
Qual o VE adequado a este caso/situação?
Re: Qual o VE adequado a este caso/situação?
É suposto ser para o fim do ano que vem.
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Re: Qual o VE adequado a este caso/situação?
A chatice dos Leaf é a falta de controlo de temperatura activa..se continuarem assim, não me vejo muito tentado para o Leaf.Fil Escreveu:É suposto ser para o fim do ano que vem.
O Tesla 3, pelo que estive a ver, é um bocado comprido...4,60m é muita coisa...
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Teste ao Zoe e dilema
Bem..hoje foi um dia de "aventuras" eléctricas. Dia de fazer teste drive ao Zoe, neste caso um Q210. O percurso efectuado foi um bocado o que está na imagem que coloquei acima, excepto em alguns pontos. A partida foi do concessionário da Renault em Cernache, que fica sensivelmente a 4km do ponto A indicado acima (o ponto A está por debaixo do ponto H) direcção ao ponto B, C (por debaixo do ponto F) e D.. O regresso foi feito pelo mesmo percurso, mas em vez de seguirmos para o concessionário, primeiro fomos a casa (ponto A).
À partida, o Zoe, modelo Q210 com 12000km nas rodas e com carga a 100% partiu com uma autonomia estimada de 116km. Todo o percurso foi sempre efectuado pela condutora deste percurso habitual e AC sempre ligado. Algures mais ou menos a meio entre o ponto E e o ponto D (mas no sentido do ponto D), alcançamos o ponto de não retorno. Ou seja, a distância efectuada era igual à autonomia. Pensamos se voltávamos para trás, se arriscávamos... resolvemos arriscar
Conseguimos efectuar todo o caminho de regresso, sendo que no final da viagem este foi o resultado:


Como podem ver, esta condutora de poupada não tem nada...ainda conseguimos entregar o carro no concessionário, com a autonomia a --
Agora vem o dilema:
Este Q210, que suponho que já tenha alguma degradação, pois só recebeu durante toda a vida cargas rápidas e ao sabor dos elementos da natureza (o carregador fica no exterior), consegui fazer isto sobrando na casa dos 17km (estou a descontar os 4km do concessionário até ao ponto A), sempre com A/C ligado. Regresso por AE será impossível com este modelo, possível talvez com o R240 novo. Viagem de Inverno, talvez seja possível apenas pela nacional, com A/C a fazer aquecimento (quanto gasta o A/C a aquecer versus arrefecer no Zoe? Tem bomba de calor, não?). Em dias que a condutora queira regressar pela AE (essencialmente inverno e quando regressa já seja de noite), irá levar o Prius.
O veículo (R240), com abate e compra de baterias ficará na casa dos 24490€ que pode descer para os 20000€ com entrega do Altea (ainda não tenho valores finais). A comprar, esta compra só poderá ser efectuada lá para o final do ano, por causa do veículo de abate ter de fazer 6 meses na minha mão e os prazos de entrega/venda para o R240 também apontam para Outubro.
No entanto tenho aqui uma possibilidade de comprar um Prius 3G com 55000km, 5 anos, versão Premium + pack multimédia por 9000€, entregando o Altea.
E aqui é que surge o meu dilema: ir para o Prius, aguentar uns anitos e depois comprar um VE com mais autonomias (se calhar um Tesla 3 de serviço), ou esperar por Dezembro para concretizar o negócio com o R240? Se espero por Dezembro, surge o Leaf com pack 30kWh... Chegada a essa altura, sou tipo para já agora esperar por ver o que vem aí do Tesla 3 ou de outros fabricantes...
Se fossem vocês, o que fariam?
À partida, o Zoe, modelo Q210 com 12000km nas rodas e com carga a 100% partiu com uma autonomia estimada de 116km. Todo o percurso foi sempre efectuado pela condutora deste percurso habitual e AC sempre ligado. Algures mais ou menos a meio entre o ponto E e o ponto D (mas no sentido do ponto D), alcançamos o ponto de não retorno. Ou seja, a distância efectuada era igual à autonomia. Pensamos se voltávamos para trás, se arriscávamos... resolvemos arriscar


Conseguimos efectuar todo o caminho de regresso, sendo que no final da viagem este foi o resultado:


Como podem ver, esta condutora de poupada não tem nada...ainda conseguimos entregar o carro no concessionário, com a autonomia a --
Agora vem o dilema:
Este Q210, que suponho que já tenha alguma degradação, pois só recebeu durante toda a vida cargas rápidas e ao sabor dos elementos da natureza (o carregador fica no exterior), consegui fazer isto sobrando na casa dos 17km (estou a descontar os 4km do concessionário até ao ponto A), sempre com A/C ligado. Regresso por AE será impossível com este modelo, possível talvez com o R240 novo. Viagem de Inverno, talvez seja possível apenas pela nacional, com A/C a fazer aquecimento (quanto gasta o A/C a aquecer versus arrefecer no Zoe? Tem bomba de calor, não?). Em dias que a condutora queira regressar pela AE (essencialmente inverno e quando regressa já seja de noite), irá levar o Prius.
O veículo (R240), com abate e compra de baterias ficará na casa dos 24490€ que pode descer para os 20000€ com entrega do Altea (ainda não tenho valores finais). A comprar, esta compra só poderá ser efectuada lá para o final do ano, por causa do veículo de abate ter de fazer 6 meses na minha mão e os prazos de entrega/venda para o R240 também apontam para Outubro.
No entanto tenho aqui uma possibilidade de comprar um Prius 3G com 55000km, 5 anos, versão Premium + pack multimédia por 9000€, entregando o Altea.
E aqui é que surge o meu dilema: ir para o Prius, aguentar uns anitos e depois comprar um VE com mais autonomias (se calhar um Tesla 3 de serviço), ou esperar por Dezembro para concretizar o negócio com o R240? Se espero por Dezembro, surge o Leaf com pack 30kWh... Chegada a essa altura, sou tipo para já agora esperar por ver o que vem aí do Tesla 3 ou de outros fabricantes...
Se fossem vocês, o que fariam?
Re: Qual o VE adequado a este caso/situação?
Eu esperava pelo leaf de 30 kWh, se este vier de facto no fim do ano, senão mais vale comprar outro. O tesla 3 vai demorar algum tempo, se calhar quase 3 anos, até lá já andaram muito de 100% eléctrico 
De qualquer das formas, só costumo equacionar carros em segunda mão.

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Re: Qual o VE adequado a este caso/situação?
15,1kwh é realmente muito...mas para um início não é nada mau. Num Leaf faço a brincar 12,5kwh e é mais pesado.
Se realmente tens tantos receios, opta pelo Prius.
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Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
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Re: Qual o VE adequado a este caso/situação?
O ideal seria testar o Leaf de 30Kwh e o Zoe R240 e depois decidir. Já não falta muito para setembro/outubro.
Apesar do R240 ter mais 30km de autonomia que o Q210 em NEDC, podes contar apenas com mais 15km com esse estilo de condução.
Apesar do R240 ter mais 30km de autonomia que o Q210 em NEDC, podes contar apenas com mais 15km com esse estilo de condução.
Re: Teste ao Zoe e dilema
Como encara a tua esposa a possibilidade de ficar a pé por falta de carga ?jfr2006 Escreveu:Se fossem vocês, o que fariam?
Achas que ela com o uso do VE acabará por moderar o andamento e assim estender as autonomias de um VE ?
As respostas a estas perguntas certamente que ajudarão a decidir.

- alexmol
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Re: Qual o VE adequado a este caso/situação?
Mesmo com uma quimica melhor as baterias irão degradar pelo que acho a margem de autonomia curta. Fazer sempre ciclos de carga/descarga profundos também não ajuda.
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Re: Qual o VE adequado a este caso/situação?
Sim, concordo com os +15km no R240. Apenas acrescento mais uns 10km (ou seja um total de 25km), considerando que este Q210 já teria o pack um bocado degradado, devido a ser sempre submetido a cargas rápidas e ao sol.BECOOL Escreveu:O ideal seria testar o Leaf de 30Kwh e o Zoe R240 e depois decidir. Já não falta muito para setembro/outubro.
Apesar do R240 ter mais 30km de autonomia que o Q210 em NEDC, podes contar apenas com mais 15km com esse estilo de condução.
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Re: Teste ao Zoe e dilema
Claro que ninguém quer ficar a pé, mas aquilo é pior que o Diabo..com o Diabo ainda consegues alguma coisa, se venderes a alma...com aquela mulher, acho que é mais provável ela extrair mais carga das baterias do que aquela que elas dão, do que ela ceder no quer que sejazeuz Escreveu:Como encara a tua esposa a possibilidade de ficar a pé por falta de carga ?jfr2006 Escreveu:Se fossem vocês, o que fariam?
Achas que ela com o uso do VE acabará por moderar o andamento e assim estender as autonomias de um VE ?
As respostas a estas perguntas certamente que ajudarão a decidir.
