CABO MENNEKES
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 212
- Registado: 03 mar 2011, 16:14
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
CABO MENNEKES
Na zona de Sintra já existem vários postos de carga que, já utilizei uma ou duas vezes com o cabo industrial fornecido, mas que depois deixaram de funcionar dando a informação de indisponível para o posto 1. Já liguei várias vezes para a MOBI.E a dar conta do sucedido e eles disseram-me que estes postos ainda estão em fase de instalação.
Como o posto 2 dava informação de disponível resolvi experimentar com o cabo Mennekes, pese embora a dificuldade de chegar ao local, o resultado foi positivo, pelo menos por agora. Amanhã vou tentar novamente.
Este cabo deve estar disponível para TROCA( pelo cabo industrial) ou aquisição, nos concessionários, a partir do próximo mês.
[/img]
Como o posto 2 dava informação de disponível resolvi experimentar com o cabo Mennekes, pese embora a dificuldade de chegar ao local, o resultado foi positivo, pelo menos por agora. Amanhã vou tentar novamente.
Este cabo deve estar disponível para TROCA( pelo cabo industrial) ou aquisição, nos concessionários, a partir do próximo mês.
[/img]
- ruimegas
- Gestor do Forum
- Mensagens: 5074
- Registado: 04 jan 2011, 23:39
- Data de fabrico: 09 jun 2011
- Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
- Localização: Oeiras
- Contacto:
Re: CABO MENNEKES
Obrigado pela informação.
Ficaste com uma ideia de quanto vão pedir em termos de preço pelo cabo Modo 3?
Ficaste com uma ideia de quanto vão pedir em termos de preço pelo cabo Modo 3?
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 212
- Registado: 03 mar 2011, 16:14
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: CABO MENNEKES
Só me disseram, o que é óbvio, vai ser muito mais barato que o cabo industrial. O preço deve ser definido pelos concessionários.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3475
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: CABO MENNEKES
Se calhar quem comprar um Leaf daqui a uns meses vai ter azar e vai receber um cabo mennekes com o carro, pagando o mesmo.
Lá se vão os pontos de carregamento domésticos de baixo custo.
Lá se vão os pontos de carregamento domésticos de baixo custo.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 212
- Registado: 03 mar 2011, 16:14
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: CABO MENNEKES
Segundo me informaram na Nissan, prevê-se que no futuro os Postos de Carregamento passem a ter exclusivamente tomadas para o Mennekes, que aliás vai ser adoptado na UE. Portanto já certo que a partir de agora o LEAF só vem com este cabo.
As vantagens que este cabo tem são apenas em termos de maneabilidade, é mais leve e ocupa menos espaço. Por lado não se consegue retirar da tomada sem dar a instrução de desligar, para a qual é necessário o cartão. Logo deste ponto de vista é mais seguro.
As vantagens que este cabo tem são apenas em termos de maneabilidade, é mais leve e ocupa menos espaço. Por lado não se consegue retirar da tomada sem dar a instrução de desligar, para a qual é necessário o cartão. Logo deste ponto de vista é mais seguro.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3475
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: CABO MENNEKES
Pois sim, mas pelo menos deviam fazer um corte no preço do carro equivalente à diferença dos cabos.
Porque assim, o cliente para carregar em casa vai ter comprar um EVSE, seja o da Nissan (caro) ou o HomeCharger (caríssimo!).
Além de que de momento, ainda há muitos postos apenas com ficha CEE. Em Aveiro estão todos, e não sei quando irão mudar.
A mudar para Mennekes, também deviam ligar as 3 fases na tomada, coisa que não está a acontecer, continuam a ligar uma fase com 16 A.
Faria uma grande diferença no tempo de carregamento para os VE equipados com Mennekes de fábrica.
Porque assim, o cliente para carregar em casa vai ter comprar um EVSE, seja o da Nissan (caro) ou o HomeCharger (caríssimo!).
Além de que de momento, ainda há muitos postos apenas com ficha CEE. Em Aveiro estão todos, e não sei quando irão mudar.
A mudar para Mennekes, também deviam ligar as 3 fases na tomada, coisa que não está a acontecer, continuam a ligar uma fase com 16 A.
Faria uma grande diferença no tempo de carregamento para os VE equipados com Mennekes de fábrica.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 212
- Registado: 03 mar 2011, 16:14
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: CABO MENNEKES
O pioneirismo paga-se! Hoje o “Mennekes” pregou-me uma partida depois de efectuar o carregamento, com as dificuldades de parqueamento habituais, segui os procedimentos prescritos: apresentar o cartão para leitura e depois seleccionar a opção desligar, no entanto o cabo ficou bloqueado e não saiu. Depois de cerca de 30 minutos de várias tentativas sem sucesso, acabei por ligar para a MOBI.E cerca das 11:30 H e muito embora a simpatia da pessoa que me atendeu o cabo só foi retirado já depois das 19:30H. Apesar de hoje ser dia de Greve Geral, convenhamos que isto é uma situação preocupante.
Hoje, apesar de tudo tive a sorte de ter acontecido próximo de Ginásio onde costumo ir e num local relativamente vigiado. Segundo me relataram os técnicos da EFACEC isto já aconteceu algumas vezes no aeroporto e obriga sempre a uma deslocação ao local pois não conseguem fazer o desbloqueio remotamente. Aproveitei também para questionar sobre a avaria do posto Nº1, que usa o cabo fornecido com o carro, e foi-me respondido que era só o disjuntor que tinha disparado, provavelmente devido a uma sobrecarga.
Hoje, apesar de tudo tive a sorte de ter acontecido próximo de Ginásio onde costumo ir e num local relativamente vigiado. Segundo me relataram os técnicos da EFACEC isto já aconteceu algumas vezes no aeroporto e obriga sempre a uma deslocação ao local pois não conseguem fazer o desbloqueio remotamente. Aproveitei também para questionar sobre a avaria do posto Nº1, que usa o cabo fornecido com o carro, e foi-me respondido que era só o disjuntor que tinha disparado, provavelmente devido a uma sobrecarga.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3475
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: CABO MENNEKES
Isso é o mais vergonhoso!JAbrizida Escreveu: Aproveitei também para questionar sobre a avaria do posto Nº1, que usa o cabo fornecido com o carro, e foi-me respondido que era só o disjuntor que tinha disparado, provavelmente devido a uma sobrecarga.
Em casa, se um disjuntor desligar, a pessoa pode ir ao quadro para o voltar a ligar. No posto não tem acesso, logo o mínimo que se exigia era um dispositivo que fizesse um teste e se rearmasse automaticamente ao fim de algum tempo, não apenas um simples disjuntor que pode desligar a um fim-de-semana e deixar alguém a pé.
O problema do mennekes preso era mecânico na tomada, ou elétrico no sistema de controlo?
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 212
- Registado: 03 mar 2011, 16:14
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: CABO MENNEKES
Em relação ao disjuntor, comuniquei a ocorrência à MOBI.E no princípio de Outubro e eles disseram que o posto ainda estava em instalação. Ontem o técnico da EFACEC disse-me que o posto estava operacional e o problema foi só o disjuntor que disparou!
Isto de não se pagar é uma arma de 2 bicos, por um lado nós vamos testando e dando informação sobre as anomalias detectadas, por outro eles não se sentem na obrigação de reparar as avarias atempadamente e nós não podemos reclamar.
O problema da tomada Mennekes é mecânico pois quando se dá a instrução de desligar nota-se que a luz de aviso apaga, portanto deixa de haver corrente na tomada. Serão portanto as garras que prendem a ficha que não desarmam. Como já referi este problema é recorrente.
Isto de não se pagar é uma arma de 2 bicos, por um lado nós vamos testando e dando informação sobre as anomalias detectadas, por outro eles não se sentem na obrigação de reparar as avarias atempadamente e nós não podemos reclamar.
O problema da tomada Mennekes é mecânico pois quando se dá a instrução de desligar nota-se que a luz de aviso apaga, portanto deixa de haver corrente na tomada. Serão portanto as garras que prendem a ficha que não desarmam. Como já referi este problema é recorrente.
Re: CABO MENNEKES
Pois,
Na Trafaria o posto está assim há muito tempo. é o único posto que dá para nós, visto no nosso concelho não haver nenhum. Este é mesmo em frente ao local de trabalho.
nem quero acreditar que foi o disjuntor que disparou! Para além que querer dizer que não conseguem sequer solucionar em tempo útil, posso garantir que ficou assim qd o nosso carro estava lá a carregar pela primeira vez. Quer dizer que vai disparar sempre?
Com a suspensão do subsidio vai ser muito difícil por este projecto no bom caminho.
Mais uns milhares de € que vão ficar ao abandono só para ser utilizado como arma de arremesso politico...
Enfim.
Na Trafaria o posto está assim há muito tempo. é o único posto que dá para nós, visto no nosso concelho não haver nenhum. Este é mesmo em frente ao local de trabalho.
nem quero acreditar que foi o disjuntor que disparou! Para além que querer dizer que não conseguem sequer solucionar em tempo útil, posso garantir que ficou assim qd o nosso carro estava lá a carregar pela primeira vez. Quer dizer que vai disparar sempre?
Com a suspensão do subsidio vai ser muito difícil por este projecto no bom caminho.
Mais uns milhares de € que vão ficar ao abandono só para ser utilizado como arma de arremesso politico...
Enfim.