Distâncias dos PCRs na viagem ao Algarve

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
serveginho
Mensagens: 319
Registado: 17 mar 2016, 20:11
Data de fabrico: 15 abr 2016
Capacidade bateria: 65,5 Ah 12
Localização: Ourique

Re: Distâncias dos PCRs na viagem ao Algarve

Mensagem por serveginho » 15 ago 2016, 23:23

margarett Escreveu:Eu fui lá ao posto falar com eles. Antes tinha ligado para os números que aparecem no site da Galp (telemóveis) para cada um dos lados da AS: um desligado/inacessível/sei-lá-eu, outro não atendeu.
e pode se passar de um lado para o outro e carregar? o carregador do lado N/S está montado?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6376
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Distâncias dos PCRs na viagem ao Algarve

Mensagem por BrunoAlves » 15 ago 2016, 23:55

Página anterior ;)
margarett Escreveu:Passei há pouco por Alcácer N/S de propósito para perguntar se seria possível passar para o outro lado para carregar.

A resposta é não. Pela conversa que o funcionário teve com a supervisora (?) a questão já surgiu mais vezes. Segundo a senhora, a Brisa não autoriza a passagem porque há carregamento a poucos kms em Palmela.
E sim, do outro lado há posto. Mas só o podes usar para o sentido Norte/Sul.
Quer dizer, podes andar às voltas entre Grandola e Alcácer (acho que são estas) mas são MUITOS kms...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

lifo
Mensagens: 134
Registado: 27 jul 2016, 15:24
Data de fabrico: 01 nov 2014
Capacidade bateria: 12 barras

Re: Distâncias dos PCRs na viagem ao Algarve

Mensagem por lifo » 16 ago 2016, 11:02

Entre Lisboa e o algarve existem afinal quantos PCRs? 4 ou mais?
Pelo que li aqui são estes:
- Palmela
- Alcácer
- Aljustrel
- Loulé

Mas gostava de saber em que sentido (N/S) é que estão os postos, assumindo que não há postos nos 2 sentidos.

Se quiser ir até Sagres há algum pcr?

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Distâncias dos PCRs na viagem ao Algarve

Mensagem por Malm » 16 ago 2016, 13:26

Já referido várias vezes:
Área de Serviço de Palmela (direção norte/sul)
Área de Serviço de Alcácer do Sal (direção sul/norte)
Área de Serviço de Aljustrel (ambas as direções, norte/sul e sul/norte)
Área de Serviço de Loulé (ambas as direções, poente/nascente e nascente/poente)

No total são 6 postos.

A sul do Tejo não existe mais nenhum PCR em funcionamento, para além destes 6.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

tuela
Mensagens: 272
Registado: 11 jun 2016, 07:49
Data de fabrico: 26 abr 2016
Capacidade bateria: 36 Ah

Re: Distâncias dos PCRs na viagem ao Algarve

Mensagem por tuela » 16 ago 2016, 14:09

margarett Escreveu:Do lado direito, ao lado da lavagem. Tens de entrar pela direita como os pesados ;)
Aljustrel é igual
Obrigado pela informação! Um bem haja! A ver se esta semana me aventuro por lá.

tuela
Mensagens: 272
Registado: 11 jun 2016, 07:49
Data de fabrico: 26 abr 2016
Capacidade bateria: 36 Ah

Re: Distâncias dos PCRs na viagem ao Algarve

Mensagem por tuela » 17 ago 2016, 15:10

Hoje viajei até Palmela com ideias de chegar a Setúbal. Contudo ao chegar ao PCR de Palmela e após várias tentativas resolvi voltar para trás...

Imagem
Imagem

ainda tentei solução de recurso pois vi uma ficha industrial vermelha junto ao PCR

Imagem

tentei meter o adaptador

Imagem

mas os nossos amigos da Galp são mais espertos que os outros e meteram algo a tapar a entrada dos pinos pelo que a ficha não entrava apesar de ser da mesma dimensão ...

Telefonema para a mobi.e pedem-me para aguardar ... após 10 minutos dizem-me que estavam já ao corrente de problemas no AC43 de Palmela e aparentemente nunca funcionou bem ... questionei como é possível inaugurar um PCR sem estar em condições ... foi-me dito que não podiam responder.

Nova questão efetuada se há planos para corrigir o problema. Disseram que sim mas não há data pois o problema de carregamento tem que ser resolvido pelo fabricante do PCR ...
De salientar que o meu Zoe é um R240 de 2016.

Pode ser uma oportunidade de a Efacec, Galp, Mobi.e , Renault Portugal poderem ver o que foi feito noutros locais para resolver o problema como por exemplo na Holanda pela FastNed

https://support.fastned.nl/hc/en-gb/art ... n-stations
An electric vehicle charging with AC always causes some harmonic disturbance on the grid and the ZOE is no exception unfortunately. Normally this does not cause many issues.

Since some time we connect many of our stations to a medium-voltage grid connection to be prepared for higher charge speeds and expansion of the number of chargers. Unfortunately older ZOE's give quite a few issues when charging at these stations. Newer ZOE's can charge without any issues.

It looks like the harmonic disturbance of older ZOE's is amplified because of the close proximity of the transformer. Charging is subsequently aborted by the ZOE or the charger.

To ensure optimal charging of every ZOE we have decided to limit the AC-connector of one of the chargers at the effected stations to 22 kW. The affected ZOE's can then charge at a lower speed since this does not seem to cause any issues.

At the following stations the AC-connector of charger 1 or 2 is set at 43 kW and the AC-connector of charger 3 or 4 is limited to 22 kW:

Akermaat (A9)
Bloemheuvel (A12)
Blommendaal (A27)
Bospoort (A4)
De Andel (A12)
De Hucht (A1)
De Slenk (A50)
Den Bout (A15)
Middelsloot (A7)
Ooiendonk (A2)
Selnisse (A58)
Vliedberg (A58)

In the screen of the charger you can always check if the AC-connector is set at 22 kW or at 43 kW.

Together with Renault we are investigating potential long-term solutions, but this is rather complex so we cannot tell if and when we expect to implement them.
Aparentemente se o posto em AC for capado de 43kW para 22 kW o problema fica mitigado. Apesar de o R240 só carregar a 22kW ele ao início tenta carregar a 43 como pode ser verificado aqui http://canze.fisch.lu/charging-the-r240/

Aguardar pelos próximos episódios :violin:

Avatar do Utilizador
Inix
Mensagens: 144
Registado: 22 dez 2015, 20:52

Re: Distâncias dos PCRs na viagem ao Algarve

Mensagem por Inix » 17 ago 2016, 15:48

Algo está errado com o PCR de Palmela.

O ZOE r240 carrega bem no novo PCR de Alcácer (que é igual ao de Palmela).

O ZOE r240 carrega bem nos PCR de Aveiras, Pombal e A5 Oeiras.

serveginho
Mensagens: 319
Registado: 17 mar 2016, 20:11
Data de fabrico: 15 abr 2016
Capacidade bateria: 65,5 Ah 12
Localização: Ourique

Re: Distâncias dos PCRs na viagem ao Algarve

Mensagem por serveginho » 17 ago 2016, 16:29

Então problema do pcr é só com modelos renaut ou todos as marcas :cry:

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Distâncias dos PCRs na viagem ao Algarve

Mensagem por Fil » 17 ago 2016, 17:35

Parece ser só com renault.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Distâncias dos PCRs na viagem ao Algarve

Mensagem por mjr » 17 ago 2016, 18:33

O problema não é com o PCR mas com o Zoe. Qualquer outro carro carrega sem problemas em qualquer PCR AC. Neste caso provavelmente o PT está muito próximo do PCR e ao que parece isso causa problemas com o carregador do Zoe, que injeta muitos harmónicos na rede nestas situações. Parece-me ridículo que por causa disso se tenha de adaptar a rede ao Zoe e não o contrário. Segundo parece, nas versões mais recentes do Zoe já resolveram, finalmente, o problema.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Carregamento”