Contactos EVSE calcinados - Reparável?

Discutir todas as questões relacionadas com a tecnologia avançada de baterias para automóveis.
Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Contactos EVSE calcinados - Reparável?

Mensagem por Apr » 17 dez 2015, 15:26

Um dos EVSE's do lmlr tem os contactos neste estado:


Imagem


Isto é reparável / substituivel sem ter que deitar a ficha J1772 fora?

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Contactos EVSE calcinados - Reparável?

Mensagem por Apr » 17 dez 2015, 15:59

Primeira hipotese:

Sendo o queimado apenas na ponta da ficha, parece que houve um curto circuito naquele sitio especifico. Uma vez que estes contactos estão constantemente desligados e só ligam no EVSE e no carro após uma negociação bem sucedida no sinal de piloto, apenas uma remoção da ficha em carga poderia causar esta situação. Teoricamente isso não seria possivel devido ao sistema de trancamento com alavanca + interruptor e circuito de proximidade. Mas se a ficha estiver em mau estado talvez seja um hipótese viável.

Se fosse um mau contacto permanente na ficha, não haveria apenas queimado na ponta, ou não?

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Contactos EVSE calcinados - Reparável?

Mensagem por FullElectric » 17 dez 2015, 16:25

Isso é estranho
Que evse é esse? Marca
Nao deveria acontecer esse arco eletrico quando se tira a ficha do carro, mesmo estando a carregar.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Contactos EVSE calcinados - Reparável?

Mensagem por Apr » 17 dez 2015, 16:40

ummm não te consigo dizer a marca dele, logo em casa já digo.

Supostamente na ficha J1772 seria impossível ligar/desligar a ficha em carga. Mas o que me intriga é estar queimado apenas na ponta.

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Contactos EVSE calcinados - Reparável?

Mensagem por FullElectric » 17 dez 2015, 17:36

Apr Escreveu:ummm não te consigo dizer a marca dele, logo em casa já digo.

Supostamente na ficha J1772 seria impossível ligar/desligar a ficha em carga. Mas o que me intriga é estar queimado apenas na ponta.
Supostamente... pk nem todos os carros a bloqueiam

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Contactos EVSE calcinados - Reparável?

Mensagem por rnlcarlov » 17 dez 2015, 17:58

Nos clones não bloqueia. So com cadeado :D

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Contactos EVSE calcinados - Reparável?

Mensagem por RJSC » 17 dez 2015, 18:24

Nem o Leaf MK1 bloqueia a ficha J1772.
O que acontece (segundo o protocolo dos EVSE) é que quando se pressiona o botão para retirar a ficha aciona um interruptor por baixo que muda o estado do pino de proximidade e o carregador do carro imediatamente tem que parar de puxar corrente.
Se o interruptor tiver mau contacto dá para tirar a ficha do carro sem que o carregador tenha parado.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Contactos EVSE calcinados - Reparável?

Mensagem por mjr » 17 dez 2015, 18:48

Não sei quão rápido é o carregador a cortar o consumo, mas teoricamente é possível que se for muito rápido a carregar no botão e a puxar a ficha o carregador não tenha tempo de reação e se forme um arco elétrico. Eu normalmente faço este processo com calma precisamente por isso.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Contactos EVSE calcinados - Reparável?

Mensagem por lmlr » 19 dez 2015, 09:22

É um de 15A americano, ClipperCreek.

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2585
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Contactos EVSE calcinados - Reparável?

Mensagem por alexmol » 23 dez 2015, 18:05

mjr Escreveu:Não sei quão rápido é o carregador a cortar o consumo, mas teoricamente é possível que se for muito rápido a carregar no botão e a puxar a ficha o carregador não tenha tempo de reação e se forme um arco elétrico. Eu normalmente faço este processo com calma precisamente por isso.
Eu já vi os tempos requeridos pelo protocolo nalgum lado e é muito rápido, após perder o Proximity Pilot o EVSE tem de cortar energia em menos de 100ms.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Responder

Voltar para “Baterias e Carregamento”