Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

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frankesousa
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por frankesousa » 05 abr 2021, 10:06

Nonnus Escreveu:
05 abr 2021, 08:40
(...)
Ontem no programa Exame Informática que dá na SIC noticias explicaram o nosso sistema de carregamentos, onde disseram que se devia de ter em atenção que cartão usar em determinado posto :o pois iria fazer diferença no preço a pagar.
(...)
Espera lá, há aqui um problema de interpretação do que estamos a escrever os 2.

O que eu li no que escreveste é que num determinado posto usar cartões diferentes traz preços diferentes. Estou a assumir que escrevias que um cartão tem preços melhores no OPC, por exemplo utilizando cartão da mesma "marca" do OPC.

Quando o que estavas a tentar dizer é que, independentemente do posto em si, e assumindo um qualquer valor de OPC para um qualquer posto, o contrato com o CEME pode dar cargas mais baratas ou mais caras, mas isso tem só e apenas a ver com os CEME terem tarifários diferentes (muito diferentes por vezes).

Se a ideia era essa então concordo a 100% contigo e é mais um beneficio do nosso modelo, como podes usar qualquer cartão em qualquer posto sem discriminação pelo OPC podes fazer um contrato espectacular com um CEME e carregares em qualquer sitio muito barato.
Completamente impossível num modelo com uma APP por cada "OPC" (que a mim me parece intragável, e já o testei várias vezes)

O pessoal ama ver a parte má das coisas, mas se virem a parte boa, a verdade é que com um CEME "muito bom" no limite pode haver preços bons (o que não é o caso por cá infelizmente).

(sim eu sei que com OPC+CEME+MobiE+taxas etc o preço "muito bom" é uma miragem... :? )
Última edição por frankesousa em 06 abr 2021, 10:37, editado 1 vez no total.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 05 abr 2021, 10:32

frankesousa Escreveu:
05 abr 2021, 10:06
Isso parece não ser verdade, talvez por desconhecimento de quem a disse, que só existe na cabeça de alguns devido à falta de leitura das regras. Concordas certo?
Bom, quando o Sérgio Magno não perceber nada de ME... ele até deu alguns exemplos.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por frankesousa » 05 abr 2021, 17:45

Nonnus Escreveu:
05 abr 2021, 10:32
frankesousa Escreveu:
05 abr 2021, 10:06
Isso parece não ser verdade, talvez por desconhecimento de quem a disse, que só existe na cabeça de alguns devido à falta de leitura das regras. Concordas certo?
Bom, quando o Sérgio Magno não perceber nada de ME... ele até deu alguns exemplos.
Pois, isso realmente é estranho não é "um jornalista qualquer" para falar sobre isso.

Vou analisar o assunto a ver, mas isso talvez tenha "truque" (tipo descontos do marshopping ou o assunto da TAR de media tensão) não achas?
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Gameiro101 » 05 abr 2021, 18:45

frankesousa Escreveu:
05 abr 2021, 10:06
Nonnus Escreveu:
05 abr 2021, 08:40
(...)
Ontem no programa Exame Informática que dá na SIC noticias explicaram o nosso sistema de carregamentos, onde disseram que se devia de ter em atenção que cartão usar em determinado posto :o pois iria fazer diferença no preço a pagar.
(...)
Isso parece não ser verdade, talvez por desconhecimento de quem a disse, que só existe na cabeça de alguns devido à falta de leitura das regras. Concordas certo?

Não se pode dizer que não exista um ou outro caso uma discriminação positiva (caso do Marshopping) que no caso a conta é paga por outra entidade para chamar clientela, mas de resto não existe esse problema.

Volto a dizer, que mimo que é carregar em qualquer sitio usando só 1 cartão (Miio claro ;) ) e poder encontrar o local, estado e ocupação do posto só num sitio.
Imagina que os fabricantes (se quiserem mesmo que a ME andasse para a frente, que não querem obviamente) até inseriam nos infotainment dos carros a ligação ÚNICA à Mobie e tinham em tempo real o estado, preço, ocupação do posto e até reserva do mesmo directamente no carro. Isso sim. Olha e por sorte (não é bem sorte mas vá) por cá até só precisam de gerir UMA interface, que categoria.
(o lado mau é claro todos já sabemos, alguém tem de pagar por esse serviço de integração, e esse alguém somos nós :? )
Nunca percebi a parte de quererem reservar o posto, qual seria a utilidade?

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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por alexmol » 05 abr 2021, 21:17

Gameiro101 Escreveu:
05 abr 2021, 18:45
Nunca percebi a parte de quererem reservar o posto, qual seria a utilidade?
Se formos de viagem e tivermos que parar para carregar num PCR e este estiver ocupado por alguém que chegou 1 minuto antes a reserva de posto permite garantir que não vamos perder pelo menos meia hora à espera que o posto fique livre.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 05 abr 2021, 21:33

E a pessoa que chegou antes, só porque não teve a esperteza de fazer reserva, já tem de esperar meia hora por quem chegou depois?

Acho isso um conceito totalmente intratável :? Esta idiotice de modelo já dá azo a que no mesmo posto se pratiquem preços finais brutalmente diferentes, o que potencia que pessoas menos informadas sejam "papadas" em relação a outras. Agora haver hipótese de eu chegar a um posto disponível e não o poder usar porque alguém que o reservou chega daí a 5min (ou meia hora)? Cruzes...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por JLMF » 05 abr 2021, 22:57

Intratável? No barbeiro/cabeleireiro, no aluguer de veículos, no quarto de hotel, na mesa de restaurante e em centenas, milhares de outras situações é possível fazer reserva e otimizar a agenda do utilizador e do prestador de serviço, não percebo a indignação.

Não sei a tolerância máxima de atraso para que a reserva caia, deverá ser pequena, espero eu, assim como espero que seja justa a taxa de anulação por atraso ou não comparência.

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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por frankesousa » 05 abr 2021, 23:09

Já vi vários sistemas de carregamento com apps (Noruega incluída) e muitas dão para reservar.
É mais que óbvio que reservar por um período pequeno e aceitável de tempo é uma solução para tornar a ME mas fácil.

Outra é instalar 20 postos por local tipo Tesla
Última edição por frankesousa em 05 abr 2021, 23:21, editado 1 vez no total.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por frankesousa » 05 abr 2021, 23:20

frankesousa Escreveu:
05 abr 2021, 17:45
Nonnus Escreveu:
05 abr 2021, 10:32
frankesousa Escreveu:
05 abr 2021, 10:06
Isso parece não ser verdade, talvez por desconhecimento de quem a disse, que só existe na cabeça de alguns devido à falta de leitura das regras. Concordas certo?
Bom, quando o Sérgio Magno não perceber nada de ME... ele até deu alguns exemplos.
Pois, isso realmente é estranho não é "um jornalista qualquer" para falar sobre isso.

Vou analisar o assunto a ver, mas isso talvez tenha "truque" (tipo descontos do marshopping ou o assunto da TAR de media tensão) não achas?
Já estive a ver a pequena reportagem Exame Informática que dá na SIC noticias e como estava a dizer não foi dito rigorosamente nada sobre preços diferentes no mesmo posto utilizando cartões diferentes, apenas e só falou do desconto e promoções de CEME (tipo parceria Nissan) que nada tem relacionado com o assunto que falas-te aqui "ter em atenção que cartão usar em determinado posto :o pois iria fazer diferença no preço a pagar."
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 05 abr 2021, 23:41

JLMF Escreveu:
05 abr 2021, 22:57
No barbeiro/cabeleireiro, no aluguer de veículos, no quarto de hotel, na mesa de restaurante e em centenas, milhares de outras situações é possível fazer reserva
Porque são serviços de marcação por excelência. Na restauração pode ser uma situação limite entre o reservar e aceitar quem estiver à porta, por isso é que muitos aceitam x% de reservas e o resto a quem estiver à porta. Os restantes funcionam tão melhor quando mais marcados forem.

O carregamento de um veículo eléctrico, especialmente no contexto do "em viagem" introduzido pelo alexmol, é absolutamente diferente de qualquer um desses exemplos.
Depois o que é que o posto faz? Não deixa carregar enquanto não chegar o titular da reserva? Ou deixa carregar mas quando chegar a reserva desliga o carregamento em curso?
frankesousa Escreveu:
05 abr 2021, 23:09
Já vi vários sistemas de carregamento com apps (Noruega incluída) e muitas dão para reservar.
Nunca vi, mas claro que aceito que possa acontecer. No caso da Noruega em que há praticamente 2+ PCR em cada localização, até pode funcionar num deles por exemplo.

Seja como for, continuo a dizer que acho o conceito intratável, sobretudo numa fase em que virtualmente todas as principais vias ou não têm PCR sequer, ou têm um por localização.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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