Dedução de IVA em Leasing/ALD

As discussões relacionadas com a revolução do carro elétrico.
Responder
Avatar do Utilizador
fjma
Mensagens: 418
Registado: 18 dez 2014, 14:46
Localização: Charneca de Caparica

Dedução de IVA em Leasing/ALD

Mensagem por fjma » 10 ago 2016, 11:14

Viva

Estive a pesquisar e a ler o capítulo V do Código do IVA e surgiu-me uma dúvida. Como não sou nem advogado nem político, é-me sempre difícil perceber a linguagem que colocam nestes decretos, que o comum do mortal só com muita dificuldade consegue compreender.

Ao adquirir um VE através de Leasing/ALD, por empresa, é possível deduzir o IVA da prestação mensal do VE? No código do IVA consta a palavra locação e penso que se refere a esta situação, mas gostaria de ter certezas.
Já agora, em termos de facturas referentes a manutenção/avarias, o IVA poderá ser igualmente deduzido? Também é algo que não fiquei a perceber para o caso de um VE de 5 lugares, (dito não comercial)...

Em antecipação, obrigado pelas respostas! :mrgreen:

lifo
Mensagens: 134
Registado: 27 jul 2016, 15:24
Data de fabrico: 01 nov 2014
Capacidade bateria: 12 barras

Re: Dedução de IVA em Leasing/ALD

Mensagem por lifo » 10 ago 2016, 11:31

sou leigo no tema mas fiz umas pesquisas e parece-me que pode não dar para deduzir as despesas..

http://www.ccip.pt/pt/newsletter-juris/ ... cao-fiscal
De referir que se encontra excluído do direito à dedução o imposto suportado nas despesas de transportes e viagens de negócios do sujeito passivo do imposto e do seu pessoal, incluindo as portagens. Relativamente à dedutibilidade do IVA relativo a despesas com portagens é dado o mesmo tratamento que é seguido para o IVA das viaturas a que respeitam, ou seja tratando-se de uma viatura considerada de turismo, não confere direito à dedução....