Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3009
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 06 abr 2021, 08:57

frankesousa Escreveu:
05 abr 2021, 23:20
Já estive a ver a pequena reportagem Exame Informática que dá na SIC noticias e como estava a dizer não foi dito rigorosamente nada sobre preços diferentes no mesmo posto utilizando cartões diferentes, apenas e só falou do desconto e promoções de CEME (tipo parceria Nissan) que nada tem relacionado com o assunto que falas-te aqui "ter em atenção que cartão usar em determinado posto :o pois iria fazer diferença no preço a pagar."
Não sei se já fizeste este exercício? Pegas na app miio selecionas um posto, pões os vários cartões que tens e, vais ver que para o mesmo posto dependendo do cartão que usares vais ter um preço diferente. Já não o faço algum tempo, mas lembro-me bem, que por exemplo no PCR de Évora quando apenas havia o da EDP, o cartão com preço mais baixo era o da PRIO. Consegues explicar?

Portanto, seguindo este raciocínio se eu tiver um cartão Galp estou a ser prejudicado.

Enquanto escrevia esta resposta abri a app miio selecionei o PCR de Vendas Novas e tenho os seguintes valores:

Cartão Prio: 7.27€

Cartão Galp: 7.74€

Cartão EDP: 8.51€

Cartão Miio: 6.72€

Explica-me tu estes valores porque a muito que já deixei de tentar perceber.

Edit:
frankesousa Escreveu:
05 abr 2021, 23:20
Já estive a ver a pequena reportagem Exame Informática que dá na SIC noticias e como estava a dizer não foi dito rigorosamente nada sobre preços diferentes no mesmo posto utilizando cartões diferentes,
Tens de ver outra vez. Minuto 9:18 da reportagem e passo a citar: "verifique os valores cobrados pelos comercializadores de energia antes de escolher qual o cartão a utilizar porque por vezes existem promoções que permitem poupanças interessantes".

Portanto não é um cartão. Se queres o melhor preço o melhor é teres a carteira cheia deles e veres qual é que tem mais vantagem naquele momento. O que acaba por deitar por terra a mais valia do sistema, segundo alguns peritos na matéria. Um cartão e toda uma rede a seus pés.

A diferença disto que eu acabei de escrever e o que é dito na reportagem para um sistema livre da mobie-e é, nada. Porque se tenho que ter 50 cartões para ver em qual é que tenho o melhor preço em determinada altura, é a mesma coisa que ter 50 apps do Continente, Ionity etc.

Qual é mesma a vantagem? Estar ligado no mesmo datacenter? Pois e quando cai, cai toda uma rede.

Isto faz-me lembrar a alguns anos atrás a CaboVisão tinha apenas duas centrais em Palmela. Uma destinava-se a zona norte do país e, outra a zona sul do país. Vantagem deste sistema? Para nós clientes nenhuma, porque se uma linha tivesse um problema, metade do país ficava sem acesso ao serviço.
Última edição por Nonnus em 06 abr 2021, 09:29, editado 1 vez no total.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2595
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por alexmol » 06 abr 2021, 09:10

BrunoAlves Escreveu:
05 abr 2021, 23:41
Depois o que é que o posto faz? Não deixa carregar enquanto não chegar o titular da reserva? Ou deixa carregar mas quando chegar a reserva desliga o carregamento em curso?

Seja como for, continuo a dizer que acho o conceito intratável, sobretudo numa fase em que virtualmente todas as principais vias ou não têm PCR sequer, ou têm um por localização.
É muito curiosa a diversidade de opiniões.
Para mim, a reserva de postos faz sentido precisamente porque as localizações só têm 1 posto e queremos garantir que não está ocupado.
Quando houver mais postos a probabilidade de estar ocupado baixa muito.

Quanto ao comportamento dos postos reservados o normal é não deixar carregar e ficar marcado na rede como ocupado.
Posso mostrar como acontece na App da Iberdrola.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Gameiro101
Mensagens: 334
Registado: 13 fev 2017, 20:37
Data de fabrico: 01 fev 2016
Capacidade bateria: 30 KW

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Gameiro101 » 06 abr 2021, 09:24

Tambem sou da opinião que a possibilidade de reserva é uma aberração ainda temos tão poucos postos e vamos estar a bloquear alguns a espera que o sr. Dr. chegue? A lógica terá sempre de ser por ordem de chegada, o que poderia dar é para criar "lista de espera" para não existir problemas com quem chegou primeiro, já vi alguém passar a frente no SuC de Alcácer, por não ter visto o outro carro a espera, mas assim que foi chamado a atenção cedeu logo o lugar.

anolsi
Mensagens: 207
Registado: 20 mar 2017, 16:20
Data de fabrico: 0- 1-2019
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por anolsi » 06 abr 2021, 09:41

BrunoAlves Escreveu:
05 abr 2021, 23:41
JLMF Escreveu:
05 abr 2021, 22:57
No barbeiro/cabeleireiro, no aluguer de veículos, no quarto de hotel, na mesa de restaurante e em centenas, milhares de outras situações é possível fazer reserva
Porque são serviços de marcação por excelência. Na restauração pode ser uma situação limite entre o reservar e aceitar quem estiver à porta, por isso é que muitos aceitam x% de reservas e o resto a quem estiver à porta. Os restantes funcionam tão melhor quando mais marcados forem.

O carregamento de um veículo eléctrico, especialmente no contexto do "em viagem" introduzido pelo alexmol, é absolutamente diferente de qualquer um desses exemplos.
Depois o que é que o posto faz? Não deixa carregar enquanto não chegar o titular da reserva? Ou deixa carregar mas quando chegar a reserva desliga o carregamento em curso?
Exactamente, é esse o ponto.
O contexto de de reservar antes um quarto de hotel ou uma mesa de restaurante, nos dias anteriores, ou até no próprio dia, para assegurar a viagem não é em vão, e podendo ainda naquela altura optar por outras alternativas (ir a outro estabelecimento, cancelar a viagem), é diferente do que 15 mins antes, estando já em viagem ter que fazer a reserva. Até porque acho eu que os tempos de grandeza na espera são diferentes (raramente alguém demora só 15mins no restaurante ou no hotel por exemplo, logo se se atrasar 15 minutos numa reserva de 1 dia ou 1 hora o peso é diferente do que num posto onde é normal demorares cerca de 30 mins).

Até porque neste caso há duas situações: Ou todas as pessoas fariam a reserva (e neste caso ou jogavas melhor o risco do teu tempo de viagem, ou aquele que ia chegar 1 min antes de ti já o tinha reservado também 1 min antes de ti). Ou então só algumas pessoas é que sabiam que se podia fazer a reserva (e nesta fase inicial de certeza que haveriam muitos que não saberiam, basta ver o relatos de outros usos incorrectos que acontecem), logo seria uma vantagem para o "mais esperto".

Por outro lado ter uma "multa" para quem se atrase ou algo assim, no meu ponto de vista é mau, porque mais uma vez favorece uns em detrimento dos outros. A família da classe médias que vai tirar uma/duas semanas ao algarve, não se vai arriscar a reservar o posto até estar certa de conseguir lá chegar a tempo. Mas podem apanhar (e perdoem-me a utilização da marca, mas acho que percebem o ponto não quero dizer que sejam todos assim) um de um jaguar que não se importa da gastar mais 5/10/15€ a mais na viagem, não quer é esperar me por isso vai fazendo sucessivas reservas. A família por sua vez pode chegar ao posto e ficar a aguardar 15/30 mins, com o posto vazio (em que provavelmente até lhes podia permitir chegar a outro posto), só porque há alguém mais abastado. Ou seja um desperdício de um recurso que para já é escasso, que seria dominado (em algumas situações) por quem tem mais recursos.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3009
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 06 abr 2021, 09:51

Para que não seja mal interpretado pelo que escrevi anteriormente, eu estou-me a referir a questão de apenas um cartão ser a mais valia do sistema. Na minha opinião devido a diferença de preços é prejudicial para o consumidor passar esta informação. Porque na realidade não é um cartão (objecto físico) é um contrato que esta associado a esse cartão.

Era uma mais valia eu ter um cartão (objecto), sim, onde posso acionar toda uma rede, mas depois ter então no posto a opção de escolher o comercializador que me desse mais vantagens. Na minha humilde opinião acho que a ideia inicial era esta (cartão mobie.e), mas a certa altura isto descambou para aquilo que temos agora. Vamos usar o exemplo do MB que tanta gente gosta de comparar. Muitos já devem ter reparado que em alguns terminais quando fazem um pagamento aparece duas opções de escolha, que tipo de cartão querem utilizar. Era a mesma coisa.

1 cartão = 1 contrato mobie-e.

1 app = 1 comercializador fora da rede

Qual a diferença?
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6376
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 06 abr 2021, 10:23

alexmol Escreveu:
06 abr 2021, 09:10
Para mim, a reserva de postos faz sentido precisamente porque as localizações só têm 1 posto e queremos garantir que não está ocupado.
Estaríamos mais uma vez a criar formas de discriminar pessoas que são menos informadas. Actualmente é possível que uma pessoa, por desconhecimento e comodidade, seja assaltada legalmente se tomar más opções na hora de escolher o cartão a passar no posto. Coisa que não acontecia se não fosse este modelo, se o posto tivesse preço final, definitivo, afixado.
Com essa mecânica, a família que vai para o Algarve, que só tem um cartão porque foi o que lhe disseram que era preciso, que não sabe o que é a Miio, etc, mas que chegou 2min mais cedo ao posto que o utilizador mais informado, tem de esperar.
Eu, que me considero parte do grupo mais informado, acho isto uma afronta. Malta, estamos a falar de "abastecer" um carro! Sobretudo em viagem onde as alternativas são nulas, acham isto equilibrado?

Imaginem isto por exemplo na rede Tesla ali nos picos de Agosto onde Alcácer chega a ter filas de 30 carros, está toda a gente à espera e um dos postos fica indisponível porque alguém o reservou enquanto estava a caminho. Está ali a malta toda à espera da sua vez (vamos assumir que são todos pouco informados e não sabem reservar), chega o utilizador que reservou e "ora com licença que estou eu a passar e vocês que estão à espera há 1h esperem mais um pouco". Decerto concordam que havia um motim?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

JLMF
Mensagens: 86
Registado: 28 set 2020, 17:45
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Lisboa

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por JLMF » 06 abr 2021, 10:28

É preciso ser
Gameiro101 Escreveu:
06 abr 2021, 09:24
Tambem sou da opinião que a possibilidade de reserva é uma aberração ainda temos tão poucos postos e vamos estar a bloquear alguns a espera que o sr. Dr. chegue? A lógica terá sempre de ser por ordem de chegada, o que poderia dar é para criar "lista de espera" para não existir problemas com quem chegou primeiro, já vi alguém passar a frente no SuC de Alcácer, por não ter visto o outro carro a espera, mas assim que foi chamado a atenção cedeu logo o lugar.
Pessoas que distraidamente ou não, "passam á frente" numa fila nada tem a ver com sistema de reservas.

È preciso ser "sr. Dr." para reservar? Não conheço nenhum sistema de reservas que explicite essa condição.

A ordem de chegada é ultimo recurso a evitar, acontece quando há muita procura e pouca oferta para um serviço mas que agrava ainda mais a situação, cujos prestadores não se preocupam com o utilizador ou utente (posto privado é cliente).
Obriga a filas demoradas por momentos e a ausência de procura em outros períodos provocando menos eficiência e diminuição global de quantidade de serviço prestado e neste caso é mais incerteza e insegurança para planeamento de viagens, curtas ou longas.

Assim o sistema de carregamento fosse livre, aberto á iniciativa privada concorrencial, preocupando cada prestador do serviço com a qualidade do mesmo, cada qual otimizaria da melhor maneira a sua prestação e com sistema misto ou só com reserva com bonus/malus para os menos pontuais/responsáveis, as filas seriam menores ou inexistentes e a ocupação dos postos mais constante com menos horas perdidas pelos adeptos/viciados em filas.

A verdade é que há pessoas, já ouvi algumas com responsabilidades em serviços, adeptos do sistema de filas, tipo centenas de pessoas á espera a determinada hora da madrugada e renegando um sistema de marcação. Somando as horas todas de improdutividade perdidas em filas o resultado é isso sim uma aberração; por marcação antecipada. zero horas perdidas e sistema a rodar. Listas de espera como sugerido é mais do mesmo, tudo ao molho e fé em Deus que não temos nada mais importante para fazer ao tempo que estar em filas porque não pude agendar/reservar.

Quando a oferta for enorme a questão perde relevância mas creio que a reserva será sempre um possibilidade a manter, para otimizar a ocupação do posto e permitir ao utilizador ou utente do posto (se for privado é cliente) gerir o seu tempo com maior comodidade.

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1308
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por frankesousa » 06 abr 2021, 10:29

Só para ficar claro a minha opinião sobre as reservas de postos.

Hoje, em Portugal com tão poucos postos e sem HUBs (que na minha opinião é a única solução válida para a ME avançar, 1PCR por local é brincar aos carros a pilhas apenas) a reserva é completamente errada na minha opinião.

Agora com HUBs um belo dia, a reserva diretamente no carro e talvez automática é completamente imprescindível, para decidir se saio nesta saída para carregar ou na próxima (PCR que estará a 1/2 min) convém saber se está disponível e reservar é o ideal. [Mb]as não neste momento em Portugal.[/b]

Não custa pensar como deve ser um dia para a ME ser o melhor possível, e o nosso mal-amado modelo ajuda a chegar lá ;)
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1308
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por frankesousa » 06 abr 2021, 10:38

Nonnus Escreveu:
05 abr 2021, 08:40
(...)
Ontem no programa Exame Informática que dá na SIC noticias explicaram o nosso sistema de carregamentos, onde disseram que se devia de ter em atenção que cartão usar em determinado posto :o pois iria fazer diferença no preço a pagar.
(...)
EDIT: sem querer editei a minha mensagem anterior quando o que queria era citar a mesma, desculpem lá :roll:

Espera lá, há aqui um problema de interpretação do que estamos a escrever os 2.

O que eu li no que escreveste é que num determinado posto usar cartões diferentes traz preços diferentes. Estou a assumir que escrevias que um cartão tem preços melhores no OPC, por exemplo utilizando cartão da mesma "marca" do OPC.

Quando o que estavas a tentar dizer é que, independentemente do posto em si, e assumindo um qualquer valor de OPC para um qualquer posto, o contrato com o CEME pode dar cargas mais baratas ou mais caras, mas isso tem só e apenas a ver com os CEME terem tarifários diferentes (muito diferentes por vezes).

Se a ideia era essa então concordo a 100% contigo e é mais um beneficio do nosso modelo, como podes usar qualquer cartão em qualquer posto sem discriminação pelo OPC podes fazer um contrato espectacular com um CEME e carregares em qualquer sitio muito barato.
Completamente impossível num modelo com uma APP por cada "OPC" (que a mim me parece intragável, e já o testei várias vezes)

O pessoal ama ver a parte má das coisas, mas se virem a parte boa, a verdade é que com um CEME "muito bom" no limite pode haver preços bons (o que não é o caso por cá infelizmente).
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

JLMF
Mensagens: 86
Registado: 28 set 2020, 17:45
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Lisboa

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por JLMF » 06 abr 2021, 10:58

BrunoAlves Escreveu:
06 abr 2021, 10:23
alexmol Escreveu:
06 abr 2021, 09:10
Para mim, a reserva de postos faz sentido precisamente porque as localizações só têm 1 posto e queremos garantir que não está ocupado.
Estaríamos mais uma vez a criar formas de discriminar pessoas que são menos informadas. Actualmente é possível que uma pessoa, por desconhecimento e comodidade, seja assaltada legalmente se tomar más opções na hora de escolher o cartão a passar no posto. Coisa que não acontecia se não fosse este modelo, se o posto tivesse preço final, definitivo, afixado.
Com essa mecânica, a família que vai para o Algarve, que só tem um cartão porque foi o que lhe disseram que era preciso, que não sabe o que é a Miio, etc, mas que chegou 2min mais cedo ao posto que o utilizador mais informado, tem de esperar.
Eu, que me considero parte do grupo mais informado, acho isto uma afronta. Malta, estamos a falar de "abastecer" um carro! Sobretudo em viagem onde as alternativas são nulas, acham isto equilibrado?

Imaginem isto por exemplo na rede Tesla ali nos picos de Agosto onde Alcácer chega a ter filas de 30 carros, está toda a gente à espera e um dos postos fica indisponível porque alguém o reservou enquanto estava a caminho. Está ali a malta toda à espera da sua vez (vamos assumir que são todos pouco informados e não sabem reservar), chega o utilizador que reservou e "ora com licença que estou eu a passar e vocês que estão à espera há 1h esperem mais um pouco". Decerto concordam que havia um motim?
Precisamente, se metade ou mais desses 30 clientes tivessem feito reserva não se encontravam lá todos ao mesmo tempo, estariam a ocupar o seu tempo em algo mais interessante. Se uma parte dos postos, neste caso privados, fossem prioritariamente dedicados para reservas num sistema adaptativo, não se acumulavam tantos clientes á mesma hora do dia e aposto que no mesmo dia do exemplo citado dos 30 em espera, em muitas outras horas desse mesmo dia os postos estavam vazios. Para os utentes/utilizadores da rede pública idem.

Quanto á discriminação de pessoas menos informadas, pois penso que ninguém defende em exclusividade um sistema de reservas e há pessoas menos informadas que merecem toda a inclusividade e outras que mesmo ao volante de um elétrico de 80 000€ (não é um papa reformas) cuja unica preocupação é a lista de jogos disponível no ecrã do mesmo, frustrados porque não funcionam em andamento. Nivelemos por cima e não por baixo, respeitando as necessidades e evolução de todos.

Condutores de VEs assaltados, como referido, na hora de "atestar" é consequência deste modelo público que infringe muitas regras básicas de concorrência ofendendo os consumidores nos seus direitos consagrados sendo alguns dos esmagados ilegalmente a afixação de preço a pagar, a impossibilidade de pagar no momento da prestação do serviço, a falta de uma entidade que assuma a responsabilidade do serviço nomeadamente livro de reclamações ou indicações de entidade para reclamação/responsabilização, etc.; a informação dos utentes não é a causa do assalto é uma necessidade criada pelos assaltantes.

Responder

Voltar para “Carregamento”