Contactos EVSE calcinados - Reparável?

Discutir todas as questões relacionadas com a tecnologia avançada de baterias para automóveis.
Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2588
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Contactos EVSE calcinados - Reparável?

Mensagem por alexmol » 23 dez 2015, 18:11

Encontrei!
http://www.arb.ca.gov/msprog/zevprog/st ... ej1772.doc

Apr, quando carregas no botão da ficha e deixas carregado o carregamento pára ?
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Contactos EVSE calcinados - Reparável?

Mensagem por mjr » 26 dez 2015, 11:34

Eu quando carrego no botão o EVSE continua ligado, quem corta a corrente é o carregador interno do carro. Se voltar a largar a carga é iniciada. É o que faz sentido, pois o carregador pode fazer um ramp down rápido mas suave.

Ver aqui:

https://code.google.com/p/open-evse/wiki/J1772Basics

Em baixo, na secção proximity.

Não encontrei no documento que o Alexmol indicou uma referência ao tempo que o carregador tem para baixar a corrente.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Contactos EVSE calcinados - Reparável?

Mensagem por lmlr » 26 dez 2015, 12:44

Há maneira de reparar os contactos?

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Contactos EVSE calcinados - Reparável?

Mensagem por RJSC » 26 dez 2015, 13:48

Só raspar o calcinado com cuidado, eventualmente se ficar cobre exposto usar iodeto de prata para repor a camada protetora. Algo como isto: http://www.clickplus.pt/p25592 que também se encontra por ourivesarias e drogarias.
mas parece que foi apenas na ponta e senso assim não tem grande impacto porque há muita área por trás para conduzir a corrente.
Eu ficava era preocupado em verificar se o pino da tomada do carro está em bom estado, que esse é mais difícil de reparar.

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Contactos EVSE calcinados - Reparável?

Mensagem por FullElectric » 26 dez 2015, 13:50

mjr Escreveu:Eu quando carrego no botão o EVSE continua ligado, quem corta a corrente é o carregador interno do carro. Se voltar a largar a carga é iniciada. É o que faz sentido, pois o carregador pode fazer um ramp down rápido mas suave.

Ver aqui:

https://code.google.com/p/open-evse/wiki/J1772Basics

Em baixo, na secção proximity.

Não encontrei no documento que o Alexmol indicou uma referência ao tempo que o carregador tem para baixar a corrente.
Certo, o funcionamento é precisamente esse
O proximity apenas comunica com o carro e não com o evse
O carregador interno do carro deverá responder a este comando em menos de 100ms

Está na página 11
TABLE 6 – EVSE and EV Response Time Specifications
2
State = x
OSC = x
State = A
OSC = x
100 ms
maximum delay from disconnect until the contactor opens and terminates AC energy transfer

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Contactos EVSE calcinados - Reparável?

Mensagem por mjr » 27 dez 2015, 00:47

Eu entendi que esses 100ms se referiam ao contactor do EVSE. No carro nenhum contactor abre quando se carrega no botão.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Contactos EVSE calcinados - Reparável?

Mensagem por FullElectric » 27 dez 2015, 03:40

Premindo o botão do Proximity o carregador deixa de puxar corrente mas em simultâneo o carro muda o estado do CP para que o evse corte a energia também.
Por essa razão é que fica o LED vermelho nos postos Mobi.e se tentarmos retirar o conetor do carro durante a carga

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Contactos EVSE calcinados - Reparável?

Mensagem por mjr » 27 dez 2015, 15:27

Com o EVSE da Nissan tenho 95% de certeza que ele não abre o contactor do EVSE ao carregar no botão. Quando voltar a colocar o carro na garagem vou testar...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Contactos EVSE calcinados - Reparável?

Mensagem por RJSC » 27 dez 2015, 16:03

mjr Escreveu:Com o EVSE da Nissan tenho 95% de certeza que ele não abre o contactor do EVSE ao carregar no botão. Quando voltar a colocar o carro na garagem vou testar...
Com o meu de 10A que veio com o MK1 posso confirmar, já testei. Os relés do EVSE não abrem, é apenas o carregador do carro que deixa de drenar corrente (verifiquei que o carregador para com um contador de energia antes dos EVSE)
O EVSE só abre os contactos quando o pino do "proximity pilot" se desliga da tomada.

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2588
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Contactos EVSE calcinados - Reparável?

Mensagem por alexmol » 27 dez 2015, 22:43

mjr Escreveu:Com o EVSE da Nissan tenho 95% de certeza que ele não abre o contactor do EVSE ao carregar no botão. Quando voltar a colocar o carro na garagem vou testar...
Então o comportamento diferente é do carro, e não do EVSE.
No meu ao carregar no botão o contactor vai logo abaixo.

Em princípio os EV's deveriam "abrir" a continuidade do circuito do control pilot (como disse o FullElectric) ao ficar sem o proximity pilot.
Será que há algum temporizador de atraso?

Quando se insere a ficha J1772 no Leaf com o botão premido o contactor liga logo?
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Responder

Voltar para “Baterias e Carregamento”