
Carregar bateria - 80 ou 100%?
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Carregar bateria - 80 ou 100%?
Olá pessoal.
Quando carregam o Leaf com o cabo de 10A. Deixam carregar sempre até aos 100%?
Quando carregam o Leaf com o cabo de 10A. Deixam carregar sempre até aos 100%?
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Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?
Pelo o que já li por aqui.
So ate 80% a não ser que se ande passado pouco tempo depois dos carregamento completo (100%)
So ate 80% a não ser que se ande passado pouco tempo depois dos carregamento completo (100%)
Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?
Só se deve carregar a 100% sempre que se necessita da autonomia, e quando isso acontece, deve-se programar o carro para acabar de carregar minutos antes de arrancamos. Se os 80% chegarem regularmente, uma vez de 15 em 15 dias ou uma por mês, carregar a 100% para equilibrar as células.
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Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?
Isso é válido apenas para o Leaf, que tem a opção de carregamento a 80%,, ou para todos?
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Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?
Há outros modelos que também têm a opção de escolher a %, mas alguns não. Mas sim, as baterias de lítio para durarem muito mais, não devem descer constantemente dos 20%, nem subir dos 80, 90%. Só mesmo por necessidadejasmim Escreveu:Isso é válido apenas para o Leaf, que tem a opção de carregamento a 80%,, ou para todos?

- Malm
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Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?
Estão a esquecer-se que quando se carrega o carro a 100%, não estamos a carregar as baterias até mesmo aos 100%. Apesar de o meu carro só permitir durante os carregamentos lentos ou rápidos que as suas células atinjam no máximo 4,105 V, se eu logo a seguir fizer uma descida e utilizar a regeneração as minhas células chegam a atingir voltagens de 4,120V ou 4,125V. Isso demonstra que o próprio carro evita que as baterias atinjam esses mesmo 100%.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
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Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?
Este tópico quase faz lembrar a máxima que hoje em dia ouvimos, baterias de gel?? Descarregar totalmente e depois carregar.
Todos sabemos hoje que isso mata as baterias de gel, mas em relacao aos 80%, acho que ainda nao há muito concenso.
Realmente eu proprio carrego ate aos 85/90% porque nao tenho forma de parar e pelas contas por alto sei que no meu caso 1h=20% por isso é mais ou menos facil . Mas será que é mesmo assim? Os ciclos serao mesmo mais caso se poupe esses 20% de carga total=?
Todos sabemos hoje que isso mata as baterias de gel, mas em relacao aos 80%, acho que ainda nao há muito concenso.
Realmente eu proprio carrego ate aos 85/90% porque nao tenho forma de parar e pelas contas por alto sei que no meu caso 1h=20% por isso é mais ou menos facil . Mas será que é mesmo assim? Os ciclos serao mesmo mais caso se poupe esses 20% de carga total=?
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- mjr
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Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?
Sim , serão mais ciclos completos equivalentes seguramente. Além de que também evita uma velocidade de degradação maior quando em repouso após o fim da carga.
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Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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- Malm
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Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?
Para todos que preferem apenas carregar até ao que o carro indica como 80%, não esquecer de ir fazendo, de vez me quando, um carregamento a 100%. Eu cá vou continuar a confiar na proteção que o próprio carro tem e deixá-lo, na maioria das vezes, carregar tudo o que ele quiser. Assim fiz nestes últimos tempos e a degradação está reduzida a 1 Ah por ano. Assim é menos um carregamento por semana e é menos um dia por semana que lhe ponho mais 6 ºC. Recordem-me lá, qual é a voltagem real máxima que as baterias do i-MiEV e do Leaf podem levar? 4,2V?
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- Proprietário Ion
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Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?
Era aqui que eu queria chegar . sei que no ultimo ano tiveste uma degradacao minima sem esse cuidado.Malm Escreveu:Para todos que preferem apenas carregar até ao que o carro indica como 80%, não esquecer de ir fazendo, de vez me quando, um carregamento a 100%. Eu cá vou continuar a confiar na proteção que o próprio carro tem e deixá-lo, na maioria das vezes, carregar tudo o que ele quiser. Assim fiz nestes últimos tempos e a degradação está reduzida a 1 Ah por ano. Assim é menos um carregamento por semana e é menos um dia por semana que lhe ponho mais 6 ºC. Recordem-me lá, qual é a voltagem real máxima que as baterias do i-MiEV e do Leaf podem levar? 4,2V?
Seria de exagerar que com os 80% nao tivesses degradacao pelo que se calhar nao é assim tao importante os 80%, mais importante é a temperatura que o pack atinge. A meu ver, mas aceito todas as opcoes, umas mais facilmente verificaveis do que outras... Tal como disse normalmente tenho o meu nos 90% a 95% todos os dias
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