Rede de Carregadores rápidos

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.

Quanto estaria disposto a pagar por mês para ter acesso a uma rede de carregamento rápido?

1- até 3€
3
10%
2- de 3 a 5€
7
23%
3- de 5 a 10€
17
55%
4- de 10 a 15€
0
Sem votos
5- de 15 a 20€
4
13%
 
Total de votos: 31

meira78
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Re: Notícia Governo mantém Mobi.e como gestora ate 2018

Mensagem por meira78 » 24 jun 2015, 23:02

Batotinha Escreveu::mrgreen:
Só agora li todo o tópico...portanto, sinto-me mais pequenino! É que problemas vai haver sempre, e desvios na trajectória fazem parte da natureza humana. Há que estar atento e tentar que não aconteçam.
Estamos em período "eleitoral" e portanto tentemos cavalgar a onda enquanto ela existir. Depois, teremos de puxar a corda para "seguir" em contra-corrente! ;)
Prepare-mo-nos!
Temos que pegar no que existe, dar-lhe a melhor forma possível e tornar a mobilidade eléctrica visível, credível, funcional e a preços competitivos. Por esta ultima razão acho que não podemos prescindir da MOBI-E. Mas devemos agir rapidamente antes que se desmantele o equipamento já testado. Se está pago ou não cuidaremos depois.
As estruturas, (REDE, BOMBEIROS, UTILIZADORES, MARCAS, Futuros utilizadores), e material que já existe mas não instalado, tem que ser devidamente gerido.
O que eu faria "já", era a tal figura jurídica que tomasse as rédeas. Para mim pode muito bem ser uma cooperativa.
Como isso demora a concretizar, 3 ou 4 "daqui" seriam "mandatados" para, com a NE (e/ou todos os homens de bem), se pusesse as marcas, os bombeiros e mobie/governo a falar.
A minha preferência, vai para um contrato com os bombeiros, que cedem o espaço e "energia". Passávamos a ser "sócios" para usar o "espaço". Esse espaço terá de ser rentável para os bombeiros. Mas terá de ser garantido a todos os que sejam sócios, tenham VE e estejam a precisar de carga. Os restantes "humanos" que precisem de carga, poderiam usar imediatamente se fizessem um "donativo" aos soldados da paz.
A produção de energia local é um grande investimento...para já deixava-o a amadurecer.
A questão da potencia instalada pode ser uma dificuldade... mas juntos e com a EDP havemos de melhorar.
As marcas vão ter de se esforçar mais. Ou então as vendas não sobem. Ponto. A confiança iria subir imediatamente. E as vendas também!
Acho que o assunto já tem pernas para andar. Vamos para a frente. Provem ao Papa Francisco que ainda há HOMENS. Assinem a petição se for preciso. Protejam a vossa "terra" e já agora a minha carteira!
O ultimo encontro de VE é exemplo de que se pode remar contra,... mesmo contra gigantes! :oops:

Batotinha
Os Bombeiros não nos vão dar energia de borla quando virem a factura a aumentar milhares de euros, porque esta expansão só tem sentido quando tiver centenas de pessoas. Se cada um de nós carregar apenas 1 vez por mês nessa corporação dos bombeiros e a nossa cooperativa tiver 300 utilizadores, os bombeiros teriam de suportar um custo de 300 x 3,5€ = 1.050€. Agora imaginem que o fazemos com mais frequência. E a isso temos de ressalvar que será sempre uma carga lenta. Para isso já temos a Mobi.E que apesar de ter uma rede bastante limitada e com muitas avarias, como os postos são tantos ainda dá para encontrar um posto de carga lenta, mais km menos km. Os donativos nem de perto nem de longe chegam aos milhares de euros e quando começarem a aumentar as solicitações de carga eles vão recusar, como actualmente alguns já recusam com receio de contas elevadas na factura. Depois temos a condicionante de ter de ser sócios de 10 corporações de bombeiros anualmente e deixar uma contribuição solidária adicional. O que recebemos em troca é uma simples tomada de 3,45 ou 6,9kW de potência de carga que vai demorar a carregar o nosso veículo entre 6 a 8 horas tal como em nossa casa e no trabalho. Assim as viagens vão continuar bem demoradas. Uma carga demora 6 horas. Fazer 100kms demora cerca de 1 hora.

Com os PCR uma carga demora cerca de 45 minutos. 100kms demoram cerca de 1 hora.

O que precisamos é de PCR no meio das nossas deslocações que funcionem com eficiência e não nos saia caro. Isso só o conseguiremos se partilharmos responsabilidades, custos e investirmos os lucros na nossa rede de PCR.

Assim que a Mobi.E deixar de estar em fase piloto os custos das cargas eléctricas serão avultados. Porque tudo tem de ser pago e tem de existir margem para os accionistas.

Esta solução de uma rede nova de PCR não inviabiliza o que se queira fazer com a Mobi.E.
Podemos continuar a não fazer nada. Podemos continuar a fazer encontros de VE e procurar fazer algumas manutenções e reparações na rede. Podemos protestar. Ou podemos continuar a não fazer nada... como até aqui.
Resultado: a Mobi.E continua na mesma!

A rede da Mobi.E continuará a existir e serve para fazermos cargas lentas, porque as rápidas podem fazer-se nesta nova rede de PCR de forma muito mais barata do que alguma vez se farão na Mobi.E.

Conto com todos para este projecto, com todos nós, actuais e futuros users de VE, operadores de energia, instaladores e operacionais de PCR, instaladores de projectos de energias renováveis, bombeiros nos locais estratégicos e marcas de VE.

Todos são importantes para ter sucesso nesta rede e trabalhar em parceria. Nesta equação todos ganhamos, sem excepção.

A tarifa de sócio para usar esta rede será tão mais barata quanto melhor gerida esta rede fôr. Nas outras redes todos têm a ganhar às custas dos users. Os users pagam e os detentores da rede ganham. Aqui os users são os administradores e principais angariadores do sucesso da rede, por isso é que eu refiro que esta rede é de todos e para todos!

Posso contar convosco?

meira78
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Re: Rede de Carregadores rápidos

Mensagem por meira78 » 24 jun 2015, 23:26

É possível saber quantos users aqui do fórum têm VE neste momento de forma a compararmos com a realidade actual dos VE totais em Portugal?

Era importante ter alguns números dos VE em Portugal.

Até final do ano passado existiam cerca de 900 cartões registados na rede Mobi.E

Em 2014 venderam-se cerca de 362 VE, refere outra fonte !?!?!

Em 2010 venderam-se 81 VE
Em 2011 venderam-se 208 VE
Em 2012 venderam-se ???
Em 2013 venderam-se 193
Em 2014 venderam-se 216
Este ano até Junho já se venderam mais...

Mas há números para todos os gostos!

in http://economico.sapo.pt/noticias/216-c ... 14739.html
Última edição por meira78 em 25 jun 2015, 01:26, editado 1 vez no total.

Fil
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Re: Rede de Carregadores rápidos

Mensagem por Fil » 24 jun 2015, 23:50

Também há muita gente que tem VE e não usa a rede, nem cartão tem.

meira78
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Re: Rede de Carregadores rápidos

Mensagem por meira78 » 25 jun 2015, 00:00

Fil Escreveu:Também há muita gente que tem VE e não usa a rede, nem cartão tem.
Nem sabe que é preciso, mas com o aspecto que muitos deles têm os users nem se aventuram a tentar por a funcionar.

Esse é um bom dado.

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Re: Rede de Carregadores rápidos

Mensagem por meira78 » 25 jun 2015, 00:10

"Helder Pedro chama ainda a atenção que deverão ser tomadas medidas legislativas, para que existam condições efectivas para promover a Mobilidade Eléctrica. Por exemplo, ao nível da rede de abastecimento, "temos conhecimento da sucessiva degradação dos postos sem que exista uma imediata reparação", sublinha o secretário-geral da Acap. Esta situação cria graves dificuldades aos utilizadores de viaturas eléctricas."

in http://economico.sapo.pt/noticias/venda ... 97.html/-1

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Re: Rede de Carregadores rápidos

Mensagem por meira78 » 25 jun 2015, 00:21

"Lidar com a falta de postos de carga rápida (PCR) é, para Henrique Sanchez, a grande desvantagem dos VE’s. Neste momento, só há meia dúzia de PCR’s públicos no país e cerca de 1300 postos de carga lenta. Os PCR demoram cerca de 30 minutos a carregar o veículo, enquanto os de carga lenta chegam a demorar entre seis a oito horas, o que torna muito difíceis – senão impossíveis – as viagens mais longas. No âmbito do MOBI.E, chegaram a ser comprados 50 PCR’s que nunca foram instalados.

Este reformado bancário de 60 anos conduz um VE desde Novembro de 2011. “O que me levou inicialmente a procurar este tipo de carro foram as preocupações ambientais”. Actualmente, carrega o seu carro durante a noite, em tarifa bi-horária, o que o faz gastar cerca de 1.10 euros por 100 km. “Consigo perfeitamente fazer a minha vida diária com este carro. As pessoas têm a ideia de que deixamos de fazer coisas porque estamos limitados – é mentira. Apenas é necessária uma organização diferente: por exemplo, escolher um cinema que tenha um posto de carga ao pé.”

Apesar deste cuidado acrescido, para este utilizador as vantagens dos VE’s ultrapassam claramente as desvantagens. “Não há experiência igual à de conduzir um veículo eléctrico: sem cheiros, sem gases, sem poluição ambiental ou sonora. Ouvir música num VE é completamente diferente, passear dentro deste carro e ainda assim ouvir a natureza é impagável”.

O núcleo familiar de Henrique também se está a render aos VE’s. “A minha mulher também já conduz um carro eléctrico. Nestas férias, vou trocar de carro com o meu irmão por não haver PCR’s a caminho do Algarve – foi a alternativa que arranjei, mas pode ser que ele também se converta.”

in http://www.sol.pt/noticia/396959

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Re: Rede de Carregadores rápidos

Mensagem por meira78 » 25 jun 2015, 01:10

Carros elétricos: Chegam os postos de carga rápida
Unidades de CC de 400 volts permitem carregamento até 80% da capacidade da bateria em apenas 30m
28/04/2012

Carros elétricos: Chegam os postos de carga rápida

A Nissan anunciou a chegada da primeira das 400 unidades gratuitas do Carregador Rápido de Corrente Contínua (CC), que serão instaladas em pontos estratégicos por toda a Europa. As unidades de CC de 400 volts permitem o carregamento de um Nissan Leaf - ou de outros veículos elétricos em conformidade com a norma ChadeMo - até 80% da capacidade da bateria em apenas 30 minutos.

Os novos Carregadores Rápidos permitem que os proprietários de veículos elétricos compatíveis alarguem as suas viagens para alcançar distâncias significativamente maiores. Os carregadores Nissan estarão situados em pontos estratégicos, tal como estações de serviço de autoestradas, aeroportos e parques comerciais.

Este projeto abrirá inúmeros corredores de emissões zero, tal como por exemplo a rota de Paris a Amesterdão, que quando concluída permitirá ao proprietário de um Nissan Leaf uma deslocação fácil entre a capital francesa e a maior cidade nos Países Baixos.

Estas rotas iniciais serão estabelecidas através de carregadores pertencentes às empresas parceiras da Nissan que tenham acordado em vender ou fabricar o novo sistema.

As novas unidades são 50% mais pequenas e 50% mais económicas (agora com preços iniciais inferiores a 10.000 Euros) do que os anteriores conceitos de Carregador Rápido, tornando-as mais simples e económicas de instalar para os operadores comerciais.

in http://www.autoportal.iol.pt/noticias/g ... rga-rapida

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Re: Rede de Carregadores rápidos

Mensagem por rnlcarlov » 25 jun 2015, 11:57

Essa notícia tem 3 anos. Para que colocá-la aqui agora? Pela ironia de não termos quase nada cá?

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Re: Notícia Governo mantém Mobi.e como gestora ate 2018

Mensagem por Batotinha » 25 jun 2015, 12:56

:mrgreen:
meira78 Escreveu:Posso contar convosco?
Suponho que é por haver boa vontade e necessidade de "cooperar" que este tópico tem tido boa participação ;) Suponho que a colaboração é garantida.
Como há até diferentes tópicos, com o mesmo "objectivo" seja pela via da análise de custos, seja pela busca de fundos/projectos europeus, o certo é que todos andam a querer melhorar o que existe.
Vou apenas explicitar porque disse o que disse nas outras intervenções.
Qualquer que seja o modelo a adoptar, vai sempre haver necessidade de "espaço para", e os bombeiros já estão no terreno...portanto uma mais valia para o projecto.
Nos bombeiros há vigilância 24. Acreditem que os vândalos vão fazer das suas...
Seria óptimo se ainda fosse possível salvar os PCRs do projecto anterior...
Os custos de exploração e instalação vão ser maiores ou menores em função do "volume de utilizadores, daí a necessidade de atrair o maior nº de parceiros...
As marcas são os maiores beneficiários...
etc..etc

Batotinha

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Re: Notícia Governo mantém Mobi.e como gestora ate 2018

Mensagem por meira78 » 25 jun 2015, 14:06

Batotinha Escreveu::mrgreen:
meira78 Escreveu:Posso contar convosco?
Suponho que é por haver boa vontade e necessidade de "cooperar" que este tópico tem tido boa participação ;) Suponho que a colaboração é garantida.
Como há até diferentes tópicos, com o mesmo "objectivo" seja pela via da análise de custos, seja pela busca de fundos/projectos europeus, o certo é que todos andam a querer melhorar o que existe.
Vou apenas explicitar porque disse o que disse nas outras intervenções.
Qualquer que seja o modelo a adoptar, vai sempre haver necessidade de "espaço para", e os bombeiros já estão no terreno...portanto uma mais valia para o projecto.
Nos bombeiros há vigilância 24. Acreditem que os vândalos vão fazer das suas...
Seria óptimo se ainda fosse possível salvar os PCRs do projecto anterior...
Os custos de exploração e instalação vão ser maiores ou menores em função do "volume de utilizadores, daí a necessidade de atrair o maior nº de parceiros...
As marcas são os maiores beneficiários...
etc..etc

Batotinha
Exacto.
Este projecto a conseguir realizar-se será sempre com os bombeiros. Isso é um dado adquirido, porque entendo não querer desperdiçar recursos como se fez com a Mobi.E.
Os Bombeiros são a mais-valia que permite ter este projecto com qualidade e com custos baixos.
Eles não têm de pagar nada e ganham muito com isso.
Seria óptimo salvar os PCR da EFACEC? Claro que sim, mas isso não depende de nós, mas sim da EFACEC. Estamos todos ouvidos...
Temos todos a ganhar com isso.
É uma empresa com know-how na área, das melhores a nível mundial e a melhor em Portugal, pois foi ela que concebeu a Mobi.E e toda a gestão e manutenção em Portugal.
Agora, em 2015, é fácil fazer algo parecido, mas em 2010 não foi fácil criar algo com a qualidade com que a EFACEC o fez.
Por isso, só temos todos a ganhar se a EFACEC se quiser juntar a este projecto.

Alguém consegue ajudar na questão do financiamento com fundos comunitários através de uma cooperativa/associação?
Última edição por meira78 em 25 jun 2015, 21:49, editado 3 vezes no total.

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