Re: Bateria AC DYI
Enviado: 30 mai 2020, 01:11
Para terminar a descrição deste sistema apenas falta o sensor de corrente DC, retirado de um VE acidentado é um sensor de alta precisão com comunicação can bus, também a 500kbps:
Datasheet aqui: https://www.lem.com/sites/default/files ... -c_sp3.pdf
Este medidor debita para o bus 100 leituras por segundo. Acho uma solução muito interessante porque não precisa de instalar nenhum shunt e é independente da tensão. No dia em que conseguir ir para tensões nominais semelhantes aos packs originais dos packs EV posso reutilizar este sensor.
Do lado AC tenho um Eastron SDM220 a debitar contagens a cada segundo.
Assim consigo medir a eficiencia geral do sistema: Quer no carregador quer no inversor chego facilmente aos 93% de eficiencia. No entanto o cenário de ajustar a carga ou a descarga consoante a energia solar ou o consumo da casa tem uma penalização forte na eficiencia porque não estamos a pedir aos componentes que trabalhem nos seus regimes ótimos. Consigo verificar de forma empirica que abaixo dos 300W de carga ou descarga as eficiencias baixam consideravelmente.
Outro desafio é ter uma visualização que seja suficientemente simples para ter o sistema debaixo de olho, e ver se está tudo a funcionar bem, o emoncms as vezes parece um bocado limitado mas com alguma dedicação ainda se conseguem fazer ums dashboards engraçados:
Para terminar, a bateria AC veio mesmo a calhar nesta altura em que estamos todos de quarentena, com toda a gente em casa, são transacionados quase 30kWh diários, que servem para os consumos da casa, do VE e da bateria AC, e com tanto sol ainda se injeta alguma energia na rede. O que se paga de energia dá uma média de 1,82€ por semana. Isto é com 750W de capacidade de injeção, se colocar mais inversores em paralelo consgo ter mais entrega de potencia que evito comprar à rede.
Datasheet aqui: https://www.lem.com/sites/default/files ... -c_sp3.pdf
Este medidor debita para o bus 100 leituras por segundo. Acho uma solução muito interessante porque não precisa de instalar nenhum shunt e é independente da tensão. No dia em que conseguir ir para tensões nominais semelhantes aos packs originais dos packs EV posso reutilizar este sensor.
Do lado AC tenho um Eastron SDM220 a debitar contagens a cada segundo.
Assim consigo medir a eficiencia geral do sistema: Quer no carregador quer no inversor chego facilmente aos 93% de eficiencia. No entanto o cenário de ajustar a carga ou a descarga consoante a energia solar ou o consumo da casa tem uma penalização forte na eficiencia porque não estamos a pedir aos componentes que trabalhem nos seus regimes ótimos. Consigo verificar de forma empirica que abaixo dos 300W de carga ou descarga as eficiencias baixam consideravelmente.
Outro desafio é ter uma visualização que seja suficientemente simples para ter o sistema debaixo de olho, e ver se está tudo a funcionar bem, o emoncms as vezes parece um bocado limitado mas com alguma dedicação ainda se conseguem fazer ums dashboards engraçados:
Para terminar, a bateria AC veio mesmo a calhar nesta altura em que estamos todos de quarentena, com toda a gente em casa, são transacionados quase 30kWh diários, que servem para os consumos da casa, do VE e da bateria AC, e com tanto sol ainda se injeta alguma energia na rede. O que se paga de energia dá uma média de 1,82€ por semana. Isto é com 750W de capacidade de injeção, se colocar mais inversores em paralelo consgo ter mais entrega de potencia que evito comprar à rede.