EVSE MK2
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2482
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: EVSE MK2
Se for o carregador já com cabo não sei se dava. Se a messekes femea precisar da resistência entre a proximidade e a terra, adicionar outro cabo mennekes - J1772 é capaz de adulterar o resultado.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9900
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: EVSE MK2
Se já tiver cabo é outra história... Nem sei se o cabo Mennekes do Leaf encaixa na ponta do cabo que liga ao carro. Num cabo Mennekes<->Mennekes as fichas encaixam umas nas outras?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2482
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: EVSE MK2
Das imagens que vejo parecem encaixar, mas não faço ideia!
Acho que não vale a pena inventar, se a única ficha que o Leaf precisa é uma J1772 apenas essa devia ser comprada, agarrada a um cabo. E para outro VE um raciocinio identico.
A ideia de "posso aproveitar o facto de já ter um cabo mennekes" é errada, o EVSE até fica mais caro com mennekes femea.
Se um dia for preciso trocar de ficha, fala-se com o RJSC! E se ele não puder eu dou uma ajuda!
Acho que não vale a pena inventar, se a única ficha que o Leaf precisa é uma J1772 apenas essa devia ser comprada, agarrada a um cabo. E para outro VE um raciocinio identico.
A ideia de "posso aproveitar o facto de já ter um cabo mennekes" é errada, o EVSE até fica mais caro com mennekes femea.
Se um dia for preciso trocar de ficha, fala-se com o RJSC! E se ele não puder eu dou uma ajuda!
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9900
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: EVSE MK2
Para um EVSE caseiro claro que não faz sentido. Eu estava a referir-me ao uso em postos públicos que já tenham cabo Mennekes, nomeadamente os PCRs AC.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2482
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: EVSE MK2
Por principio, cada carro deveria ter o seu próprio EVSE para poder carregar ao mesmo tempo
mas entendo a tua questão que é poder usar um EVSE qualquer num carro qualquer.... nessa situação, com o ELPA talvez fosse mais interessante um com ficha mennekes e depois fazer um adaptador Mennekes-J1772 direto somente para "adaptar" para o Leaf. Mas lá está, esse adaptador pode ficar mais caro que outro EVSE por causa das fichas.
mas entendo a tua questão que é poder usar um EVSE qualquer num carro qualquer.... nessa situação, com o ELPA talvez fosse mais interessante um com ficha mennekes e depois fazer um adaptador Mennekes-J1772 direto somente para "adaptar" para o Leaf. Mas lá está, esse adaptador pode ficar mais caro que outro EVSE por causa das fichas.
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2482
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: EVSE MK2
Nota que o adaptador Mennekes-J1772 não é o cabo usado nos postos, seria um adaptador que serve apenas de conversor de tomadas e que provavelmente nem serviria para ser usado nos postos publicos ou carregadores com tomada mennekes femea.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 677
- Registado: 14 fev 2014, 21:32
- Data de fabrico: 20 jun 2013
- Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras
Re: EVSE MK2
Encaixar posso garantir que encaixa, eu meti o do LEAF(Mennekes-macho) na do carregador do i3 (Mennekes-femea), mas não cheguei a por a carregar, apenas as encaixei..
Eu posso testar isso facilmente no EVSE do i3... Talvez hoje ainda consiga fazer o teste.
Eu posso testar isso facilmente no EVSE do i3... Talvez hoje ainda consiga fazer o teste.
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 677
- Registado: 14 fev 2014, 21:32
- Data de fabrico: 20 jun 2013
- Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras
Re: EVSE MK2
Não consegui ainda testar com o meu tio que tem o EVSE do i3, vou tentar amanha.rdias Escreveu:Já agora tirávamos duvida....
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: EVSE MK2
Suspens....mrr Escreveu:Não consegui ainda testar com o meu tio que tem o EVSE do i3, vou tentar amanha.rdias Escreveu:Já agora tirávamos duvida....
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 677
- Registado: 14 fev 2014, 21:32
- Data de fabrico: 20 jun 2013
- Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras
Re: EVSE MK2
Não funciona, as fichas encaixam-se, mas não carrega.
Foi testado num posto da MagnumCap com cabo Mennekes<->Mennekes(32A) de carregar o i3 e liguei ao meu Mennekes<->J1772(16A), o carro dá o sinal sonoro quando ligo o cabo, mas não começa a carregar.
Já agora deixo aqui uma foto do micro encontro de VE da família
picture share
Foi testado num posto da MagnumCap com cabo Mennekes<->Mennekes(32A) de carregar o i3 e liguei ao meu Mennekes<->J1772(16A), o carro dá o sinal sonoro quando ligo o cabo, mas não começa a carregar.
Já agora deixo aqui uma foto do micro encontro de VE da família
picture share
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014