Página 2 de 3

Re: Nissan - Programa Instala Fácil - Carregador Gratuito

Enviado: 26 jul 2018, 23:53
por BrunoFonseca
noway Escreveu:
26 jul 2018, 15:48
Sim.... provavelmente terei de aumentar o escalão de energia para não estar tão no limite. Se qualquer coisa se liga ao mesmo tempo que o VE está a carregar... lá dispara o quadro.

Acho que vou experimentar o programa... depois deixo aqui quanto é que ficou no fim a factura.

Não recomendo o aumento da potencia. O valor do "contador" (de 6,9 para 10) aumenta brutalmente, encarecendo assim não só a carga que vai por no carro mas toda a energia consumida em casa.
Mais, com 6,9, se não deixar a bateria chegar a zero, e dependendo da utilização diária que der ao carro, deverá conseguir carregar este em 3 ou 4 horas... se conseguir agendar o carregamento, por exemplo entre as 2:00 e as 6:00, (horário nocturno) período em que por norma não terá outros equipamentos domésticos em funcionamento, não haverá mesmo necessidade nenhuma em alterar a potência.
Fica aqui apenas mais uma nota adicional, em 5 semanas que possuo um VE, apenas o carreguei no local da WB 2 vezes, por não ter no momento o cartão da Mobi.e, e já conto com 2500 Km percorridos.

Re: Nissan - Programa Instala Fácil - Carregador Gratuito

Enviado: 27 jul 2018, 00:22
por migle
BrunoFonseca, não é tão mau. O preço do kWh de energia não muda. Só muda o termo de potência, pago ao dia. Em números redondos, são 10€/mês para ter os 6,9kVA (30A) e 15€/mês para ter 10,35kVA (45A). É proporcional, 15A são 5€/mês.

Para carregar durante a noite, é verdade, não é importante. A importância da wallbox é durante o dia, para situações imprevistas. Aumenta a utilidade do carro. Os carros eléctricos são óptimos na rotina mss um pouco mais trabalhosos nos imprevistos.

A YLCE tem bons preços no termo da potência contratada.

Re: Nissan - Programa Instala Fácil - Carregador Gratuito

Enviado: 27 jul 2018, 00:30
por Fil
Em alguns distribuidores de energia, a partir de 6.9kW muda o preço do kWh, não é o caso da ylce ;)

Re: Nissan - Programa Instala Fácil - Carregador Gratuito

Enviado: 27 jul 2018, 00:36
por migle
Essa é nova...
Já não se lembravam onde mais haviam de roubar...

Re: Nissan - Programa Instala Fácil - Carregador Gratuito

Enviado: 27 jul 2018, 00:39
por Fil
Infelizmente é uma situação que existe há muitos anos. Só com a liberalização do mercado passámos a ter opção.

Re: Nissan - Programa Instala Fácil - Carregador Gratuito

Enviado: 27 jul 2018, 11:50
por noway
Para quem quiser saber mais qualquer coisa... aqui está o anúncio da campanha da Nissan:

https://www.youtube.com/watch?v=JTNONX1ufcs

São 750 EUR de comparticipação da Nissan!

Re: Nissan - Programa Instala Fácil - Carregador Gratuito

Enviado: 27 jul 2018, 22:55
por migle
Acho incompreensível que se venda um carro eléctrico sem ter uma wallbox pelo menos para sugerir ao cliente (sem implicar desconto ou parceria).
A BMW vende wsllboxes, a Renault dá aquela cena, a Nissan tem isto.

Em Inglaterra, a Hyundai faz parceria com a PodPoint, está até no catálogo do carro.
Quando comprei o Hyundai perguntei... Nem sabiam que existia...
Enfim, eu não sou electricamente analfabeto, sei escolher, e vou ficar melhor quando trouxer o OpenEVSE. Mas outras pessoas, são deixadas às aranhas (refiro-me aos muitos milhares de compradores de VEs Hyundai em Portugal com menos formação nesta área).

E perderam a oportunidade de fazer uma venda...

Re: Nissan - Programa Instala Fácil - Carregador Gratuito

Enviado: 28 jul 2018, 08:32
por noway
Concordo... esta opção devia fazer sempre parte de uma compra de um VE, especialmente numa primeira compra.
migle Escreveu:
27 jul 2018, 22:55
Enfim, eu não sou electricamente analfabeto, sei escolher, e vou ficar melhor quando trouxer o OpenEVSE.
Já tinha tropeçado nisto mas... como vais comprar o OpenEVSE sem te livrares dos custos da alfândega? E onde está o nosso connector "manecas"... ou vai lá com um adaptador?

Re: Nissan - Programa Instala Fácil - Carregador Gratuito

Enviado: 28 jul 2018, 15:40
por migle
O OpenEVSE também se vende em kit, isto é, vende-se em componentes separados, podes comprar os componentes electrónicos todos a um terceiro (um fornecedor com entregas em Portugal, como a Farnell, a RS, a Mouser, entregam os componentes em poucos dias), também podes comprar os componentes a eles, podes comprar o kit completo, há muitas opções.

Podes encomendar em pacotes abaixo do valor a partir do qual se paga alfândega... Mas o problema da alfândega é a incerteza, e a incompetência. Regularmente recusam facturas americanas (já me disseram "Ai, a factura do invoice não serve, tem de trazer prints do site", invoice significa factura, não há hipótese).

Muitos dos componentes, e uma adaptação europeia do OpenEVSE, estão disponíveis na loja do shop.openenergymonitor.com, que é de Inglaterra.

Eu vou ter uma semaninha de férias e vou estudar o assunto para ver se tenho os componentes da próxima vez que estiver de férias. Vou ver que combinação de coisas vou comprar e de onde.

Não vai ser a alfândega que me vai impedir. Da última vez, recusaram tudo, tudo o que entreguei. A incompetência é tanta que eles só conseguem entender compras do ebay.com. Quando passaram os 90 dias, aquilo deve ter ido a alguém mais competente e a realidade é que eu recebi a coisa em casa depois de todas as mensagens que recebi a dizer que a documentação que enviei não servia.

PS: Se nunca tiveste de tirar nada da alfândega, deixa-me dizer-te: tu pagas os custos alegremente, até davas uma gorjeta! O problema é o desgaste emocional de lidar com aquilo.

Re: Nissan - Programa Instala Fácil - Carregador Gratuito

Enviado: 28 jul 2018, 21:48
por Nonnus
migle Escreveu:
28 jul 2018, 15:40

PS: Se nunca tiveste de tirar nada da alfândega, deixa-me dizer-te: tu pagas os custos alegremente, até davas uma gorjeta! O problema é o desgaste emocional de lidar com aquilo.
Eu tenho um experiência bastante diferente. Das duas vezes que tive de desalfandegar artigos correu bastante bem. Uma vez do ebay (talvez por ter sido do ebay) e outra vez do banggood. Da primeira vez como não estava familiarizado com o sistema, telefonei e explicaram-me tudo e depois foi tudo por email. Da segunda vez foi tudo por email.

Lembro-me na altura ter ficado muito bem impressionado com simplicidade e rapidez da coisa, até pensei porque é que não funciona tudo assim.