Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Aqui pode colocar as suas questões acerca do funcionamento do forum
Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por VETL » 03 jan 2016, 23:35

sapcmc Escreveu:Este estatuto então nem nas constituições de países lembra

https://www.uve.pt/page/wp-content/uplo ... _final.pdf
Artigo 16.º - Alteração aos Estatutos
A Associação poderá alterar os atuais Estatutos por deliberação da Assembleia Geral,
convocada para o efeito, nos termos da lei e do regulamento geral interno, mediante voto
favorável de pelo menos três quartos do número de associados presentes na Assembleia Geral
convocada para o efeito.
3/4 de votos é muito mais que uma maioria de 2/3 que é aceite de forma quase unânime pela maioria as organizações internacionais.

Basicamente os estatutos estão blindados para todo o sempre.
Não se ponham com infantilidades nem sejam patetas.
Vocês vivem em Portugal. Mas nem precisavam disso, pois na maior parte dos países isto é assim.
Em Portugal é a lei que temos há muito tempo e com a qual teremos que viver.
Entre outros que resultam de transposição direta do Código Civil, este também é simplesmente um artigo que nem necessitava de existir nos estatutos dado o disposto no n.º 3 do art.º 175.º do Código Civil.
art.º 175.º do Código Civil Escreveu:...
3. As deliberações sobre alterações dos estatutos exigem o voto favorável de três quartos do número dos associados presentes.
...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por mjr » 03 jan 2016, 23:48

E é assim por razões óbvias! As assoçiações representam pessoas com objetivos comuns, pelo que é de assumir todos os associados se identificam com esses objetivos. Para alterar os estatutos é naturalmente necessária uma maioria "maior". E teria que ser naturalmente maior que os 2/3 usados nas constituições dos países, pois os cidadãos não têm naturalmente o mesmo alinhamento de opiniões que é suposto existir nas associações. Isto a mim parece-me tão óbvio, que não consigo perceber porque se coloca em causa.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
joaocfgoncalves
Proprietário i3
Mensagens: 909
Registado: 30 jan 2014, 01:48
Data de fabrico: 23 abr 2014
Capacidade bateria: 18.8 kWh

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por joaocfgoncalves » 03 jan 2016, 23:51

São apenas 21 sócios fundadores, que lutam para uma existência eterna da Associação que criaram, com a esperança de se lhes associar milhares de Utilizadores de Veículos Eléctricos. Não vejo, onde os 210 pontos de voto poderão prejudicar o bom desenvolvimento, respeito e credibilidade da UVE.

Façamos história, juntemos as nossa energias, ideias, vontades e desafios num único objectivo, a Mobilidade eléctrica em Portugal.
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
http://www.facebook.com/optica.docentro

Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por RNM » 04 jan 2016, 01:06

VETL Escreveu:
sapcmc Escreveu:Este estatuto então nem nas constituições de países lembra

https://www.uve.pt/page/wp-content/uplo ... _final.pdf
Artigo 16.º - Alteração aos Estatutos
A Associação poderá alterar os atuais Estatutos por deliberação da Assembleia Geral,
convocada para o efeito, nos termos da lei e do regulamento geral interno, mediante voto
favorável de pelo menos três quartos do número de associados presentes na Assembleia Geral
convocada para o efeito.
3/4 de votos é muito mais que uma maioria de 2/3 que é aceite de forma quase unânime pela maioria as organizações internacionais.

Basicamente os estatutos estão blindados para todo o sempre.
Não se ponham com infantilidades nem sejam patetas.
Vocês vivem em Portugal. Mas nem precisavam disso, pois na maior parte dos países isto é assim.
Em Portugal é a lei que temos há muito tempo e com a qual teremos que viver.
Entre outros que resultam de transposição direta do Código Civil, este também é simplesmente um artigo que nem necessitava de existir nos estatutos dado o disposto no n.º 3 do art.º 175.º do Código Civil.
art.º 175.º do Código Civil Escreveu:...
3. As deliberações sobre alterações dos estatutos exigem o voto favorável de três quartos do número dos associados presentes.
...
Também diz na lei que uns têm mais votos que outros? Na democracia portuguesa não funciona assim...

Se eu não vos conhecesse, até ficaria a pensar que a UVE queria associados para pagar para os membros fundadores terem dinheiro para fazer o que lhes desse na cabeça (o que acredito não ser verdade)

Mudem isso, está nas vossas mãos.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por Fil » 04 jan 2016, 01:33

Não levem a mal as questões, acho que pretendemos todos o mesmo, o melhor para a ME e para o país, mas também me parece normal questionar o que não percebemos, e não há melhor forma de ajudarmos a associação e a causa, do que perceber tudo a fundo, senão é difícil atirarmo-nos de cabeça. Certo? Por isso parece-me que todas as perguntas merecem resposta.

Tenho algumas questões que também gostava de colocar ;

De que forma foram escolhidos os membros fundadores? Que critérios utilizaram? (Não estou a afirmar que não foram bem escolhidos, só pretendo perceber como e porquê)

Porquê o secretismo inicial? Só ficámos a saber o que iria ser a UVE, quase no dia em que se formou.

A jóia inicial serve para? Todo o dinheiro angariado tem que fim?

É verdade que os fundadores têm 10x mais votos que os restantes membros?

Porque não pediram ajuda logo de início?

Friso uma vez mais, que o objectivo é compreender-vos e não interrogar-vos ;)

Obrigado.

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por RNM » 04 jan 2016, 01:40

Fil Escreveu:Não levem a mal as questões, acho que pretendemos todos o mesmo, o melhor para a ME e para o país, mas também me parece normal questionar o que não percebemos, e não há melhor forma de ajudarmos a associação e a causa, do que perceber tudo a fundo, senão é difícil atirarmo-nos de cabeça. Certo? Por isso parece-me que todas as perguntas merecem resposta.

Tenho algumas questões que também gostava de colocar ;

De que forma foram escolhidos os membros fundadores? Que critérios utilizaram? (Não estou a afirmar que não foram bem escolhidos, só pretendo perceber como e porquê)

Porquê o secretismo inicial? Só ficámos a saber o que iria ser a UVE, quase no dia em que se formou.

A jóia inicial serve para? Todo o dinheiro angariado tem que fim?

É verdade que os fundadores têm 10x mais votos que os restantes membros?

Porque não pediram ajuda logo de início?

Friso uma vez mais, que o objectivo é compreender-vos e não interrogar-vos ;)

Obrigado.
x2

Fil, os 10x+ votos está escrito nos estatutos. Por isso, até hoje, é verdade. Talvez daqui a uns dias não seja

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3043
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por Filipe » 04 jan 2016, 11:04

sapcmc Escreveu:Então mudem os estatutos. Não colocaram que os fundadores tinham direito vitalício porque tal era ilegal e por isso colocaram um período temporal em que nem estavam abertas as inscrições.

Para quem estiver interessado os estatutos do ACP.

https://www.acp.pt/o-clube/saiba-mais/e ... ewall=true

Nem no ACP existe tal figura.

Favor mudem os estatutos para bem da mobilidade eléctrica.
Pois, sou sócio do ACP há mais de 40 anos e que têm eles feito pela Mobilidade Elétrica?
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

ICEM4N
Proprietário Ion
Mensagens: 729
Registado: 26 ago 2012, 02:38
Data de fabrico: 20 set 2011
Capacidade bateria: 40.8Ah

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por ICEM4N » 04 jan 2016, 11:39

Vocês querem votas os estatutos da UVE ou querem que a mobilidade cresça?
Quero lá saber quantos votos os fundadores valem, quero é que a mobilidade acelere... É disso que estou a espera que a UVE nos ajude.

De que adianta votarmos no governo de forma justa se depois eles nos lixam na mesma?
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por Essiemme » 04 jan 2016, 11:54

Eu julgo, pelo contrário, que "abrir" muito as mudanças dos estatutos, estaremos todos, provavelmente, mais expostos aos "falsos adeptos dos VE".
No pior cenário, a associação ficar vulnerável aos Lobbies.

Será ?

sm
:?
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por beme83 » 04 jan 2016, 12:08

Caros

Tenho assistido a esta discussão por fora e compreendo os argumentos dos dois lados contudo penso que há coisas a melhorar de facto.
Estando eu numa organização há diversos anos na qual segue regras similares quanto a votos, mesmo não sendo fundador sou Presidente da mesma e os fundadores nãp vetaram qualquer desenvolvimento da mesma contudo existe maior proporcionalidade de votos .
Penso que a optarem por esta situação deviam antes de tudo permitir que outros elementos no Longo Prazo equivalessem a Fundadores pelo trabalho prestado ou anos de sócio
Também penso que não é correcto eu pagar quotas no primeiro ano e não ter direito a voto. Na maioria das organizações o direito a voto torna se efectivo 30 dias depois da adesão.
A questão dos lobbies devia ser assegurada a sua não presença limitando a UVE apenas a sócios utilizadores de VE, sendo criada uma tipologia de Amigos da UVE para todos os entusiastas. Se é Associação de utilizadores não é de entusiastas.

Responder

Voltar para “Discussão sobre o Forum”