Preciso técnico para instalar tomada azul CEE em casa
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Re: Preciso técnico para instalar tomada azul CEE em casa
Pode derreter se a tomada estiver com os contactos oxidados: muito comum em instalações antigas.
Mas isso também acontece com aquecedores de 3000W.
Já assisti a várias pessoas em encontros a carregar com tomadas shucko a 16A: Os contactos não podem ter qualquer ponto de oxidação.
Mas isso também acontece com aquecedores de 3000W.
Já assisti a várias pessoas em encontros a carregar com tomadas shucko a 16A: Os contactos não podem ter qualquer ponto de oxidação.
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Re: Preciso técnico para instalar tomada azul CEE em casa
È evidente que nestas situações, segurança é palavra de ordem.RJSC Escreveu:Pode derreter se a tomada estiver com os contactos oxidados: muito comum em instalações antigas.
Mas isso também acontece com aquecedores de 3000W.
Já assisti a várias pessoas em encontros a carregar com tomadas shucko a 16A: Os contactos não podem ter qualquer ponto de oxidação.
Escrevi aqui em 5 de Junho de 2011 "Acabo de receber o orçamento da Efacec para instalação do Home Charger - 1 306,00 €, IVA incluído."
Gastei um pouco mais de 200€ e resolvi o problema para sempre.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras
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Re: Preciso técnico para instalar tomada azul CEE em casa
usa o cabo 16 amp ou o de 10 amp? qual os tempos de recarga?
MLF
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Re: Preciso técnico para instalar tomada azul CEE em casa
Uso o cabo de 16 A. No dia 31 de Julho registei 15,3 KW.h 223 min.MLF Escreveu:usa o cabo 16 amp ou o de 10 amp? qual os tempos de recarga?
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Re: Preciso técnico para instalar tomada azul CEE em casa
tem que ser comprado á parte no leaf 2013?
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Re: Preciso técnico para instalar tomada azul CEE em casa
O que recomendo é mesmo a tomada CEE, até porque os adaptadores não são muito robustos.
Mesmo que não haja mais nada, basta trocar a tomada schucko existente por uma CEE.
O pior é mesmo convencer a Nissan a voltar a vender o EVSE de 16A.
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O pior é mesmo convencer a Nissan a voltar a vender o EVSE de 16A.
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Re: Preciso técnico para instalar tomada azul CEE em casa
Como estou a ser eu o questionado, terei muito gosto em lhe responder. Haverá aqui no fórum quem poderá completar o que vou referir.MLF Escreveu:tem que ser comprado á parte no leaf 2013?
Em primeiro lugar, não entendo porque razão a Nissan deixou de fornecer o Leaf com o cabo de 16A. Considero-o indispensável.
Sobre a instalação eléctrica, sugeria que se dirigisse a um instalador da sua confiança que, depois de verificar a situação que possui, a potência contratada, lhe apresente uma proposta para que possa ligar um equipamento que consome 16 A permanentes, durante 4 ou 5 horas. Ele saberá que protecções terá de instalar.
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Re: Preciso técnico para instalar tomada azul CEE em casa
desculpe mas estou um pouco as aranhas sobre a materia... tem sido mt amavel e bastante esclarecedor!!!
Bela instalação, deve ser numa garagem individual ?!
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- mjr
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Re: Preciso técnico para instalar tomada azul CEE em casa
Provavelmente a Nissan já não venderá o EVSE de 16A devido aos riscos potenciais que acarreta. A última coisa que a Nissan quer é notícias a associar o carro elétrico a incêndios (já os milhares de incêndios que há por ano com carros de combustão são considerados normais, enfim...). Claro que para o utilizador o cabo de 16A é muito melhor, pois evita ter de comprar um EVSE fixo a instalar na garagem, bastando uma tomada CEE (esta sim, completamente segura). Mas como o processo não é controlado pela Nissan, o utilizador pode ligar esse EVSE de 16A onde quiser, potencialmente em instalações inseguras. Eu próprio já fiquei preocupado com algumas cargas que fiz fora de casa, onde estava sempre a monitorizar a carga. Por exemplo, no El Corte Ingles de Gaia as tomadas Schuko não estão preparadas para 16A, disparando o térmico do interruptor passado meia hora. Se não tivesse térmico poderia haver um azar...
Para quem comprar um Leaf de 2013 até pode ser interessante ter um EVSE fixo na garagem de mais de 16A, de preferência facilmente regulável. A mim já me teria dado jeito algumas vezes...
Penso que a solução mais barata de EVSE será uma da Magnum Cap, em que o EVSE não tem cabo, devendo o utilizador usar o cabo Mennekes que usa para a rede pública também na sua garagem.
Para quem comprar um Leaf de 2013 até pode ser interessante ter um EVSE fixo na garagem de mais de 16A, de preferência facilmente regulável. A mim já me teria dado jeito algumas vezes...
Penso que a solução mais barata de EVSE será uma da Magnum Cap, em que o EVSE não tem cabo, devendo o utilizador usar o cabo Mennekes que usa para a rede pública também na sua garagem.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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