando que a diferença de temperatura seja significativa.
No meu pack, que já tem muitos ciclos, dias e km, não noto qualquer diferença de capacidade entre as células dispostas horizontalmente e as células dispostas verticalmente.
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Re: Protótipo Bateria 60KWh da Nissan
mjr Escreveu:No meu pack, que já tem muitos ciclos, dias e km, não noto qualquer diferença de capacidade entre as células dispostas horizontalmente e as células dispostas verticalmente.
Eu acho que às vezes desprezamos grosseiramente , nestes foruns, o conhecimento técnico que quem dedica a sua vida a fazer automóveis.
Claro que todos sabemos que o calor sobe que era melhor ser isto ou aquilo etc e tal, e qd digo todos incluo a malta de olhos em bico lá do outro lado.
Depois há o lado práctico da coisa. E aí temos que acreditar que quem dedica a vida, o dinheiro e as vezes a honra (que há locais neste mundo onde ainda conta) a comercializar automóveis leva tudo isso em conta.
Para quem mesmo assim desconfia, pode atestar resultado práctico tal como está na medição do MJR.
Não esquecer que em Portugal quem tem 20 a tudo no liceu "tem" que ir para médico... nos EUA para a NASA... e no Japão para a industria automóvel!
Cumps,
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Re: Protótipo Bateria 60KWh da Nissan
Para mim está claro! Para um particular o uso do pack nunca vai ser tão intensivo como para um comercial!
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Re: Protótipo Bateria 60KWh da Nissan
Esses têm dinheiro para um Tesla!rdias Escreveu:Conheço carros ligeiros de vendedores / auditores, etc que fazem 120.000 kms por ano. E se eu quiser ir de leaf até Paris? Pois... NAo dá porque o pack vai aquecer e impedir carregamentos chademo.OCasal Escreveu:Para mim está claro! Para um particular o uso do pack nunca vai ser tão intensivo como para um comercial!
Não vejo a lógica. Pode ser que mudem....
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