Agora a instalação da tomada que está a ser preparada... Noutro tópico o Fil disse isto
Fil Escreveu:Aconselho CEE de 32A, depois pode limitar com o EVSE à potência desejada, se colocar CEE de 16A nunca poderá carregar acima disso, o que não faz sentido, até porque a diferença de preço entre as tomadas é irrisória.
Julgo que não vou poder passar dos 16A, mas agradecia opiniões.
Tenho um QE no apartamento e:
- o diferencial + térmico (In=40A) de entrada recebe F+N+T em fio de 6mm^2 (reparei agora que o diferencial é de 300mA e não 30mA como devia ser

)
- daí segue para um térmico (In=32A) que vai para o QE da garagem. Esta ligação é feita em fio de 4mm^2
No QE da garagem há um diferencial (este sim, de 30mA) e disjuntores térmicos para os poucos circuitos.
Problemas:
- a menos que substitua a ligação do QE do apartamento para a garagem, 4mm^2 é o que lá está e segundo a tabela da certiel, 32A é demasiado para esta secção
- o tubo que vai do QE da garagem até à tomada que fica no sítio que há-de ser do carregador é muito pequeno. Já lá passam 3x2,5mm^2, é impossível passar mais 3x4mm^2 (não quero nem posso inutilizar aquela tomada, queria colocar a CEE ao lado).
Até a tomada de 16A vai ser apertado