Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
A minha factura mostra outra coisa que não queria deixar passar. Em vazio e super vazio, o preço da energia + TAR é ridiculamente baixo. Ridiculamente baixo.
Quando discutimos o carregamento nocturno e se sugeria que o OPC devia cobrar 0,005€/min, gostava de lembrar que eu pago à Miio 0,167€/kWh e que, caso o posto estivesse ligado ao PT da minha empresa, o custo real dessa energia seria muito, muito menor. Mais uma vez, margem ao CEME e à distribuição.
Naturalmente que a maioria dos postos lentos (mesmo lentos) actuais provavelmente terão fornecimento próprio, mas há tanto espaço para melhorar...
Esta questão do carregamento nocturno tem de ser resolvido desta forma: um parque de estacionamento, um PT, muitos postos lentos e energia barata. Claro sem modelo.
Quando discutimos o carregamento nocturno e se sugeria que o OPC devia cobrar 0,005€/min, gostava de lembrar que eu pago à Miio 0,167€/kWh e que, caso o posto estivesse ligado ao PT da minha empresa, o custo real dessa energia seria muito, muito menor. Mais uma vez, margem ao CEME e à distribuição.
Naturalmente que a maioria dos postos lentos (mesmo lentos) actuais provavelmente terão fornecimento próprio, mas há tanto espaço para melhorar...
Esta questão do carregamento nocturno tem de ser resolvido desta forma: um parque de estacionamento, um PT, muitos postos lentos e energia barata. Claro sem modelo.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Sobre o carregamento noturno, 0,005€/min são 0,08€/kW.h para postos de 3,7kW. Parece-me um valor muito significativo, então a 0,01€/kW.h, que também achas muito, são uns enormes 0,16€/kW.h... sem IVA. Aqui o problema é a potência, e por isso vai dar sempre um valor muito baixo para o investimento e difícil de justificar sem apoio público.
Quando falas em PTs em MT privados para carregamentos noturnos parece que andam para aí aos pontapés espalhados pelas cidades. Na via pública, isso é para esquecer. Há algumas situações interessantes em alguns locais, por exemplo em parques de estacionamento de supermercados, que devem ter PTs, onde poderiam fazer esse serviço noturno. Mas não é assim tão espalhado nem é a panaceia para o centro das cidades.
Eu continuo a ter a opinião de o custo OPC nos PCRs está muito elevado, e que na parte CEME e TAR está elevado mas comparativamente muito menos que na parte OPC.
Quando falas em PTs em MT privados para carregamentos noturnos parece que andam para aí aos pontapés espalhados pelas cidades. Na via pública, isso é para esquecer. Há algumas situações interessantes em alguns locais, por exemplo em parques de estacionamento de supermercados, que devem ter PTs, onde poderiam fazer esse serviço noturno. Mas não é assim tão espalhado nem é a panaceia para o centro das cidades.
Eu continuo a ter a opinião de o custo OPC nos PCRs está muito elevado, e que na parte CEME e TAR está elevado mas comparativamente muito menos que na parte OPC.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
Concordo. Aliás já disse várias vezes que na minha opinião postos abaixo de 7kW são caridade que os operadores fazem. Só com soluções muito diferentes do modelo se pode possibilitar o carregamento nocturno para muita gente a preços acessíveis.
Claro. E referi que a maioria dos postos actuais estão muito longe desta realidade.
Mas pensar nisso em termos de futuro devia ser incontornável... Como é óbvio não há PTs aos trambolhões instalados, mas um pequeno PT de 250kVA (que servia dezenas de postos lentos) não é particularmente caro (aliás o QGBT e o resto da instalação era de certeza mais caro). Aqui sim ficava bem empregue o apoio público.
O que eu acho que é óbvio olhando para aquela factura é que a parte do CEME e TAR é que é um absurdo.
Edit: e lá chegará termos de pagar à MobiE. E acabar a TAR subsidiada.
O OPC ter lucro não me assusta rigorosamente nada, afinal alguém tem de pagar os equipamentos, instalação, manutenção, etc. Assusta-me muito mais outros players que não investem "nada" terem um retorno potencialmente semelhante.

- rimsilva
- Proprietário i3
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
Não percebo porque se complica tanto.... Se hoje em dia o preço para o consumidor é de, por exemplo, 0,35€ kWh (0,2€ - CEME e 0,15€ - OPC), não seria muito melhor para o consumidor pagar 0,30 kWh (0,15€ - energia + 0,15 - carregamento) ao OPC?
No final até poderiam jogar com o imposto, uma vez que a base de incidência ao ser menor, o imposto a pagar também teria um efeito menor no preço final.
Mesmo num cenário em que o preço a cobrar ficasse igual (aumentanto a margem do OPC), julgo que seria na mesma preferível, porque possibilitaria maior poder de investimento na rede por parte do OPC.
É certo que esta actividade não se resume ao preço da energia e dos equipamentos, mas assumindo que tudo o resto se mantinha inalterado, uma mudança apenas a este nivel, teria um efeito positivo no preço final a pagar ou no aumento da margem de quem realmente investe na rede de carregamento.
No final até poderiam jogar com o imposto, uma vez que a base de incidência ao ser menor, o imposto a pagar também teria um efeito menor no preço final.
Mesmo num cenário em que o preço a cobrar ficasse igual (aumentanto a margem do OPC), julgo que seria na mesma preferível, porque possibilitaria maior poder de investimento na rede por parte do OPC.
É certo que esta actividade não se resume ao preço da energia e dos equipamentos, mas assumindo que tudo o resto se mantinha inalterado, uma mudança apenas a este nivel, teria um efeito positivo no preço final a pagar ou no aumento da margem de quem realmente investe na rede de carregamento.
-
- Registado: 30 nov 2014, 00:41
- Data de fabrico: 12 mar 2013
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Seria sim, mas para isso os CEME teriam de competir para fornecer o OPC e apresentar preços mais baixos, enquanto no modelo atual são remunerdos diretamente pelos valores do cliente particular que é cada um de nós, que não temos margem de negociação.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
Não, era simplesmente não haver CEME.
Edit: e por arrasto não haver MobiE, não haver modelo, ponto. Obviamente que a primeira limitação é a legislação.
Vamos lá a ver, o dono do posto não iria "fazer um gato" e roubar electricidade de um poste. Iria sim comprar energia a um comercializador do mercado, que já existem. A factura que eu coloquei acima é de um bastante conhecido. E sim, a empresa muda regularmente de fornecedor, como dizes eles têm de competir. Claro que não é claro que essa vantagem seja transferida para o cliente, mas seguramente abre essa possibilidade.
Edit: e por arrasto não haver MobiE, não haver modelo, ponto. Obviamente que a primeira limitação é a legislação.
Vamos lá a ver, o dono do posto não iria "fazer um gato" e roubar electricidade de um poste. Iria sim comprar energia a um comercializador do mercado, que já existem. A factura que eu coloquei acima é de um bastante conhecido. E sim, a empresa muda regularmente de fornecedor, como dizes eles têm de competir. Claro que não é claro que essa vantagem seja transferida para o cliente, mas seguramente abre essa possibilidade.

- Nonnus
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Ainda a dias o jornalista que faz o contas poupança dizia que esse poder estava do nosso lado. Somos um país pequeno e as empresas para terem clientes em nº significativo tem de roubar os clientes uns aos outros. Como é que isto se traduz em melhores preços para nós? Simples, se mudarmos para aquele que apresenta melhores preços numa determinada altura, os outros a certa altura vão ter que baixar os preços para voltarem a conquistar os clientes que perderam.BrunoAlves Escreveu: ↑08 jan 2021, 14:19A factura que eu coloquei acima é de um bastante conhecido. E sim, a empresa muda regularmente de fornecedor, como dizes eles têm de competir. Claro que não é claro que essa vantagem seja transferida para o cliente, mas seguramente abre essa possibilidade.

Caso real, ainda a semana passado recebi um telefonema da retenção da Endesa para me tentarem convencer voltar a ser cliente. Enquanto fui cliente não houve nenhuma proposta de baixa de preços, assim que deixei de ser cliente já havia descontos.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 26 dez 2015, 18:41
- Data de fabrico: 01 dez 2014
- Capacidade bateria: 46,36Ah@12/2024
Deves ter sido mesmo bom cliente...por aqui já lá vão ~8 meses e nem um contacto...
- rimsilva
- Proprietário i3
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
Acho obvio o CEME não trazer qualquer valor acrescentado por tudo aquilo que temos repetido vezes sem conta e que está demonstrado no resto da Europa (não tem de existir para haver ME), não garante preços mais baixos (bem pelo contrário), não seria um entrave à entrada de operadores estrangeiros (ou pelo menos causar desagrado, como é o caso da Tesla), não teriamos discussões sobre a ligitimidade de projectos como o continente, etc...BrunoAlves Escreveu: ↑08 jan 2021, 14:19Não, era simplesmente não haver CEME.
Já a mobi.e (se calhar até deveria desaparecer sobretudo por causa do nome e de tudo o que lhe está associado) poderia ter um papel muito util no arranque da ME, por um periodo transitório, se fizesse cumprir aquilo que está na lei e que deveria ser o seu foco principal - o de garantir a disponibilidade funcional da rede de carregamento - fazendo controlo sobre os postos avariados e pressão sobre os OPC para os menter funcionais.
Toda a gente se queixava da inoperancia da mobi.e enquanto a rede era gratis e ninguém queria saber os postos a funcionar e agora que são os operadores reponsáveis pelas linhas de apoio, continuasse a ver reclamações de falta de atendimento e postos avariados por periodos muito longos, isto numa fase em que não há desculpa de os postos darem só prejuizo, devido ás borlas!
Enquanto não existir uma rede redundante, para nos podermos dar ao luxo de escolher onde carregar, deveria existir um controlo apertado sobre o funcionamento da rede.
Isto sim, seria um fator diferenciador e pioneiro a nivel mundial, com vantagens para os utilizadores de VEs.
- Nonnus
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Eram ~150€ todos os meses.fernandinand Escreveu: ↑08 jan 2021, 19:41Deves ter sido mesmo bom cliente...por aqui já lá vão ~8 meses e nem um contacto...
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 6 anos depois 160000km