OCasal Escreveu: ↑07 nov 2018, 09:34
... Especialmente para quem pode deixar o carro no exterior.
Haverá inconvenientes em ter as células com temperaturas abaixo dos 15ºC?
Não se vê muita coisa escrita acerca da longevidade das baterias ao frio, comparado com o que se encontra em relação ao calor. Então vejo muitas pessoas dizerem que o frio é mau para eficiência e o calor é mau para a longevidade.
Porém, encontro alguma informação que é contrária à ideia de que para a longevidade, quanto mais frio, melhor.
OCasal Escreveu: ↑07 nov 2018, 13:13
Então é deixa - las gelar!
Nem pensar.
Em primeiro lugar é preciso saber que carregar baterias Li-Ion a temperaturas baixas, tipo abaixo de 10°C, provoca degradação, e que abaixo de 0°C pode estragar a bateria.
Esse é o primeiro ponto: o carregamento. E é por essa razão que muitos carros aquecem a bateria para a carregar.
O segundo tem a ver com a própria operação da bateria. A temperaturas baixas, a resistência interna sobe significativamente, o que reduz a eficiência, produz calor e ou produz degradação ou funciona como um belo aquecedor de baterias — este era um ponto que eu gostava de ver explicado por aqueles que estão nisto há mais tempo que eu.
Citando o batteryuniversity.com, as baterias, como as pessoas, funcionam melhor "at room temperature". Geladas, ok, mas apenas para armazenamento, não para operação.
Uma referência para um
texto no BU especificamente acerca do carregamento.
Outro acerca da descarga. Já tenho tido que puxar destes textos para os canadianos birutas que querem estacionar em frente à garagem, carregar numa tomada de 120V...
Há realmente muito mais informação relativamente a temperaturas superiores a 25°C. Tem lógica que assim seja, porque em operação a bateria aquece bastante, e é essa temperatura que nos preocupa, mais do que a inicial.
Daí que eu peço a quem tenha mais informações que as traga para este tópico. Dados importantes seriam datasheets, que raramente têm informação sobre a longevidade a várias temperaturas.
Eu sei
deste datasheet, que é de uma amostra de baterias experimental, enviado pela LG Chem para uma universidade para um estudo acerca da impedância interna, em 2015 que se crê ter semelhanças com as do Ioniq. É um caso, mas são baterias de carro...
Na segunda página do datasheet está o gráfico do SoH em função do número de ciclos a 10, 25, 35 e 45°C e o que se vê é que até certo ponto, a 10° o SoH ligeiramente mais que a 35°, porém a partir daí a redução do SoH é bem mais acentuada a 10°C do que a 35°C sendo apesar disso menos má que a 45°C.
Para mim, garagem e sombra todo o ano sff. Não faz sentido nenhum observar que a eficiência se reduz, que a resistência interna aumenta, e ficar à espera que operar a bateria no frio lhe dê saúde.