finalmente o governo reconhece que a Uber é ilegal

As discussões relacionadas com a revolução do carro elétrico.

Acha que a Uber deve ser ilegal em Portugal?

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PedroSantos
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Re: finalmente o governo reconhece que a Uber é ilegal

Mensagem por PedroSantos » 04 mar 2016, 15:23

Viva,

Eu só quero dizer que desde a 1ª vez que experimentei a Uber não uso outra coisa...

A qualidade de serviço está simplesmente a milhas de distância de qualquer taxi que já tenha utilizado (e já foram muitos).

Começa pelo facto de não necessitar de ter que me preocupar com ter o dinheiro certo para pagar a viagem, e assim não necessitar de ouvir as "resmungices" dos taxistas de que não têm troco, à espera de que eu diga que afinal podem ficar com o troco para não se continuar ali a "empatar" a situação.

Depois, as facturas. Eu peço SEMPRE factura das viagens que faço porque necessito de as colocar como despesas de representação. No entanto, já vários taxistas recusaram-me passar factura e só depois de ameaçar chamar a polícia é que, contrariados, acabaram por as passar. Na Uber tenho TODAS as facturas para download na minha área MINUTOS após as viagens e como as entrego sempre na contabilidade, nunca a AT me disse absolutamente nada até agora - e sim, vêm com todos os campos preenchidos e não são talão nenhum. São sim facturas de empresas de transportes privados.

Depois o caso das "Viagens Curtas". Como viajo para o estrangeiro com regularidade e moro razoavelmente perto do aeroporto (a uma distância +- de 3-4 kms) já não consigo contar as vezes em que ouço as "reclamações" pela "sorte macabra" de os taxistas fazerem este tipo de viagens. Já me chateei inclusive com alguns e até cheguei a fazer queixa formal (que não deu em nada, claro). Na Uber, nas dezenas de viagens que já fiz do mesmo percurso, NUNCA (até hoje) ouvi nenhuma reclamação.

Depois o Preço. Na grande maioria das situações o preço dos Uber são mais baratos do que os taxis, embora em alguns casos a diferença não expressiva. Na Uber há a vantagem de se saber ANTES o intervalo de preço que se espera ir pagar. No caso dos taxis, é sempre uma incógnita e depende se o taxista usa a tarifa correcta (nem sempre é fácil para um utilizador mais desconhecedor porque a tarifa correcta tem relação com o local da praça original do taxi). E sim, existe a situação da Tarifa Dinâmica que acontece quando os carros têm muitos serviços e/ou estão longe do local do cliente. Quando isso acontece, a aplicação avisa para esta situação e o utilizador só prossegue com o serviço se assim concordar (e realmente quiser). Nesses casos, os preços são normalmente mais elevados do que os realizados pelos Taxis. Mas esta situação (pelo menos a mim) aconteceu muito poucas vezes.

Finalmente o "RESTO". E nesse "RESTO" está incluido:
- Viaturas : Normalmente são carros recentes de 2011-2012 para a frente: VW Golfs, Passats, Audis A3/A4, BMW 320 e já me calhou um A6 e um série 5 também (mas é raro).
- Limpeza : Até hoje, a limpeza dos carros onde andei está sempre impecável, aspirados, sem pó no tablier, com perfume, etc.
- Apresentação dos Condutores : Uma grande parte anda arranjada, de fato.
- Educação dos Condutores : Os condutores saem para abrir a porta aos clientes, perguntam se a temperatura do carro está confortável, qual o tipo de música que pretendemos ouvir, se o volume está apropriado, se pretendemos seguir o caminho do GPS ou se temos seguir uma alternativa, etc.
- Bagagem : Nunca me cobraram nada por usar bagagem.

Há taxistas simpáticos e (felizmente) já apanhei vários, mas não me recordo de algum deles me ter perguntado alguma vez estas questões (sem ser a questão de para onde quero ir).

Assim, a verdade é que por estas razões todas, eu só ando de Uber e recomendo a todas as pessoas que conheço, que só andem de Uber.

As manifestações, os sindicatos (ANTRAL) e especialmente os atos de violência que os taxistas usam para tentar impedir a Uber, só reforçam a minha vontade de continuar na Uber e de continuar a recomendar a todas as pessoas que usem a Uber.

Honestamente, espero que a UE rapidamente regule o sector e que se terminem estas guerras.

Mas como "cliente" (frequente), espero honestamente que a Uber tenha vindo para ficar.

PedroSantos
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Re: finalmente o governo reconhece que a Uber é ilegal

Mensagem por PedroSantos » 04 mar 2016, 20:30

rdias Escreveu:Pedro Santos, então reconhece que a uber é ilegal uma vez que está a pedir legislação europeia para a uber ficar.
Já agora pode colocar aqui uma factura de um servico uber para nos rirmos um pouco.
Rdias,

Honestamente, tenho dificuldade em dizer se é ou não é legal. Eu não sou jurista nem li os textos legais que sairam e que estão em análise.

Sei no entanto, que várias pessoas do governo aguardam uma decisão da UE para também se pronunciarem sobre a Uber e as suas operações.

Do meu ponto de vista, e em Portugal, a Uber é uma plataforma tecnológica que permite que várias empresas se associem e prestem serviços de transporte turístico de passageiros. Podia ser mais do que isto, mas infelizmente acho que ainda não é possível.

Essas empresas penso que são legais tanto quanto sei.

E sim, a bem desta discussão, deixo aqui uma factura de um dos serviços que fiz com eles. Apenas escondi os dados da minha empresa ou qualquer dado que possa identificar o serviço.

Diga-me se vê alguma situação errada com a factura:

Edit da moderação:

Link removido por questões de segurança

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Re: finalmente o governo reconhece que a Uber é ilegal

Mensagem por mjr » 04 mar 2016, 22:27

A mim parece-me tudo bem com a fatura. Não sei é se será boa ideia colocar em público esta fatura tendo em conta o clima de retaliação que tem havido...
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Re: finalmente o governo reconhece que a Uber é ilegal

Mensagem por PedroSantos » 05 mar 2016, 01:32

Obrigado mjr.
Eu equacionava retirar o documento amanhã de manhã. Não é minha intenção contribuir para promover (ainda mais) este diferendo ou para colocar alguém em cuidados.

Apenas quis demonstrar que era uma falácia o que se diz sobre as facturas serem apenas "talões" que não têm validade.

Eu já perdi a conta ao número de facturas da Uber que entreguei à AT e até hoje nunca recebi nenhuma reclamação.

Mas para fechar este assunto (da minha parte) e como fã da Tesla, que sou há já vários anos, e com gosto, só consigo resumir a coisa da seguinte forma:
"Para mim andar de Uber é como ter andado num P90D, depois de se experimentar, quando se volta a pegar num ICE, todos parecem um Táxi"
:mrgreen:

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Re: finalmente o governo reconhece que a Uber é ilegal

Mensagem por mjr » 06 mar 2016, 11:20

Posso dizer que a fatura era de uma empresa de serviço de... táxis. E indicava claramente que o serviço era o transporte de passageiros.
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Re: finalmente o governo reconhece que a Uber é ilegal

Mensagem por PedroSantos » 06 mar 2016, 13:14

rdias Escreveu: Lamentavelmente, não cheguei a ver esta factura, mas já vi muitas " deles ". E " deles " porquê ?
A Uber recebe o dinheiro do seu cliente, com quem celebrou um contrato ilegal, mas é um contrato e não passa factura do serviço.
No final do serviço recebe um proforma e só depois de carregar num link uma factura fica disponível depois de 4 a 12 horas.
A factura que o Pedro exibiu será a de um suposto parceiro que transportou o Pedro, mas nem isso o Pedro pode confirmar. Mas o Pedro tem uma factura do valor que pagou, passada por um rent a car, ou animação turistica ou oficina. Já vi de tudo um pouco.
Claro que a factura entra na sua empresa como despesa. Como podia ser do talho ou da florista.

Pedro, quanto à legalidade da uber, já não há duvidas, nem por parte do governo. Simplesmente é ilegal como o tribunal e o Ministro que tutela os transportes o afirmou.
Esconderem-se atrás da historia de uma plataforma tecnológica , utilizar parceiros que fazem serviços ilegais, etc... já não pega. A Uber tem uma máquina de marketing a trabalhar a intoxicar a opinião pública, mas a ilegalidade está sempre por trás.
O que se está à espera por parte da união europeia é que se pronuncie acerca de economia de partilha.( por exemplo, partilha do carro com amigos, dividindo despesas e sem fins lucrativos ). Não é especificamente sobre a Uber pois o transporte comercial de pessoas está legalizado à muito tempo e tem regras muito restritas para proteger o consumidor.
No entanto eu espero que o modelo da uber seja bem escortinado e que seja preto no branco considerado não aplicavel na comunidade Europeia. Ficou essa promessa,feita pela comissária dos transportes à Confederação Europeia do Táxi, do qual a Antral e FPT fazem parte. A propria Antral esteve em Bruxelas a falar directamente com a Comissária.

Por muito que as pessoas gostem do serviço que é obtido, ( porque não tem metade das obrigacões legais do táxi ) , a Uber é ilegal em Portugal.

O Tesla é um carro fantastico, mas para ser legal, paga-se bem. Certamente a Tesla se não pagasse licenças, segurança social aos seus trabalhadores, etc... podia pôr cá fora um P90D muito mais barato.
Problema também é que o cliente não quer pagar o verdadeiro valor das coisas. Temos os letras A e os T e as pessoas não querem pagar mais . Querem barato.
Se a Uber cumprisse com a lei e fosse sempre mais cara que o táxi será que estávamos aqui a discutir a Uber ?
Porque é que a Uber e os seus parceiros não fazem uma manifestação a lutar pelo direito a trabalharem se acham que estão legais ?
Porque é que a Uber fechou o serviço em toda zona do aeroporto de Lisboa ? Se estão legais , qual o medo ?
Porque é que a Uber não apresenta facturas , comprovativo de pagamento de impostos, dados dos motoristas, seguros dos parceiros, parceiros. Chamava a comunicação social e mostrava documentação . Não pode pois é só esquemas.

Pedro, experimente a mytaxi. Terá tudo o que gosta na Uber e de uma forma legal ( Excepto audi A6 e carros muito caros ). Pode também pagar por aplicação, por pagamento MB ou dinheiro. Recebe factura efectiva e na Hora do serviço realmente prestado. Pode e deve avaliar motorista, viatura e serviço.
Viva rdias,

A minha experiência em relação às facturas, não é bem como descreve. Normalmente tenho acesso às facturas poucos minutos após o término do serviço e, estas, embora usem o mesmo "template" (modelo) são realmente emitidas por várias entidades. Mas, todas as facturas possuem os dados completos, inclusive o descritivo de "serviço de transporte de passageiros" sempre com todos os valores e o IVA descriminado.

Aliás, este descritivo é importante, assim como o tipo de empresa emissora, para poder ser considerada "despesa de representação". Se fosse "talho" ou "florista" tenho a certeza que seria complicado colocar essa despesa como "de representação". ;)

Em relação à ilegalidade, como já referi, não consigo pronunciar-me muito sobre a matéria. Do que sei, apenas por ler nos jornais, o que existe é uma providência cautelar apresentada pela ANTRAL e que teve provimento. Também sei que as providências cautelares são medidas temporárias e especificas de acautelamento de uma situação ANTES da realização da ação principal e consequente decisão judicial definitiva.

Penso que seja sobre essa ação principal, que ainda se encontra pendente, que se espera as directivas comunitárias sobre a matéria.

A verdade é que a Uber e os seus parceiros continuam a operar, talvez de forma diferente do que aquela a que a providencia cautelar se realizou, pois não há noticias que o tribunal tenha levantado autos de infracção de desobediência e isso teria que obrigatoriamente acontecer caso a providência cautelar fosse desrespeitada.

Mas, como digo, esta não é a minha área e nem posso/devo comentar muito mais sobre a situação.

O que descrevi sobre o serviço da Uber e de Taxis, foi sempre na qualidade de "cliente" e de "utilizador" e apenas isso. E nessa qualidade, a minha opinião é muito firme: A Uber tem melhor serviço de transporte de passageiros que o serviço de Taxis por uma larga margem.

Eu conheço o MyTaxi. Eles tiveram/têm uma promoção de 50% sobre os serviços que até fiquei tentado em experimentar. A aplicação tem bom aspecto e nota-se que é uma tentativa de "responder" à Uber. Vale por isso e penso que essa é uma das razões que a Uber têm a minha "simpatia", pois veio ajudar, talvez, a começar a "mudar mentalidades".

De resto, a App tem várias funcionalidades que penso que foram copiadas da App da Uber (e isso também é bom, significa aprender com o que funciona bem e é bem feito)....mas o problema principal é que depois de pedir o serviço, aparecem.... Taxis :)

Rdias, não me leve a mal, ninguém gosta de ver/ouvir falar mal da sua classe profissional, mas aquilo que me faz sentir mais "comichão" é que é gasto uma tremenda quantidade de energia no combate à inovação e à criação de novos métodos - que a Uber, diga-se o que se disser, fez ou tenta fazer — é disruptiva nesse sentido, e não se gaste nenhuma energia em analisar ou discutir formas de aprender e melhorar ainda mais o que a Uber tenta fazer.

Ao invés disso, esta classe prefere "escudar-se" nos sindicatos, nas leis e nas regulamentações - algumas delas já bastante antigas e desatualizadas, para continuarem a "defender" as actuais formas de se continuar a fazer o que sempre se fez, mesmo que hoje - em 2016, já existam, talvez, condições de se realizarem de forma muito melhor esses mesmos serviços.

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Re: finalmente o governo reconhece que a Uber é ilegal

Mensagem por mjr » 06 mar 2016, 14:23

Acho que o PedroSantos pode fazer essa verificação facilmente... Basta por o NIF no Google e aparece logo uma série de informações, nomeadamente os CAE da empresa. Penso que se o PedroSantos indicar os CAE da empresa será suficiente, certo?
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Re: finalmente o governo reconhece que a Uber é ilegal

Mensagem por santanamos » 06 mar 2016, 18:26

Pois claro, assim o dinheiro vem mais limpinho. Ainda temos um carro em nome da empresa que já não é taxi. Se calhar aproveito a onda e faço uns biscates. Pelo menos aquele carro não tem lanterna e fico logo bem visto por não ser um taxi ;)

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Re: finalmente o governo reconhece que a Uber é ilegal

Mensagem por santanamos » 06 mar 2016, 20:00

rdias Escreveu:
santanamos Escreveu:Pois claro, assim o dinheiro vem mais limpinho. Ainda temos um carro em nome da empresa que já não é taxi. Se calhar aproveito a onda e faço uns biscates. Pelo menos aquele carro não tem lanterna e fico logo bem visto por não ser um taxi ;)
Exactamente. Mas na uber portas-te bem :mrgreen:
Nepia, porto-me igual. O facto de não ter lanterna faz logo mudar mentalidades, isto é psicológico. Repara que até posso ir de calções que dizem logo que sou um gajo moderno à imagem da uber, mas no taxi dá multa e tenho que usar calças :twisted:
São pormenores!

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Re: finalmente o governo reconhece que a Uber é ilegal

Mensagem por Batotinha » 06 mar 2016, 20:10

:lol: :lol: :lol: :lol:
este tópico faz-me lembrar um outro que fala duma folha velha
:lol: :lol: :lol: :lol:
Agora entendo um pouco melhor o estado actual da ME e/ou a realidade que é a proporção de VEs em PT. Sem paródia, mas parodiando... afinal estávamos a falar de quê? :roll: :roll: :roll: :roll:
Isto de tuga trocar os Vs (vès), pelos Bs (bês), só pode dar confusão. É isso mesmo. Confusão. Literalmente. :evil: :evil: :evil:
E a situação muda de figura, (ou seja, tudo se esclarece) quando se olha para o texto com mais tempo! Afinal, o que tinha sido dito estava traduzido mais ou menos assim:
- Desta zona em particular o cliente tem sempre direito a uma "boa vista!" ... de forma enfática, com timbre vibrante e convincente... como compete a um bom vendedor.
Do outro lado, está um cliente, que perante a surpresa da "passagem inesperada da boazona" que faz parar o transito, e assimila parte do conteúdo do que ouviu...
- Desta zona PREPENDICULAR o PROPRIETÁRIO tem sempre direito a uma "Voa Bista!" :twisted: :twisted: :twisted:

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