
Carregamento de emergência
-
- Mensagens: 1
- Registado: 19 abr 2019, 11:51
- Data de fabrico: 01 ago 2018
- Capacidade bateria: 40 KW
Carregamento de emergência
Numa situação de emergência em que seja necessário fazer um carregamento fora da rede de cobertura de eletricidade quais são as características técnicas que deve ter um gerador para permitir carregar a bateria de um Leaf de 2018 ?
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Carregamento de emergência
Mínimo 6A a 230V. Mas a essa potência carrega MESMO devagar, para aí uns 8km por cada hora (dependendo do que gastes a andar claro)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3493
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Carregamento de emergência
Com um gerador de 6A também é preciso um EVSE regulável a 6A.
Eu tenho 2 VE em casa e tenho um gerador de 7kVA com inverter, para ter uma saída elétrica limpa sem as oscilações do motor de combustão.
Num VE meu não arriscava com um gerador pequeno sem inversor na saída.
Também o converti para gás: instalei um carburador que funciona com gasolina, gás engarrafado e gás natural.
A funcionar com gasolina o cheiro é insuportável e para estar arrumado para emergências ao fim de 2 ou 3 meses a gasolina degrada-se: já confirmei numa motoserra que o meu pai guardou parada mais de meio ano, só funcionou depois de lhe tirar a gasolina velha do carburador.
Uma garrafa de gás conserva-se sem problemas indefinidamente.
A última vez que tive de utilizar o gerador foi na tempestade Leslie, que deixou a minha zona 3 dias sem electricidade.
Se disser em quanto tempo precisa de carregar e se o gerador é para ter num local fixo ou se é para levar numa viagem podemos fazer recomendações mais específicas.
Eu tenho 2 VE em casa e tenho um gerador de 7kVA com inverter, para ter uma saída elétrica limpa sem as oscilações do motor de combustão.
Num VE meu não arriscava com um gerador pequeno sem inversor na saída.
Também o converti para gás: instalei um carburador que funciona com gasolina, gás engarrafado e gás natural.
A funcionar com gasolina o cheiro é insuportável e para estar arrumado para emergências ao fim de 2 ou 3 meses a gasolina degrada-se: já confirmei numa motoserra que o meu pai guardou parada mais de meio ano, só funcionou depois de lhe tirar a gasolina velha do carburador.
Uma garrafa de gás conserva-se sem problemas indefinidamente.
A última vez que tive de utilizar o gerador foi na tempestade Leslie, que deixou a minha zona 3 dias sem electricidade.
Se disser em quanto tempo precisa de carregar e se o gerador é para ter num local fixo ou se é para levar numa viagem podemos fazer recomendações mais específicas.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Carregamento de emergência
Verdade, bem lembrado.
Grande post

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 551
- Registado: 12 fev 2013, 11:56
- Data de fabrico: 28 mar 2013
- Capacidade bateria: 57,5 Ah
Re: Carregamento de emergência
Aproveitando o post,
Tenho um gerador que nunca me fez falta e possa interessar a alguém,tem 2 saídas monofásicas e insonorizado.
Tenho um gerador que nunca me fez falta e possa interessar a alguém,tem 2 saídas monofásicas e insonorizado.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3493
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Carregamento de emergência
Então ainda deves ter um backup de combustão com rodas.

O meu único backup de combustão agora é o gerador em casa.
Como moro numa zona rural a EDP deixa para quando não tem mais que fazer. As falhas são mais frequentes e reestabelecimento da energia demora sempre muito mais que na cidade.
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: Carregamento de emergência
A resposta é:
- Tem o EVSE da Nissan: tem de ter de saída 10A e 220V.
- Tem um EVSE que dá para carregar a 6A e 220V: tem de ter de saída 6A e 220V.