
Qual o VE mais adequado para a Madeira?
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Qual o VE mais adequado para a Madeira?
Há uma questão importante que é o facto de as bolas representarem a potência desenvolvida pelo motor e não o seu binário. Ora o Leaf só atinge a potência máxima aos 50km/h, até aí funciona em modo de binário máximo. A 25km/h a potência é metade da máxima, pelo que só podem aparecer metade das bolas com o acelerador ao máximo. Esse efeito só se nota realmente em subidas muito inclinadas, pois em plano ele chega tão rápido aos 50 km/h que parece que ficam logo as bolas todas iluminadas.
Como a 35km/h estavam metade das bolas iluminadas, significa que não estaria a carregar ao máximo no acelerador, mas que estaria a mais de meio, talvez a 70% (0,5/(35/50)). Não sei se nos mk2 mesmo em D é necessário carregar no kick down do acelerador para ter a aceleração máxima.
Como a 35km/h estavam metade das bolas iluminadas, significa que não estaria a carregar ao máximo no acelerador, mas que estaria a mais de meio, talvez a 70% (0,5/(35/50)). Não sei se nos mk2 mesmo em D é necessário carregar no kick down do acelerador para ter a aceleração máxima.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2484
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: Qual o VE mais adequado para a Madeira?
Nas condições em que estava o carro, sem ECO, não é necessário levar o acelerador ao fundo, logo no primeiro "travamento" do pedal já se tem o máximo.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Qual o VE mais adequado para a Madeira?
O Leaf pesa 1,5t. Nos mk1 há uma resistência perto do fim do curso do acelerador que serve para em modo ECO obter a potência máxima ao carregar no acelerador após essa resistência. Penso que seja igual no mk2...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Qual o VE mais adequado para a Madeira?
O leaf pesa 1600 kg se bem me lembro.
Re: Qual o VE mais adequado para a Madeira?
Sim, parece-me que os dois regeneram até 30 kW, só que com o modo B não se gastam pastilhas 

- Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3085
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Re: Qual o VE mais adequado para a Madeira?
E também vão fazer bastantes descargas semi-rápidas a subir.MRider Escreveu:Hum 30 kw a regenerar então aqui fazem se bastantes cargas semi rápidas a descer

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Qual o VE mais adequado para a Madeira?
Mrider, isso é um carro a sério.MRider Escreveu:Eu vou ser sincero convosco.
Eu até já tenho um Leaf em vista, mas estou com um bocado de receio que eu fique um pouco limitado.
E como vendi um carro a gasóleo se o eléctrico não aprova ui ui .
Decisões ....
Tu só tens a questão climtérica desfavorável. No entanto, reconheço-te capacidades para ultrapassar essa questão.
Avança...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Qual o VE mais adequado para a Madeira?
Tendo em conta que, como já foi visto, o carro faz 150km em condições reais, qual é o receio? É possível fazer mais do que isso num dia na Madeira? Ao que sei o perímetro da ilha é de 180km, ou seja só fazendo o pior percurso possível que é dando a volta completa pela costa à ilha para chegar ao mesmo sítio é que a autonomia não chega.
Para que serve o gerador a combustão vs uma tomada convencional, que de certeza que também existem aos pacotes na Madeira (para uma emergência claro)? Mais vale como segurança ter uma extensão realmente comprida que um gerador pesado e com um líquido inflamável e mal cheiroso na mala...
Para que serve o gerador a combustão vs uma tomada convencional, que de certeza que também existem aos pacotes na Madeira (para uma emergência claro)? Mais vale como segurança ter uma extensão realmente comprida que um gerador pesado e com um líquido inflamável e mal cheiroso na mala...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Qual o VE mais adequado para a Madeira?
Desde que comprei o leaf nunca mais toquei num cl. Nas viagens maiores é aproveitar as paragens para carregar, assim a autonomia nunca é problema. Como está a rede de carregamento na madeira?MRider Escreveu:O meu receio principal é que o Leaf irá ser o meu único veículo.
Num espaço tao curto como a Madeira, a autonomia não deve ser problema nem para taxistas.
A minha dúvida seria apenas pensar no mk1, mk2 ou mk3.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 677
- Registado: 14 fev 2014, 21:32
- Data de fabrico: 20 jun 2013
- Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras
Re: Qual o VE mais adequado para a Madeira?
O meu também é o meu único veiculo.. Quando preciso mesmo de um CI peço emprestado a um familiar... Mas posso-te dizer que num ano apenas pedi emprestado 1a única vez...MRider Escreveu:O meu receio principal é que o Leaf irá ser o meu único veículo.
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014