Diferença entre 24 e 30

Discutir todas as questões relacionadas com a tecnologia avançada de baterias para automóveis.
Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Diferença entre 24 e 30

Mensagem por pemifer » 12 jun 2016, 15:43

Peço desculpa, é provável que já tenham falado disto.
Qual é a diferença entre a bateria de 24 e de 30 (fisicamente)?
O tamanho é o mesmo?
Tem as mesmas células ou mais?
No mesmo espaço?
São células de maior capacidade?
O carro 30 é mais pesado que o 24 (peso em vazio, respetivamente, 1515 e 1475).

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Diferença entre 24 e 30

Mensagem por LuisG » 01 dez 2016, 02:10

Aproveito este tópico para partilhar uma análise particular que encontrei sobre qual a bateria optar, se 24kw ou 30kw.

https://blogdeumengenheiro.wordpress.co ... -escolher/

Apesar dos resultados, mesmo que otimistas, perpectiva-se uma longevidade considerável à bateria de 30kw.
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9900
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diferença entre 24 e 30

Mensagem por mjr » 01 dez 2016, 11:34

infelizmente a química das baterias do Leaf não é LiFePO4, mas sim LiMnO2 no de 24kWh e NMC no de 30kWh, pelo que a análise parte de premissas erradas.

No entanto ambas as químicas são afetados pelos mesmos fatores, embora em proporções diferentes. O de 30kW.h tem muitas vantagens em relação ao de 24kW.h, A química NMC é mais resistente ao calor e aos ciclos que a LiMnO2, e além de ter uma degradação menor com os ciclos irá experimentar menos ciclos pelo facto de ter mais capacidade. Todos estes fatores permitem que a garantia seja extendida para 160k km ou 8 anos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Diferença entre 24 e 30

Mensagem por pemifer » 02 dez 2016, 00:12

removido pelo autor
Última edição por pemifer em 25 fev 2017, 18:16, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9900
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diferença entre 24 e 30

Mensagem por mjr » 02 dez 2016, 00:23

É possível (minha opinião), mas infelizmente não é possível (decisão, para já, da Nissan).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Diferença entre 24 e 30

Mensagem por pemifer » 02 dez 2016, 10:53

removido pelo autor
Última edição por pemifer em 25 fev 2017, 11:30, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diferença entre 24 e 30

Mensagem por VETL » 02 dez 2016, 11:04

pemifer Escreveu:Têm a mesma dimensão exterior?
Claro...
Mesma dimensão, furação, etc.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Diferença entre 24 e 30

Mensagem por RNM » 02 dez 2016, 11:19

pemifer Escreveu:
mjr Escreveu:É possível (minha opinião), mas infelizmente não é possível (decisão, para já, da Nissan).
Isso da Nissan já é conhecido, mas é possível como?
Têm a mesma dimensão exterior?
dimensionalmente são compatíveis, mk2 para mk2.

Depois de brincar um pouco com o Consult, deve funcionar sem qq problema

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Diferença entre 24 e 30

Mensagem por santanamos » 03 dez 2016, 02:57

O que acontecerá se meterem um pack de 30 numa carroçaria de 24?

Minha opinião: o carro deve assumir como se fosse só 24 porque está programado para isso (limites min e max de carga e descarga, etc). Será?

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Diferença entre 24 e 30

Mensagem por LuisG » 03 dez 2016, 14:57

santanamos Escreveu:O que acontecerá se meterem um pack de 30 numa carroçaria de 24?

Minha opinião: o carro deve assumir como se fosse só 24 porque está programado para isso (limites min e max de carga e descarga, etc). Será?
Na visita que fiz a um concessionário foi a conversa que me venderam. Tecnologia diferente, incompatível etc etc.
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Responder

Voltar para “Baterias e Carregamento”