Oportunidades de compra em França/Espanha

As discussões relacionadas com a revolução do carro elétrico.
Avatar do Utilizador
BECOOL
Mensagens: 619
Registado: 28 mar 2015, 21:14

Re: Oportunidades de compra em França/Espanha

Mensagem por BECOOL » 25 ago 2015, 22:12

Malm se estivesses agora no lugar de quem vai comprar um usado destes que cuidados tinhas na escolha? Mais atenção à idade ou aos quilómetros? Que parâmetros no caniOn usavas na tua escolha? A única coisa que já tenho decidido é que tem que ser branco e pela maior oferta existente deverá ser um C-Zero.


Obrigado.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Oportunidades de compra em França/Espanha

Mensagem por Malm » 25 ago 2015, 22:13

No sábado encontrei-me com o ICEM4N e o seu Peugeot. Pelo que vi, vamos ter outro apaixonado pelo carro. Quando ele começar a sorver aqueles dados que ficam visíveis a partir do CanIon, tudo vai ficar ainda muito mais interessante.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Oportunidades de compra em França/Espanha

Mensagem por VETL » 25 ago 2015, 22:20

Malm Escreveu:...Agora para vos dizer se sim ou não, devem comprar um carro destes, só percebendo bem o que vocês querem dele, e se têm a capacidade de gostar dele, com os seus defeitos e as suas virtudes.
Palavras sábias...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Oportunidades de compra em França/Espanha

Mensagem por Malm » 25 ago 2015, 22:33

BECOOL Escreveu:Malm se estivesses agora no lugar de quem vai comprar um usado destes que cuidados tinhas na escolha? Mais atenção à idade ou aos quilómetros? Que parâmetros no caniOn usavas na tua escolha? A única coisa que já tenho decidido é que tem que ser branco e pela maior oferta existente deverá ser um C-Zero.


Obrigado.
Aos quilómetros, sobretudo acima dos Pirenéus. Na minha ideia é tudo muito simples. O problema é calor, calor, calor. Num país onde as temperaturas médias anuais são claramente abaixo de 15 ºC, um carro que está parado terá as baterias em média por aí. Raramente estarão a 30 ºC, e por muito pouco tempo. Nunca estiveram a 40 ºC. Já se andam, e andar obriga a carregar, e ambos aquecem, então já temos um cenário completamente diferente. Entre um carro de 2011 com 15.000 km e um de 2014 com 60.000 km, não me admiraria nada que o primeiro estivesse menos degradado.

O problema é que não se vai ter acesso aos parâmetros do CanIon antes de ter o carro. Eu tenho a minha própria maneira de avaliar o estado do carro pelo CanIon. Para quem quer comparar com o meu, eu peço quanto ele carrega entre os 50 e os 55% de SoC, e se vai aos 0,0% de SoC. Vamos supor que ambos vão até aos 0,0% de SoC, com voltagens muito próximas na mais fraca, tipo 2,9 V. Se o meu carrega 555 Wh dos 50 aos 55% e o outro carro carrega 620 Wh entre esses mesmo valores de SoC, então o meu está mais degradado em 10,5%. Provavelmente, num i-MiEV novo, o valor que carrega entre 50 e 55% andará por volta de 620 Wh, mas também é possível que seja mais.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Oportunidades de compra em França/Espanha

Mensagem por Malm » 25 ago 2015, 22:40

Mas já agora, tomando o exemplo anterior, o que carrega 620 Wh também já tem degradação, porque a célula mais fraca a 0,0% de SoC deveria estar a 3,6 V. De 3,6 V a 2,75 V provavelmente, ainda são 10% de SoC. Ou seja, o carro já pode ter 10% de degradação mas perda de autonomia, 0. Isto não é um Leaf mk1, onde os 0,0% de SoC são, teoricamente, sempre 3,0 V na mais fraca. Enquanto num i-MiEV uma barra tem tendência a corresponder sempre à mesma quantidade de energia, durante muitos meses, num Leaf muda todos os dias.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

ICEM4N
Proprietário Ion
Mensagens: 729
Registado: 26 ago 2012, 02:38
Data de fabrico: 20 set 2011
Capacidade bateria: 40.8Ah

Re: Oportunidades de compra em França/Espanha

Mensagem por ICEM4N » 26 ago 2015, 00:14

Quando se percebe da coisa da vontade de ler.
Malm estou completamente em pulgas para receber o obdlink e começar a olhar para os gráficos... Vamos ter muito que falar quando tiver dados concretos.

Quando as questões colocadas pelos que pude apurar faz todo o sentido o calor degradar o pack e o Malm é a prova disso. Ele comprova com números que o calor lhe derreter a bateria nos primeiros anos e agora com os cuidados que tem diminuiu em muito a degradação.

Olhem para os km e menos para o ano salvo para ver se o pack é de 14kw ou 16kw.e falem com quem percebe e tem experiência de importação.
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Oportunidades de compra em França/Espanha

Mensagem por zeuz » 26 ago 2015, 01:14

MRider Escreveu:É legal trazer o carro num reboque próprio com um furgão por ex ?

Tipo como fazem com os carros de rali .
Na alfândega têm que fazer prova que o carro está à menos que x dias no país.
Essa prova é feita com o original da guia de transporte, data da matrícula temporária para circular entre países ou seguro provisório usado no trânsito entre países.
Sem essa prova corre-se o risco de pagarmos multa por atraso na legalização do veículo.

Como farias a prova nesse caso ?

Além disso, assumindo que tens o furgão e o reboque apropriado, quanto gastarias em combustível, estadias e portagens para trazeres o carro para PT ?
Se tiveres que alugar o furgão e o reboque, então... bom, começa logo pelo facto de que vais sair do país, logo o aluguer tem outros valores... posso dizer-te que de Madrid a Lisboa pediram-me +500€ por um ligeiro de categoria B...
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Oportunidades de compra em França/Espanha

Mensagem por zeuz » 26 ago 2015, 10:22

rdias Escreveu:Esse preço de aluguer foi devido ao rent a car depois ter de levar carro em camião de retorno a madrid ;)
Havia também a possibilidade do carro regressar a Madrid, conduzido por outra pessoa a fazer o trajecto inverso. Claro que estas situações são raras de acontecer, por isso o mais certo seria o transporte por camião.

De qualquer maneira, para mim enquanto cliente o que me ficou retido foi o valor... superior a uma viagem de avião, mesmo comprando ao balcão e com partida no próprio dia!
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Oportunidades de compra em França/Espanha

Mensagem por lmlr » 26 ago 2015, 13:43

zeuz Escreveu:
MRider Escreveu:É legal trazer o carro num reboque próprio com um furgão por ex ?

Tipo como fazem com os carros de rali .
Na alfândega têm que fazer prova que o carro está à menos que x dias no país.
Essa prova é feita com o original da guia de transporte, data da matrícula temporária para circular entre países ou seguro provisório usado no trânsito entre países.
Sem essa prova corre-se o risco de pagarmos multa por atraso na legalização do veículo.

Como farias a prova nesse caso ?

Além disso, assumindo que tens o furgão e o reboque apropriado, quanto gastarias em combustível, estadias e portagens para trazeres o carro para PT ?
Se tiveres que alugar o furgão e o reboque, então... bom, começa logo pelo facto de que vais sair do país, logo o aluguer tem outros valores... posso dizer-te que de Madrid a Lisboa pediram-me +500€ por um ligeiro de categoria B...
Então e se o carro vier pelos próprios meios? Se for perto da fronteira, por exemplo aqui há uns tempos falou-se num Fluence de Badajoz, ou se for um REX (BMW i3)?

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Oportunidades de compra em França/Espanha

Mensagem por zeuz » 26 ago 2015, 14:07

lmlr Escreveu:
zeuz Escreveu:
MRider Escreveu:É legal trazer o carro num reboque próprio com um furgão por ex ?

Tipo como fazem com os carros de rali .
Na alfândega têm que fazer prova que o carro está à menos que x dias no país.
Essa prova é feita com o original da guia de transporte, data da matrícula temporária para circular entre países ou seguro provisório usado no trânsito entre países.
Sem essa prova corre-se o risco de pagarmos multa por atraso na legalização do veículo.

Como farias a prova nesse caso ?

Além disso, assumindo que tens o furgão e o reboque apropriado, quanto gastarias em combustível, estadias e portagens para trazeres o carro para PT ?
Se tiveres que alugar o furgão e o reboque, então... bom, começa logo pelo facto de que vais sair do país, logo o aluguer tem outros valores... posso dizer-te que de Madrid a Lisboa pediram-me +500€ por um ligeiro de categoria B...
Então e se o carro vier pelos próprios meios? Se for perto da fronteira, por exemplo aqui há uns tempos falou-se num Fluence de Badajoz, ou se for um REX (BMW i3)?
Está na minha resposta.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Responder

Voltar para “Negócios / Economia e Política”