Postos de carga rápida

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
pafi
Proprietário Leaf
Mensagens: 1113
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por pafi » 06 dez 2015, 01:44

jasmim Escreveu:(...)Já agora Pnunes, esse carregador liga-se numa tomada doméstica 220V de 16A? É possível regular a potência de carregamento?
P = U x I. Nesse caso, 220x16=3520W. Isto é a potência que usam os nossos EVSE de 16A, pois tiram o máximo da rede em casa.
A vantagem enorme ou gigante destes equipamento é permitirem a utilização dos dois tipos de tomadas trifásicas - as de 16A e as de 32A (daí estarem aqueles três disjuntores na parte inferior do equipamento). No primeiro caso permitem potências da ordem dos 11kW, e as segundas na ordem dos 22kW. Ou seja, em termos práticos, carrega um Leaf em cerca de 1 hora ou em cerca de 0,5 hora, respetivamente.
Com um equipamento destes a pesar o mesmo que uma pessoa não será prático andar a transportá-lo, mas para estar num stand ou num centro comercial ou num parque de estacionamento é o ideal. E mais ainda, não há cá potências megalómanas instaladas e equipamentos do tamanho de frigoríficos (os pcr).

(Ainda gostava de saber quanto custa uma bomba com 2 ou 3 mangueiras de gasolina...)
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por VETL » 06 dez 2015, 01:47

pafi Escreveu:
jasmim Escreveu:(...)Já agora Pnunes, esse carregador liga-se numa tomada doméstica 220V de 16A? É possível regular a potência de carregamento?
P = U x I. Nesse caso, 220x16=3520W. Isto é a potência que usam os nossos EVSE de 16A, pois tiram o máximo da rede em casa.
A vantagem enorme ou gigante destes equipamento é permitirem a utilização dos dois tipos de tomadas trifásicas - as de 16A e as de 32A (daí estarem aqueles três disjuntores na parte inferior do equipamento). No primeiro caso permitem potências da ordem dos 11kW, e as segundas na ordem dos 22kW. Ou seja, em termos práticos, carrega um Leaf em cerca de 1 hora ou em cerca de 0,5 hora, respetivamente.
Com um equipamento destes a pesar o mesmo que uma pessoa não será prático andar a transportá-lo, mas para estar num stand ou num centro comercial ou num parque de estacionamento é o ideal. E mais ainda, não há cá potências megalómanas instaladas e equipamentos do tamanho de frigoríficos (os pcr).

(Ainda gostava de saber quanto custa uma bomba com 2 ou 3 mangueiras de gasolina...)
E por consequência, o mais importante: Não necessita PT com os encargos megalómanos que tem associados!
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3494
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por RJSC » 06 dez 2015, 01:56

Mas um carregador trifásico de 10kW ou 22kW que desse para integrar no carro já iria ter clientes particulares. Um leaf tem espaço no compartimento do motor para o meter.
Aliás, já existem uns carregadores europeus para colocar no Leaf mas a preços superiores a um pack novo...

Avatar do Utilizador
pafi
Proprietário Leaf
Mensagens: 1113
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por pafi » 06 dez 2015, 02:07

RJSC Escreveu:Mas um carregador trifásico de 10kW ou 22kW que desse para integrar no carro já iria ter clientes particulares. Um leaf tem espaço no compartimento do motor para o meter.(...)
Pois, se a Nissan tivesse juízo era isso que devia colocar na próxima geração. Carregarmos a 11 ou a 22kW. :twisted:
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

Avatar do Utilizador
pnunes
Proprietário Leaf
Mensagens: 902
Registado: 01 dez 2011, 11:34
Data de fabrico: 30 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por pnunes » 21 dez 2015, 00:07

Quem inseriu os PCR que não existem no eletromaps? E já agora porque?
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por Fil » 21 dez 2015, 00:13

pnunes Escreveu:Quem inseriu os PCR que não existem no eletromaps? E já agora porque?
Foi o Volt depois de ter saído em diário da república. Deve ter achado que ía ser concretizado rapidamente. Mas ele poderá explicar melhor.

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por galt » 21 dez 2015, 15:03

rdias Escreveu:
Fil Escreveu:
pnunes Escreveu:Quem inseriu os PCR que não existem no eletromaps? E já agora porque?
Foi o Volt depois de ter saído em diário da república. Deve ter achado que ía ser concretizado rapidamente. Mas ele poderá explicar melhor.
Ele colocou na altura para se ter noção dos locais onde seriam colocados. Para se conseguir ver num mapa como as coisas iam ficar. Por isso estão a vermelho ou fora de uso.
No entanto acho que deviam ser retirados.
No passado eu já tinha abordado este assunto.
Referir o que não existe é muito diferente, de existir o posto mas estar avariado.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Avatar do Utilizador
joaocfgoncalves
Proprietário i3
Mensagens: 909
Registado: 30 jan 2014, 01:48
Data de fabrico: 23 abr 2014
Capacidade bateria: 18.8 kWh

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por joaocfgoncalves » 22 dez 2015, 00:43

Eles vão aparecer, faltam apenas 10 dias, e vem aí o Pai Natal...
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
http://www.facebook.com/optica.docentro

Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por Essiemme » 23 dez 2015, 13:06

Preciso URGENTEMENTE do PCR da A5, hoje.
Alguem sabe se este está operacional ?
Obrigado.

sm
:geek:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por FullElectric » 23 dez 2015, 15:17

rdias Escreveu:CCS combo type 2 a funcionar na A5 com i3 da schneider electric.
Qual é este posto? Já ha 2 CCS na A5?

Responder

Voltar para “Carregamento”