2 anos movido a electrões
2 anos movido a electrões
Boa noite,
Apesar de não ter um diário de bordo, não quero deixar passar esta data importante para mim.
Completei 2 anos a conduzir o Nissan Leaf.
[IMG]http://i.imgur.com/TdQ7Gse.jpg[/IMG]
Nestes 2 anos percorri 22.000 km dos quais monitorizei 17.224 km, tendo gasto um total de 181 euros, uma média de 1.05 euros/100 km.
Consumi 3.087 kwh, tendo gerado no próprio carro 831 kwh o que representa que produzi 27% da totalidade de electricidade usada.
Utilizei o carro durante 676 horas e não emiti 2.960 kg de CO2.
A maior distância percorrida sem recarregar foram 163 km.
Durante estes 2 anos, partindo de Lisboa, fui a Coimbra, Proença-a-Nova, Abrantes, Leiria, Santarém, Setúbal, Sines, Porto Covo, etc., tendo nestas viagens pernoitado em hoteis onde pude carregar sem qualquer custo adicional, tendo também carregado em diversos restaurantes, também aqui sem qualquer custo.
Em relação aos hoteis no acto da reserva apenas digo que necessito de carregar o carro que é eléctrico, após alguma estranheza inicial nunca me foi vedado o carregamento, o 1º que o fizer simplesmento elijo outro hotel, o mesmo para os restaurantes, alguns mesmo em emergência.
No dia a dia, nunca necessitei de ir a uma estação de serviço, elas estão em todo o lado, é só uma questão de organizar-me um pouco, enquanto almoço, janto, vou ao cinema, ao teatro, a um concerto, ao supermercado, ao centro comercial, etc., há sempre uma posto perto ou uma tomada em alternativa, no caso de amigos e familiares.
Como vivo em Lisboa, tenho o selo verde da EMEL que me permite estacionar em toda a cidade gratuitamente. Não pago IUC, o selo do carro.
Quando comprei ainda recebi o incentivo financeiro de 5.000 euros e recebi do IRS cerca de 800 euros no ano após a compra.
[IMG]http://i.imgur.com/yDe7yfQ.jpg[/IMG]
No início disse que gastei 181 euros, de facto nem isso, esta conta foi feita em função de carregar o carro em casa durante a noite com a tarifa bi-horária, sucede que mais de 90% dos carregamentos foram feitos na rede pública da Mobi.e ou em postos privados: Nissan/Caetano Power, Centros Comerciais, Parques de Estacionamento e, os já referidos hoteis e restaurantes.
[IMG]http://i.imgur.com/DMKdqL7.jpg[/IMG]
Por último mas não menos importante, pelo menos para mim, acabaram-se os fumos, os cheiros, as manchas de óleo na garagem, passei ater uma condução muito mais suave, tranquila, saí das auto-estradas (também deixei de pagar portagens) e passei a utilizar as estradas nacionais, algumas até secundárias, tenho redescoberto o Portugal mais rural, paisagens fantásticas, o ar mais limpo e puro dos campos. Se não fosse por tudo o que já disse anteriormente, as razões ambientais e ecológicas já me teriam satisfeito.
[IMG]http://i.imgur.com/dsR24vf.jpg[/IMG]
Bom foi tudo, o meu agradecimento ao Forum pela inestimável ajuda em diversos temas.
Saudações Eléctricas,
hsanchez
Apesar de não ter um diário de bordo, não quero deixar passar esta data importante para mim.
Completei 2 anos a conduzir o Nissan Leaf.
[IMG]http://i.imgur.com/TdQ7Gse.jpg[/IMG]
Nestes 2 anos percorri 22.000 km dos quais monitorizei 17.224 km, tendo gasto um total de 181 euros, uma média de 1.05 euros/100 km.
Consumi 3.087 kwh, tendo gerado no próprio carro 831 kwh o que representa que produzi 27% da totalidade de electricidade usada.
Utilizei o carro durante 676 horas e não emiti 2.960 kg de CO2.
A maior distância percorrida sem recarregar foram 163 km.
Durante estes 2 anos, partindo de Lisboa, fui a Coimbra, Proença-a-Nova, Abrantes, Leiria, Santarém, Setúbal, Sines, Porto Covo, etc., tendo nestas viagens pernoitado em hoteis onde pude carregar sem qualquer custo adicional, tendo também carregado em diversos restaurantes, também aqui sem qualquer custo.
Em relação aos hoteis no acto da reserva apenas digo que necessito de carregar o carro que é eléctrico, após alguma estranheza inicial nunca me foi vedado o carregamento, o 1º que o fizer simplesmento elijo outro hotel, o mesmo para os restaurantes, alguns mesmo em emergência.
No dia a dia, nunca necessitei de ir a uma estação de serviço, elas estão em todo o lado, é só uma questão de organizar-me um pouco, enquanto almoço, janto, vou ao cinema, ao teatro, a um concerto, ao supermercado, ao centro comercial, etc., há sempre uma posto perto ou uma tomada em alternativa, no caso de amigos e familiares.
Como vivo em Lisboa, tenho o selo verde da EMEL que me permite estacionar em toda a cidade gratuitamente. Não pago IUC, o selo do carro.
Quando comprei ainda recebi o incentivo financeiro de 5.000 euros e recebi do IRS cerca de 800 euros no ano após a compra.
[IMG]http://i.imgur.com/yDe7yfQ.jpg[/IMG]
No início disse que gastei 181 euros, de facto nem isso, esta conta foi feita em função de carregar o carro em casa durante a noite com a tarifa bi-horária, sucede que mais de 90% dos carregamentos foram feitos na rede pública da Mobi.e ou em postos privados: Nissan/Caetano Power, Centros Comerciais, Parques de Estacionamento e, os já referidos hoteis e restaurantes.
[IMG]http://i.imgur.com/DMKdqL7.jpg[/IMG]
Por último mas não menos importante, pelo menos para mim, acabaram-se os fumos, os cheiros, as manchas de óleo na garagem, passei ater uma condução muito mais suave, tranquila, saí das auto-estradas (também deixei de pagar portagens) e passei a utilizar as estradas nacionais, algumas até secundárias, tenho redescoberto o Portugal mais rural, paisagens fantásticas, o ar mais limpo e puro dos campos. Se não fosse por tudo o que já disse anteriormente, as razões ambientais e ecológicas já me teriam satisfeito.
[IMG]http://i.imgur.com/dsR24vf.jpg[/IMG]
Bom foi tudo, o meu agradecimento ao Forum pela inestimável ajuda em diversos temas.
Saudações Eléctricas,
hsanchez
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt/
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: 2 anos movido a electrões
Muitos parabéns!
É esse o espírito da coisa. Muito bem!
Esse Leaf necessita apenas de mais Km no pêlo...
É esse o espírito da coisa. Muito bem!
Esse Leaf necessita apenas de mais Km no pêlo...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: 2 anos movido a electrões
Parabéns pelos 2 anos. 22.000 km - 2 anos - 12 barras. Fica registado.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9900
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: 2 anos movido a electrões
Parabéns! A foto do "Wild Leaf" está fantástica.
Se bem me recordo a bateria foi substituída devido a falhas em algumas células, certo?
Se bem me recordo a bateria foi substituída devido a falhas em algumas células, certo?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: 2 anos movido a electrões
Sim, mjr, a bateria foi substituída, na totalidade, por uma nova em Fevereiro deste ano.
Portanto, malm, as 12 barras referem-se a uma bateria com 10 meses, deveria-o ter referido no post inicial, sry.
hsanchez
Portanto, malm, as 12 barras referem-se a uma bateria com 10 meses, deveria-o ter referido no post inicial, sry.
hsanchez
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt/
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9900
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: 2 anos movido a electrões
Será interessante ver a evolução dessa bateria nova com o tempo. Poderá ter alguma melhoria em relações às iniciais.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: 2 anos movido a electrões
Não sabia. Eu a pensar que afinal havia um Leaf com baterias de 2011 que ainda mantinha as 12 barras. Não tinha lógica, mas como tem poucos quilómetros, até podia estar menos degradada. E neste caso, teve direito a um pack inteiro novinho em folha, quem é que ia adivinhar! .hsanchez Escreveu:Sim, mjr, a bateria foi substituída, na totalidade, por uma nova em Fevereiro deste ano.
Portanto, malm, as 12 barras referem-se a uma bateria com 10 meses, deveria-o ter referido no post inicial, sry.
hsanchez
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 958
- Registado: 05 jun 2011, 14:46
- Data de fabrico: 01 jul 2011
- Capacidade bateria: 47,44, 9 barras
Re: 2 anos movido a electrões
Se calhar, dessa bateria saíram 2 módulos para mim.
Lembro-me da situação do hsanchez e, como não tive tratamento semelhante e fui mantido relativamente afastado do processo, pode bem ter acontecido.
Lembro-me da situação do hsanchez e, como não tive tratamento semelhante e fui mantido relativamente afastado do processo, pode bem ter acontecido.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras