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Re: Mas afinal... compensa económicamente comprar um VE?

Enviado: 25 out 2016, 13:14
por jrochate
Marmelo Escreveu: Basta substituírem o preço de compra e os gastos estimados em combustível, IUC e manutenção pelas vossas opções na inequação e ver qual o valor "N" (número de anos) para o Break-even! :dance:
Está uma boa síntese. Parabéns pelo trabalho.

Ao fim do break-even, temos de ter em consideração a degradação das baterias.
A fórmula tb podia entrar em linha de conta com um N x custo x kWh que é perdido num VE, onde N é o nr de anos.
Claro que a degração não é linear, mas ainda assim pode-se tentar estabelecer uma média.

Lá vai o break-even mais para a frente :)
marcopns Escreveu:Para mim, compensa a partir do primeiro mês, porque o Leaf custou o mesmo que um carro equivalente diesel. Por isso, não ha grandes contas a fazer.
Com o leaf a custar 30 mil eur, tens de admitir que com esse dinheiro compra-se um MCI de um segmento superior e igualmente equipado.

Agora se estás a basear-te no bom negócio que fizeste para adquirir o Leaf, não é uma comparação direta. Pois nos MCI tb há bons negócios.

Recordo o tópico, a pergunta é se compensa economicamente comprar um VE.

Re: Mas afinal... compensa económicamente comprar um VE?

Enviado: 25 out 2016, 13:38
por lifo
para quem vive ou trabalha em Lisboa (ou Oeiras) deve ainda adicionar a poupança nos parquímetros que faz uma diferença considerável.

Re: Mas afinal... compensa económicamente comprar um VE?

Enviado: 25 out 2016, 14:45
por Batotinha
eu k nada sei, vou arrotar mais umas postas de pescada...

Continua-se a centrar a discussão dos VE no custo de aquisição, ignorando os benefícios na saúde, no emprego/industria, na energia e recursos naturais que somos capazes de produzir, e na sustentabilidade ... (veja-se a propósito o artigo: Balburdia na energia, de Jorge Vasconcelos no Público, 25-10-2016 - pg. 43 "...O sector da energia sustentável oferece enormes oportunidades de investimento e de criação de emprego, podendo contribuir muito significativamente para o crescimento económico." ...), e dos benefícios para a saúde/emprego/produção e absentismo/balança de transacções/sustentabilidade da segurança social, etc, etc.

Estão a fazer contas, apenas de "sumir",( e some sempre para o mesmo lado), esquecendo que tem que haver retorno. Na mobilidade que temos com base no crude, não há retorno nenhum para nós. Por isso essa postura tem que ser combatida.
É caro?
Há poucos?
Que fizemos entretanto?
O mercado só tende a produzir o que o cidadão procura. (ponto)

Os VE são baratos? Não. Mas os de CI são carissimos e não vos vejo a protestar como seria de esperar de gente séria e responsável.
São carissimos sim! Se custassem apenas 1/3, ainda eram caros. Tem dúvidas? Respondam a esta questão simples. O que acontece a qualquer tecnologia depois de 15 anos de produção/implantação maciça no mercado?
Eu respondo. O preço baixa drasticamente?
Quando é que os CI baixaram de preço? Nunca?

Os CI são carissimos, venenosos e ultrapassados. Só se mantém por causa da vaidade e porque continuamos a ignorar as lágrimas que temos vertido, (e vamos continuar a verter), pelo nosso sofrimento, pelo dos filhos, pais, netos, amigos, vizinhos. E essas contas, (as do sofrimento), não mas quereis mostrar. Porquê? Eu gostava de vos ver a fazê-las. Não me f****...que estou farto de sê-lo!
Fazem ideia do nível de fertilidade masculina actualmente na maioria dos países da Europa?
Nem queiram saber, pois a pensão de reforma da maioria dos que por cá passa, nunca vai existir, graças à natalidade!
Eu sei que tem havido muita importação de ADN, só que o problema da solução adoptada, viremos a falar dela...

Estou fartissimo de contas de excell de gente "famosissima"...

Re: Mas afinal... compensa económicamente comprar um VE?

Enviado: 25 out 2016, 15:29
por ICEM4N
Podiamos levar esta conversa à seguinte para tentarmos ver uma semelhanca!

Compensa comprar um Fiat em vez de um automóvel?

Trabalhei ha varios anos atras numa rent a car, em cada 10 fiat, 5/6 davam problemas antes dos 25.000km, os outros carros tinham o mesmo tratamento e no entanto aguentavam sem problemas alguns ate aos 50.000/60.000km no entanto eram sempre vendidos ainda relativamento novos.

Compramos um carro a gasoleo quando fazemos 20km/dia, esta mais que provado que nao compensa gasoleo mas as pessoas continuam a comprar, acabam por gastar mais.

Ha quem tenha um carro com consumos de 6l e passam para outro com 6.5 litros/100km, esse pensou nos consumos?? Nao, comprou o que lhe apetecia.

Acho que continuamos a pensar que so se pode comprar um VE se compensar financeiramente, pessoalmente adoro dar para a cabeca aos tunnings de honda civic mod "velocidade furiosa", fazer os bmw 177cv carregar a fundo depois de me terem pedido na 1ª velocidade, ter apenas 1 velocidade dos 0 - 136km/h sem embalos. Enfim gosto dos electricos porque gosto e porque gastam pouco!!

Re: Mas afinal... compensa económicamente comprar um VE?

Enviado: 25 out 2016, 18:33
por jrochate
Batotinha:

obrigado pelo teu heads-up, mas creio que tanto o OP como os outros já sabemos disso, e a melhor prova é que todos temos VE.

E até vou mais longe: a real prova de que tenho essa consciência, é que neste tópico mostro/opino que dificilmente compensa um VE, mas por outro lado tenho 2 VE
Como se explica essa incongruência? Em parte pelas razões que apresentaste :)

Aqui o desafio foi demonstrar (com números) a compensação económica, do ponto de vista do comprador perante a oferta do mercado.

Quanto a estares "fartíssimo das contas excel", não percebi... Mas tudo ok.

Re: Mas afinal... compensa económicamente comprar um VE?

Enviado: 25 out 2016, 21:12
por banshee
Nessas contas todas falta a conta das empresas , pois alem de deduzir o iva num ve, também está isento da contribuição autónoma.
Falta também fazer a conta ao preço que os combustíveis já estiveram "á dois anos atrás" , e quase certamente iram estar no próximo ano, que quase de certeza irá ultrapassar a fasquia de 1.50 litro gasoleo

Re: Mas afinal... compensa económicamente comprar um VE?

Enviado: 25 out 2016, 22:05
por ricardot
banshee Escreveu:Nessas contas todas falta a conta das empresas , pois alem de deduzir o iva num ve, também está isento da contribuição autónoma.
Falta também fazer a conta ao preço que os combustíveis já estiveram "á dois anos atrás" , e quase certamente iram estar no próximo ano, que quase de certeza irá ultrapassar a fasquia de 1.50 litro gasoleo
Para além de que o IVA da eletricidade pode ser deduzido e no caso do gasóleo é só 50% do IVA

Re: Mas afinal... compensa económicamente comprar um VE?

Enviado: 25 out 2016, 22:23
por VETL
ricardot Escreveu:
banshee Escreveu:Nessas contas todas falta a conta das empresas , pois alem de deduzir o iva num ve, também está isento da contribuição autónoma.
Falta também fazer a conta ao preço que os combustíveis já estiveram "á dois anos atrás" , e quase certamente iram estar no próximo ano, que quase de certeza irá ultrapassar a fasquia de 1.50 litro gasoleo
Para além de que o IVA da eletricidade pode ser deduzido e no caso do gasóleo é só 50% do IVA
Uma coisa, é o que alguém faz. Outra coisa é o que é permitido.
Tratando-se de um veículo ligeiro de passageiros, não é legalmente admissível a dedução desse imposto na larguissima maioria dos casos.

Re: Mas afinal... compensa económicamente comprar um VE?

Enviado: 25 out 2016, 23:49
por jrochate
VETL Escreveu:
ricardot Escreveu: Para além de que o IVA da eletricidade pode ser deduzido e no caso do gasóleo é só 50% do IVA
Uma coisa, é o que alguém faz. Outra coisa é o que é permitido.
Tratando-se de um veículo ligeiro de passageiros, não é legalmente admissível a dedução desse imposto na larguissima maioria dos casos.
Acho que a ideia subjacente é que se carregares na instalação da empresa, não há diferença entre usar a eletricidade destinada à produção (logo dedutível de IVA), e numa outra tomada estar ao mesmo tempo a carregar o VE.

Re: Mas afinal... compensa económicamente comprar um VE?

Enviado: 26 out 2016, 00:09
por VETL
Eu também percebi assim.
Não vá é alguém pensar que isso seja legal...