Muitos dos problemas advém do modelo forçar uma empresa, que queira montar a sua rede de carregamento, a ser OPC no sistema da Mobi.e, onde o OPC não vende energia mas sim várias outras empresas podem "usufruir" dos postos para lucrar, sem terem investido 1 cêntimo. Isso para já afasta algumas empresas de investir em Portugal, sendo talvez o caso mais conhecido o da Tesla. Menos investimento leva a menos concorrência e isso leva a preços mais caros e serviços piores.MrPoofy Escreveu: ↑03 mai 2024, 13:44Consegues criar uma lista tipo essa mas em que a não existência do modelo iria resolver esses problemas?Nonnus Escreveu: ↑03 mai 2024, 13:13Vou tomar a liberdade de transcrever um dos muitos comentários no TCP do Facebook num post sobre um espanhol querer carregar em Portugal.
Como podem ver o problema está em tudo resto que envolve a mobilidade elétrica em Portugal. O modelo não tem qualquer problema.

Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
- Nonnus
- Mensagens: 3455
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Consigo.
Ele abordou algumas coisas que nada tem a ver com o modelo, talvez porque esteja farto de ver muita gente opinar sem conhecimento do que é o modelo português e as diferenças para o resto do mundo.
Existem coisas que ele fala que são transversais a tudo o que se passa em Portugal. Coisas como licenças das câmaras municipais, tempos de instalação de postos, é a burocracia que temos, não é o modelo que influência.
Coisas como a falta de conhecimento tecnico das pessoas sobre o que é e como funciona um VE também não tem nada a ver com o nosso modelo.
Tirando estes problemas que eu mencionei sobra pouco, e se reparar, o que sobra são problemas com os CEME, estes sim, fazem parte do nosso modelo de carregamento e como ele aponta são a maior parte do problema. Agora retire o CEME do nosso modelo e veja como tudo se tornava mais simples. Por algum motivo, que eu ainda não consegui perceber, continuam achar que o CEME é uma mais valia no nosso modelo, no entanto é onde esta o maior numero de problemas.
Você mesmo mencionou em resposta a minha pergunta sobre a Kia charge que não funciona em Portugal. Mais uma vez não funciona devido a imposição de ter que existir um CEME no nosso modelo.
Última edição por Nonnus em 03 mai 2024, 17:59, editado 1 vez no total.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
-
- Mensagens: 17
- Registado: 23 out 2022, 22:03
- Data de fabrico: 01 nov 2022
- Capacidade bateria: 50 Ah
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Não foi isso que disse, o CEME funciona cá e tem tarifa com tudo incluido. O que não funciona cá é o Plug&Charge. Aliás até podes subscrever a um plano e ter os preços mais baixos para a Ionity.
- Nonnus
- Mensagens: 3455
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Eu sei. E o Plug&Charge não funciona porquê?
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
-
- Mensagens: 17
- Registado: 23 out 2022, 22:03
- Data de fabrico: 01 nov 2022
- Capacidade bateria: 50 Ah
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Não sei, não te consigo dizer. Será assim tão importante? Vai trazer algum benefício para o teu carregamento?Nonnus Escreveu: ↑03 mai 2024, 18:02Eu sei. E o Plug&Charge não funciona porquê?
- Nonnus
- Mensagens: 3455
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
A pergunta é retorica.
A questão é que as coisas que funcionam no resto do mundo cá não funcionam devido ao nosso modelo.
A questão é que as coisas que funcionam no resto do mundo cá não funcionam devido ao nosso modelo.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Eu acho que Portugal desde o sucesso da rede multibanco que tem a mania de fazer a s coisas diferente dos outros, é com a via verde e agora com a Mobi-e, sendo sempre um processo que terá que englobar quem vem de fora, sou da opinião que simplesmente não funciona, pode ter algumas vantagens, mas as desvantagens são enormes, a questão de que com um cartão se consegue ir a todas fica resolvido com a questão do cartão de crédito/debito, não compliquem.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Desde o passado dia 1, com o aumento das TAR, que a generalidade dos CEME estão nos 25-30cts/kWh em FV. O OMIE para amanhã está quase nos 100€/MWh por isso nem os indexados safam.
Com o aumento das TAR e a "colagem" do modelo da ME ao setor elétrico temos agora uma boa parte dos CEME mais caros do que é possível obter no carregamento total em muitos postos por essa Europa fora, mesmo sem contar a parte OPC que é significativa. Carregar em AC tornou-se um luxo em Portugal, enquanto que lá fora continua a ser muito mais barato que em DC.
Há uns tempos largos deu-se aqui como exemplo do bons que somos e que maus são os Espanhóis um vídeo do Marcus.
Sugeria agora que se visse este vídeo do mesmo Marcus já do final do ano passado, em França.
Preço, disponibilidade, escolha variada, roaming, CPOs muito diversos, múltiplos postos por localização. É isto no fundo que andamos a perder, com a teimosia de 2010... Como já disse várias vezes, batemos no "Espanha, Espanha", para tentar escamotear quanto mercado há lá fora a funcionar, e nós a ficar para trás.
Os dados são o que são, frios...
Com o aumento das TAR e a "colagem" do modelo da ME ao setor elétrico temos agora uma boa parte dos CEME mais caros do que é possível obter no carregamento total em muitos postos por essa Europa fora, mesmo sem contar a parte OPC que é significativa. Carregar em AC tornou-se um luxo em Portugal, enquanto que lá fora continua a ser muito mais barato que em DC.
Há uns tempos largos deu-se aqui como exemplo do bons que somos e que maus são os Espanhóis um vídeo do Marcus.
Sugeria agora que se visse este vídeo do mesmo Marcus já do final do ano passado, em França.
Preço, disponibilidade, escolha variada, roaming, CPOs muito diversos, múltiplos postos por localização. É isto no fundo que andamos a perder, com a teimosia de 2010... Como já disse várias vezes, batemos no "Espanha, Espanha", para tentar escamotear quanto mercado há lá fora a funcionar, e nós a ficar para trás.
Os dados são o que são, frios...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Eu pergunto-me como é que a Tesla consegue preços de cerca de €0,30/kWh?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Faz o mesmo que faz noutros países: contrata bem e tem um modelo de negócio que não implica pagar o investimento num ano.
Edit: não só isso, cria fidelização e mantém os carregadores cheios.
Esquece Portugal. Tenho um familiar em França que comprou um MG. Vale a pena referir que o kWh em casa lá anda pelos 25cts, facilmente mais. Aqui chegamos aos 15cts e ficamos com as pernas a tremer.
Esse familiar foi fazer uma viagem de 1000+km num fds prolongado. Pagou a subscrição Tesla e carregou a 31cts/kWh.
Num dos SuC havia fila de poucos carros, mas havia fila. Do outro lado da estrada havia um hub vazio, às moscas. Motivo: dobro do preço. Está vazio não tem retorno. Pelo contrário os SuC não têm descanso= maior retorno.
A ionity baixou brutalmente os preços que se obtém com subscrição na Europa (menos esta canto irredutível) muito em linha com o que a Tesla oferece. Foi por caridade?
Assim é que se faz concorrência. Múltiplas ofertas, preços em disputa. Não é com preços obscuros, com um esquema que só beneficia uma elite informada e que deixa a generalidade dos utilizadores prejudicados.
Mas o mais curioso mesmo é que os postos que estão no modelo e já têm ad-hoc são agora genericamente mais baratos em ad-hoc do que com QUALQUER CEME. Os preços de todos os CEME subiram com a TAR, os preços ad-hoc não mexeram.
O modelo homicida-se a si próprio.
Edit: não só isso, cria fidelização e mantém os carregadores cheios.
Esquece Portugal. Tenho um familiar em França que comprou um MG. Vale a pena referir que o kWh em casa lá anda pelos 25cts, facilmente mais. Aqui chegamos aos 15cts e ficamos com as pernas a tremer.
Esse familiar foi fazer uma viagem de 1000+km num fds prolongado. Pagou a subscrição Tesla e carregou a 31cts/kWh.
Num dos SuC havia fila de poucos carros, mas havia fila. Do outro lado da estrada havia um hub vazio, às moscas. Motivo: dobro do preço. Está vazio não tem retorno. Pelo contrário os SuC não têm descanso= maior retorno.
A ionity baixou brutalmente os preços que se obtém com subscrição na Europa (menos esta canto irredutível) muito em linha com o que a Tesla oferece. Foi por caridade?
Assim é que se faz concorrência. Múltiplas ofertas, preços em disputa. Não é com preços obscuros, com um esquema que só beneficia uma elite informada e que deixa a generalidade dos utilizadores prejudicados.
Mas o mais curioso mesmo é que os postos que estão no modelo e já têm ad-hoc são agora genericamente mais baratos em ad-hoc do que com QUALQUER CEME. Os preços de todos os CEME subiram com a TAR, os preços ad-hoc não mexeram.
O modelo homicida-se a si próprio.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 
