A questão é essa mesmo. Como não está regulado tanto te podem pedir 5€ como 50€ pelo mesmo carregamento. Podem não chamar carregamento, podem chamar-lhe lugar de estacionamento premium. Sendo um serviço prestado não tem de haver um preçário afixado?Gameiro101 Escreveu: ↑20 jul 2022, 09:25
A indignação da pessoa nem foi tanto pela cobrança, foi pela falta de informação do custo e por primeiro lhe terem falado em 8€ e depois cobraram 10€, sendo que alguns comentário referiram ter pago lá 5€.

Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
- Nonnus
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
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- frankesousa
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Um DC é na verdade uma wallbox da tesla, que aparece no mapa dos carros. Nada mais.Gameiro101 Escreveu: ↑20 jul 2022, 09:25Pelo que percebi o carregamento foi em DC, por isso não foi com uma wallbox da Tesla, mas posso ter visto mal.
Ou seja, o estabelecimento oferece a eletricidade a clientes com teslas
A tesla oferece a wallbox (ou as, porque são 2 ou mais) e a publicidade fazendo constar o estabelecimento nas mapas dos teslas
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10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Mais concretamente Destination Chargerfrankesousa Escreveu: ↑20 jul 2022, 15:30Um DC é na verdade uma wallbox da tesla, que aparece no mapa dos carros. Nada mais.Gameiro101 Escreveu: ↑20 jul 2022, 09:25Pelo que percebi o carregamento foi em DC, por isso não foi com uma wallbox da Tesla, mas posso ter visto mal.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Isso é um problema de legislação da venda de energia, não da legislação da ME. Como está em espaço privado é terra de ninguém no que à ME diz respeito.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Pelo que percebi não devia estar.Nonnus Escreveu: ↑20 jul 2022, 13:08A questão é essa mesmo. Como não está regulado tanto te podem pedir 5€ como 50€ pelo mesmo carregamento. Podem não chamar carregamento, podem chamar-lhe lugar de estacionamento premium. Sendo um serviço prestado não tem de haver um preçário afixado?Gameiro101 Escreveu: ↑20 jul 2022, 09:25
A indignação da pessoa nem foi tanto pela cobrança, foi pela falta de informação do custo e por primeiro lhe terem falado em 8€ e depois cobraram 10€, sendo que alguns comentário referiram ter pago lá 5€.
A walbox da Tesla é AC, nas não liguei muito ao post, um posto DC é mais complexo e bem mais caro, o que acho estranho de estar num hotel, mas não acompanhei tudo do post.frankesousa Escreveu: ↑20 jul 2022, 15:30Um DC é na verdade uma wallbox da tesla, que aparece no mapa dos carros. Nada mais.Gameiro101 Escreveu: ↑20 jul 2022, 09:25Pelo que percebi o carregamento foi em DC, por isso não foi com uma wallbox da Tesla, mas posso ter visto mal.
Ou seja, o estabelecimento oferece a eletricidade a clientes com teslas
A tesla oferece a wallbox (ou as, porque são 2 ou mais) e a publicidade fazendo constar o estabelecimento nas mapas dos teslas
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
DC aqui não quer dizer corrente continua, mas sim "Destination charger", e é Wallbox "normalíssima" AC (Corrente alternada)Gameiro101 Escreveu: ↑22 jul 2022, 12:28
A walbox da Tesla é AC, nas não liguei muito ao post, um posto DC é mais complexo e bem mais caro, o que acho estranho de estar num hotel, mas não acompanhei tudo do post.
https://www.tesla.com/pt_pt/destination-charging
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10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Então fui enganado pela abreviaturafrankesousa Escreveu: ↑22 jul 2022, 14:56DC aqui não quer dizer corrente continua, mas sim "Destination charger", e é Wallbox "normalíssima" AC (Corrente alternada)Gameiro101 Escreveu: ↑22 jul 2022, 12:28
A walbox da Tesla é AC, nas não liguei muito ao post, um posto DC é mais complexo e bem mais caro, o que acho estranho de estar num hotel, mas não acompanhei tudo do post.
https://www.tesla.com/pt_pt/destination-charging

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Não sei qual é o contrato Tesla relativo aos destination charger, mas fiquei nalguns sítios na Escandinávia com destination Chargers e todos cobravam pela electricidade. Penso que por cá, mais tarde ou mais cedo será igual. Curiosamente só no Cabo Norte foi gratuito...
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Sem duvida que sim, não faria sentido que fosse de outra forma, será a evolução natural deste negócio.Flyer Escreveu: ↑22 jul 2022, 20:54Não sei qual é o contrato Tesla relativo aos destination charger, mas fiquei nalguns sítios na Escandinávia com destination Chargers e todos cobravam pela electricidade. Penso que por cá, mais tarde ou mais cedo será igual. Curiosamente só no Cabo Norte foi gratuito...
A fase do pioneirismo já lá vai e este tipo de custos já começam a representar muito dinheiro, os carregamentos gratis irão ficar ao critério de cada um, mas a maioria irá cobrar.
Terão é de mudar de equipamentos, de forma a permitir a leitura de cartões e todos os requisitos da ME em Portugal.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Desculpem vir aqui "bater no ceguinho" mas a quantidade de coisas que correm mal nesta história REAL impressiona-me!
Posto FAR-00033, PCSR 100kW (Kempower) no Sudoeste Retail Park operado pela PowerDot
Começa logo pelo código do posto, responsabilidade da Mobi.E. Os códigos dos postos deveriam corresponder ao código de 3 letras do município onde o posto está localizado. Este posto fica no concelho de Silves logo o código deveria ser SLV e não FAR (o posto fica no distrito de Faro mas não no concelho de Faro).
No local, no écran do posto o tarifário visível é:
0,30€ de activação
0,25€/kW até 30 minutos
kW é uma unidade de potência (cavalos), não de energia (litros), o operador do posto deveria saber isto!
Presume-se que o tarifário será 0,25€/kWh
Após 30 minutos não se consegue ver no écran, parece ser um valor ao minuto mas não é legível e a seta no écran não faz nada.

No entanto se consultar-mos a Miio, o tarifário OPC para este posto FAR-00033 é:

0,30€ de activação, mais nada, e as simulações na Miio só consideram 0,30€ da parte OPC
Se formos ao site da Mobi.E não existe o posto FAR-00033, existe no entanto no mesmo local do mapa o FAR-00029 cujas tomadas correspondem ao posto real mas que estão offline.

0,30€ de activação +
0,10€/kWh +
0,08€/minuto
Afinal qual é o tarifário ?
Como se isto tudo não bastasse o posto é um PCSR 100kW mas os 100kW são partilhados pelo menos por duas tomadas CCS, apesar do utilizador nunca ser informado desse facto.
A pessoa que lá esteve, além de não conseguir saber qual o tarifário, também corre o risco de pagar bem caro o carregamento pois teve de partilhar com outro carro e cada um só estava a receber 40kW.
Se o tarifário real (que não sabemos qual é) incluir componente tempo carregar a 40kW em vez de 80kW vai fazer o carregamento ficar bem mais caro.
Resumindo:
1.Mobi.E atribui código errado ao posto
2.PowerDot não mostra tarifário completo no écran
3.PowerDot usa unidades erradas de energia
4.Miio mostra tarifário diferente do apresentado no posto
5.Na Mobi.E o posto não existe com o código que está no local
6.Na Mobi.E existe um posto no mesmo local com tomadas iguais mas código e tarifário diferente
7.O posto é de potência partilhada, utilizador não tem maneira de saber e poderá pagar mais se o tarifário incluir componente tempo
Várias entidades envolvidas, cada uma a dizer a sua coisa, bem vindos à Mobilidade Elétrica em Portugal.
Posto FAR-00033, PCSR 100kW (Kempower) no Sudoeste Retail Park operado pela PowerDot
Começa logo pelo código do posto, responsabilidade da Mobi.E. Os códigos dos postos deveriam corresponder ao código de 3 letras do município onde o posto está localizado. Este posto fica no concelho de Silves logo o código deveria ser SLV e não FAR (o posto fica no distrito de Faro mas não no concelho de Faro).
No local, no écran do posto o tarifário visível é:
0,30€ de activação
0,25€/kW até 30 minutos
kW é uma unidade de potência (cavalos), não de energia (litros), o operador do posto deveria saber isto!
Presume-se que o tarifário será 0,25€/kWh
Após 30 minutos não se consegue ver no écran, parece ser um valor ao minuto mas não é legível e a seta no écran não faz nada.

No entanto se consultar-mos a Miio, o tarifário OPC para este posto FAR-00033 é:

0,30€ de activação, mais nada, e as simulações na Miio só consideram 0,30€ da parte OPC
Se formos ao site da Mobi.E não existe o posto FAR-00033, existe no entanto no mesmo local do mapa o FAR-00029 cujas tomadas correspondem ao posto real mas que estão offline.

0,30€ de activação +
0,10€/kWh +
0,08€/minuto
Afinal qual é o tarifário ?
Como se isto tudo não bastasse o posto é um PCSR 100kW mas os 100kW são partilhados pelo menos por duas tomadas CCS, apesar do utilizador nunca ser informado desse facto.
A pessoa que lá esteve, além de não conseguir saber qual o tarifário, também corre o risco de pagar bem caro o carregamento pois teve de partilhar com outro carro e cada um só estava a receber 40kW.
Se o tarifário real (que não sabemos qual é) incluir componente tempo carregar a 40kW em vez de 80kW vai fazer o carregamento ficar bem mais caro.
Resumindo:
1.Mobi.E atribui código errado ao posto
2.PowerDot não mostra tarifário completo no écran
3.PowerDot usa unidades erradas de energia
4.Miio mostra tarifário diferente do apresentado no posto
5.Na Mobi.E o posto não existe com o código que está no local
6.Na Mobi.E existe um posto no mesmo local com tomadas iguais mas código e tarifário diferente
7.O posto é de potência partilhada, utilizador não tem maneira de saber e poderá pagar mais se o tarifário incluir componente tempo
Várias entidades envolvidas, cada uma a dizer a sua coisa, bem vindos à Mobilidade Elétrica em Portugal.