Re: Desabafo :-D
Enviado: 19 jan 2011, 15:32
Estou pasmado....
Meus senhores façam o favor de continuar...
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Bem... Quando fomos experimentar o Leaf a Lisboa porque é que fomos acima dos 120km/h + 10% ? .Como aparte, gostava que alguém me diga para que serve uma Vmax acima de 120km/h+10% ? Que eu saiba a velocidade máxima em Portugal é de 120km/h, normalmente com uma tolerância de 10%.
Isso eu referi numa resposta anterior - "Existe algum VE que tenha as performances deste com a mesma autonomia? Que se possa atestar (recarregar) em 5 minutos? Não. O VE é melhor em emissões poluentes e custo por km. .Os 30% de rendimento máximo teórico dizem que, por cada litro de combustível que se põe num carro de CI, 30% são usados para pôr o motor a rodar e o resto para gerar calor. Significa que se gasta 3 vezes mais em combustível do que se o rendimento do motor fosse igual ao de um motor eléctrico (90% típico). Significa também que o 320D que o ruicvt falou custa 4,6*1,31 / 100 € / km = 0.06 € / km em média, contra os (24 /0.90) x .0778 / 160 € /km = 0.013 €/km que custa num LEAF.
Anunciada é 155km/h. Mas estou a dar um exemplo de um CI com metade da potência do Leaf!!Qual é a Vmax do C1 de 55 cv?
Ansiedade de testar o LEAF! Mas ainda assim fomos bem abaixo da Vmax do LEAF.ruicvt Escreveu:Bem... Quando fomos experimentar o Leaf a Lisboa porque é que fomos acima dos 120km/h + 10% ? .Como aparte, gostava que alguém me diga para que serve uma Vmax acima de 120km/h+10% ? Que eu saiba a velocidade máxima em Portugal é de 120km/h, normalmente com uma tolerância de 10%.
Eu sou sincero. Não sou capaz de fazer 300 ou 600km num dia a 120km/h. Também não sou de ir 200, mas há um meio-termo.
Isso todos sabemos. Só estive a explicar o porquê dos 30% de rendimento de um CI serem importantes. Custam dinheiro, muito dinheiro. [/quote]ruicvt Escreveu:Isso eu referi numa resposta anterior - "Existe algum VE que tenha as performances deste com a mesma autonomia? Que se possa atestar (recarregar) em 5 minutos? Não. O VE é melhor em emissões poluentes e custo por km. .Os 30% de rendimento máximo teórico dizem que, por cada litro de combustível que se põe num carro de CI, 30% são usados para pôr o motor a rodar e o resto para gerar calor. Significa que se gasta 3 vezes mais em combustível do que se o rendimento do motor fosse igual ao de um motor eléctrico (90% típico). Significa também que o 320D que o ruicvt falou custa 4,6*1,31 / 100 € / km = 0.06 € / km em média, contra os (24 /0.90) x .0778 / 160 € /km = 0.013 €/km que custa num LEAF.
Eu acho que os 157km/h limitados electronicamente do LEAF são mais do que suficientes. Mas qualquer dia alguém consegue entrar no sistema de controlo do motor e retirar essa limitação... Como acontece com os BMW limitados a 250 km/h.ruicvt Escreveu:Anunciada é 155km/h. Mas estou a dar um exemplo de um CI com metade da potência do Leaf!!Qual é a Vmax do C1 de 55 cv?
Nem tu admiras o facto de um motor diesel com 170cv de potência fazer uma média real de 4,6?? Tenho de ir "pregar para outra freguesia"!
E mesmo assim chegamos atrasados por causa do transito! Se tivéssemos ido de Alfa (que é eléctrico) tínhamos chegado primeiroruicvt Escreveu:mjr, no Leaf não teríamos chegado a Lisboa a tempo de experimentar o... Leaf . Mesmo que fossemos num CI que andasse menos que o Leaf, só o facto de não termos de esperar 30 minutos (ou mais) para carregar, já compensava
Pronto, ok. Já me estou a sentir o "advogado do Diabo" . Eu DEFENDO os VE. Acho que o futuro passa inevitavelmente por aqui. Gosto muito do Leaf e entendo as vantagens inerentes.
Apenas acho que, neste patamar de desenvolvimento, não podem argumentar que os VE são incomparavelmente superiores aos CI.
Não interessa se a culpa é das baterias... Os VE precisam delas tanto como os "ineficientes" CI precisam de combustível. Faz parte. Se o rendimento dos motores CI é ineficiente, o rendimento das baterias dos VE também o são porque não permitem autonomia elevada...
O custo por km é relativo. Há circunstâncias em que a diferença entre parar 30 minutos de 150 em 150 km a uma média relativamente baixa de velocidade e fazer 1300km de seguida, também custa dinheiro. Não se pode escamotear isto.
Essa percentagem de rendimento tem interesse, mas na prática, não obstante o custo ser maior, o rendimento a nível de utilização não é revolucionário... O que representa em termos de futuro, isso sim é revolucionário
E o tempo que demoram a abastecer (carregar) em comparação com os CI. Tempo é dinheiro .A única vantagem dos CI é a autonomia.
Isso só é problema porque a autonomia é baixa. Se tivesses 1000 km de autonomia, saias de casa sempre com esses 1000km de autonomia. Como tens de parar para almoçar / descansar pelo menos 2 vezes nesses hipotéticos 1000 km de autonomia, os 30 minutos de carga não seriam problema.ruicvt Escreveu:E o tempo que demoram a abastecer (carregar) em comparação com os CI. Tempo é dinheiro .A única vantagem dos CI é a autonomia.
Quanto ao resto, estamos de acordo.
Estás cá com uma argumentação mjr ...hoje ninguém te paramjr Escreveu:Isso só é problema porque a autonomia é baixa. Se tivesses 1000 km de autonomia, saias de casa sempre com esses 1000km de autonomia. Como tens de parar para almoçar / descansar pelo menos 2 vezes nesses hipotéticos 1000 km de autonomia, os 30 minutos de carga não seriam problema.ruicvt Escreveu:E o tempo que demoram a abastecer (carregar) em comparação com os CI. Tempo é dinheiro .A única vantagem dos CI é a autonomia.
Quanto ao resto, estamos de acordo.
O problema é que o presente não é um "se" . E para uma autonomia de 1000km, quanto pesaria o carro? Penso que essa realidade está tão longe que não deve ser equacionada . Continuo a achar que é uma desvantagem a relação entre tempo de carregamento/autonomia.Isso só é problema porque a autonomia é baixa. Se tivesses 1000 km de autonomia, saias de casa sempre com esses 1000km de autonomia. Como tens de parar para almoçar / descansar pelo menos 2 vezes nesses hipotéticos 1000 km de autonomia, os 30 minutos de carga não seriam problema.