Tendo em conta que é tudo electrónico, o carro devia ter um sensor de inclinação de forma a compensar a força que faz quando está em drive e tiramos o pé do travão, de forma a não descair numa subida mais inclinada.
Ou podia detectar que estava a andar para trás e automaticamente compensava com mais um pouco de força para não descair.
Isto pode ser útil quando se está a estacionar em lugares muito apertados em ruas muito inclinadas, em que temos que nos aproximar o máximo do carro de trás para ter espaço de manobra, mas depois no arranque existe uma fracção de tempo que o carro pode descair ligeiramente...

Força de creep variavel ao tirar o pé do travão a subir
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Força de creep variavel ao tirar o pé do travão a subir
Neste momento é possivel não descair ao arrancar numa subida utilizando o travão de mão. Com o creep variável seria mais simples.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- mikexilva
- Moderador Global
- Mensagens: 1493
- Registado: 06 jan 2011, 00:44
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
- Contacto:
Re: Força de creep variavel ao tirar o pé do travão a subir
Pois, o travão de mão do LEAF como também é eléctrico e digital, ou está travado, ou está destravado, e como demora um pouco a mudar de estado, não dá a sensibilidade de um travão de mão de alavanca que permite puxar só com um pouco de força de forma a rapidamente se destravar e rapidamente voltar a travar.
No entanto nunca testei usar o travão de mão do LEAF para estas situações, pois no caso de só temos 1 palmo de espaço para estacionar, temos que andar muitas vezes 1 palmo para a frente e 1 palmo para trás, torna-se mais complicado.
No entanto nunca testei usar o travão de mão do LEAF para estas situações, pois no caso de só temos 1 palmo de espaço para estacionar, temos que andar muitas vezes 1 palmo para a frente e 1 palmo para trás, torna-se mais complicado.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Força de creep variavel ao tirar o pé do travão a subir
O travão de mão do Leaf tem a função de Auto-Hold. Numa subida com ele ativado, ao carregar no acelerador é muito fácil não descair 1mm. Já experimentei na subida da minha garagem e funciona muito bem.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- mikexilva
- Moderador Global
- Mensagens: 1493
- Registado: 06 jan 2011, 00:44
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
- Contacto:
Re: Força de creep variavel ao tirar o pé do travão a subir
Sim, percebo o que dizes, quando carregas no acelerador com o travão de mão activado ele vai liberta-lo automaticamente, mas eu fico com a sensação que enquanto ele não destrava automaticamente estou a forçar um pouco, apesar de o travão ser nas rodas de traz e a força para andar está a ser feita nas rodas da frente...mjr Escreveu:O travão de mão do Leaf tem a função de Auto-Hold. Numa subida com ele ativado, ao carregar no acelerador é muito fácil não descair 1mm. Já experimentei na subida da minha garagem e funciona muito bem.
Tenho que testar melhor, mas deve ser preciso alguma sensibilidade de quanto tens que carregar no acelerador para que quando o travão de solta o carro não descai, nem sai disparado para a frente não? (tipo ponto de embraiagem) ou será que ele limita a potencia enquanto não liberta por completo o travão de mão?
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Força de creep variavel ao tirar o pé do travão a subir
Não sei se limitará a potência enquanto está o travão de mão ativado. Vou testar da próxima vez. Seja como for é muito fácil de utilizar e parece realmente que ele fornece a energia necessária para o carro não descair.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt