Capital verde da Europa quer ter só carros eléctricos

As discussões relacionadas com a revolução do carro elétrico.
Responder
Avatar do Utilizador
Seal
Mensagens: 853
Registado: 06 jan 2011, 00:40

Capital verde da Europa quer ter só carros eléctricos

Mensagem por Seal » 04 jul 2011, 22:53

A notícia é antiga mas continua o projecto ;)

Bicicletas, canais de águas cristalinas, parques e praças por todos os lados. Quem visita Estocolmo, a Capital Verde da Europa de 2010, pode ficar com a impressão de que é simples ser sustentável. Mas, por trás do tranquilo ritmo da cidade, existem investimentos e metas ambiciosas. Atualmente, a capital sueca implementa um planejamento chamado Visão 2030, onde propõe livrar todos os meios de transporte da cidade de combustíveis fósseis, reduzir os congestionamentos e renovar bairros com áreas verdes e fontes alternativas de energia.

Durante este verão, em plena região central, a prefeitura instalou uma tenda para explicar passo a passo como tornar Estocolmo ainda mais sustentável. Computadores simulam, em telas, o controle de tráfego da cidade. Um operador explica: a meta número um é localizar acidentes ou veículos que interrompem o fluxo e retirá-los da pista em tempo mínimo.

Mas o título de Capital Verde da Europa não foi concedido apenas pelas promessas. De acordo com o comitê que analisou as candidaturas para 2010, Estocolmo, com 830 mil habitantes, foi a cidade que mais fez contribuições recentes para reduzir emissões de gases de efeito estufa e a que obteve melhores resultados em políticas de mobilidade urbana. Entre 1990 e 2009, a cidade conseguiu diminuir em 24% suas emissões de carbono, por meio de mudanças nos sistemas de eletricidade, aquecimento e transporte.

Na questão do tráfego, desde 2007, um imposto para os carros que circulam no centro começou a ser cobrado. Os congestionamentos nas vias de acesso à cidade caíram 20% em média desde então, informa a Agência de Transportes Sueca. A redução no tempo das viagens foi significativa: 30% a 50%.

Estocolmo superou quase todos os critérios em relação às outras candidatas, explica Maria Behini, consultora que faz parte do comitê técnico que escolheu a capital da sustentabilidade. Segundo Behini, entre os fatos que chamam a atenção na cidade sueca está uma política forte de proteção às áreas verdes; cerca de 40% da cidade são cobertos por parques e praças. Outra questão importante é a mobilidade. A cobrança sobre circulação de veículos aumentou o tráfego de ciclistas, o que foi acompanhado por maiores investimentos nas ciclovias. Existem 100 quilômetros de faixas exclusivas para as bicicletas.

Para avançar ainda mais em suas metas, as autoridades da cidade estão adotando medidas radicais. Até 2030, espera-se que todos os veículos rodem só com biocombustíveis ou eletricidade. Para alcançar esse objetivo, nós precisamos aumentar nossos esforços. Estamos investindo para produzir biogás para veículos e queremos ser uma cidade de carros elétricos até 2030, declarou durante o lançamento da estratégia para o clima a vice-prefeita de meio ambiente, tráfego e saúde de Estocolmo, Uma Hamilton.

A meta mais próxima foi estabelecida para 2015, quando se espera que a taxa de emissões por habitante caia das atuais 4 toneladas de carbono ao ano para 3 toneladas.
Para tanto, a prefeitura conseguiu o compromisso da companhia de energia local em substituir 50% da geração feita com carvão por fontes alternativas. Ainda assim mais avanços na área de energia serão necessários. Atualmente, 80% do aquecimento das casas já vêm de fontes não fósseis, principalmente da incineração de lixo doméstico. Uma das opções para aumentar a contribuição das renováveis é investir na produção de biogás nas plantas de tratamento de esgoto.

Até 2050, a meta é zerar as emissões de todos os habitantes de Estocolmo. A ideia é valer-se da construção de distritos sustentáveis onde energia, áreas verdes, coleta de lixo e tratamento de água funcionem de forma integrada.

Até o momento, dois novos bairros estão sendo transformados. Um deles, Hammarby Sjöstad, já é visto como exemplo a ser aplicado em outras regiões. Ali, onde vivem e trabalham 40 mil pessoas, os novos prédios em construção emitem 50% menos gases de efeito estufa. A energia para o aquecimento do local virá do reaproveitamento do calor gerado no processo do tratamento de água. Além disso, as casas estão sendo cobertas com painéis fotovoltaicos, o que pode aumentar a participação de fontes limpas na matriz local.

em: http://www.noticiasagronegocios.com.br/ ... -eletricos
"De que vale conquistar o mundo se nos perdermos pelo caminho"

Montada: Energica Ego / Brammo Empulse R / Scutum / Vectrix / Predator

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3043
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Capital verde da Europa quer ter só carros eléctricos

Mensagem por Filipe » 30 mar 2015, 09:12

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Capital verde da Europa quer ter só carros eléctricos

Mensagem por Fil » 30 mar 2015, 12:52

Lá a cabeça está assente no pescoço, e não nos pés como cá ;)

Responder

Voltar para “Negócios / Economia e Política”