Postos de carga rápida

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
sparrow
Proprietário Leaf
Mensagens: 772
Registado: 24 mai 2016, 23:50
Data de fabrico: 01 mar 2013
Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por sparrow » 28 jul 2016, 20:13

Malm Escreveu:Depois de ter sido o primeiro a ir até ao topo da Serra da Estrela também gostava de ser o primeiro 16 kWh (que estão reduzidos a uns 12,5) a fazer a viagem de Lisboa até ao Algarve. Preparemo-nos então para as duras negociações conjugais que se avizinham, pode ser que a coisa se concretize. Mesmo que ocorram algumas pequenas sanções, mais uma menos uma, que se lixe.
Força nisso!

ricardot
Proprietário Leaf
Mensagens: 546
Registado: 25 fev 2015, 01:54
Data de fabrico: 24 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por ricardot » 28 jul 2016, 22:06

Malm Escreveu:Assim à primeira vista, acho que sim. Mas posso estar a equivocar-me algures (contas com grande possibilidade de margem de erro). Todas as sugestões são bem vindas.

PCR Aveiras/PCR Palmela - 83 km (via ponte 25 de Abril)

PCR Palmela/PCR Alcácer - 48 km

PCR Alcácer/PCR Aljustrel - 80 km

PCR Aljustrel/Albufeira - 92 km (saindo da AE em Ourique)

Se for isto é garantido.

Noutros tempos já fiz Aveiras-Pombal (120 km) com 93% da carga.

O principal problema é convencer a mulher. A partida é um obstáculo quase intransponível... E divorciar-me por causa disto era absurdo.

No electromaps, Palmela e Aljustrel já estão a verde.
Se já estiver tudo operacional em Setembro acho que vou aventurar-me.
Mas vou fazer a maioria do caminho pela nacional.
Não me meto em auto-estradas a não sei em distancias curtas.
Já só quero elétricos !!
Nissan Leaf entregue a 03/2015
http://www.casataipina.com.pt

Avatar do Utilizador
pnunes
Proprietário Leaf
Mensagens: 902
Registado: 01 dez 2011, 11:34
Data de fabrico: 30 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por pnunes » 28 jul 2016, 22:20

pemifer Escreveu:
alexmol Escreveu:
pemifer Escreveu:Desculpem, às vezes há coisas que me escapam.
AC43 e mennekes é a mesma coisa?
Ou os PCR têm mennekes em vez de AC43?
Vi agora o eletromaps e diz que em Palmela tem mennekes type 2.
É a mesma coisa em termos de tensões e protocolo, mas as fichas são diferentes!

Com um cabo adaptador construído de propósito é possível carregar qualquer VE com a ficha AC43 dos PCR, mas a potência máxima é ditada pelo carregador interno do VE.
Obrigado Alexandre!
Falta uma questão, os PCR têm AC43 ou mennekes type 2?
Segundo o electromaps, mennekes type 2
AC43 via mennekes type2 cabo
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online

chegachaves
Mensagens: 233
Registado: 21 jun 2015, 22:34
Data de fabrico: 13 fev 2014
Localização: Rio Maior

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por chegachaves » 28 jul 2016, 22:23

jrochate Escreveu:
Boa!

Se algum Model S quiser fazer Aljustrel - Silves, pode parar na minha garagem e alimentar-se a 3x10 A.

Troco a energia e um refresco pela experiência de ver se o carro entra e sai com facilidade.

8-)
Faço de vez em quando Rio Maior-Lagos, direto... :)

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por Malm » 28 jul 2016, 22:26

Existe um tópico no myimiev.com que é dedicado à máxima distância percorrida num único dia.
O rnlcarlov tem lá a marca que fez quando se deslocou a Coimbra. Eu também já fiz Tábua-Lisboa-Tábua sem ir à cama. Com estes novos PCR, é muito natural que a fasquia vá ser colocada bem mais acima, por culpa nossa.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2673
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por alexmol » 28 jul 2016, 23:06

pemifer Escreveu:Falta uma questão, os PCR têm AC43 ou mennekes type 2?
AC43 apenas especifica que é carregamento em AC até um máximo de 43kW
Poderiam ser AC22 ou AC11.

O tipo de ficha é Menekkes tipo 2 fêmea.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por pemifer » 28 jul 2016, 23:19

alexmol Escreveu:
pemifer Escreveu:Falta uma questão, os PCR têm AC43 ou mennekes type 2?
AC43 apenas especifica que é carregamento em AC até um máximo de 43kW
Poderiam ser AC22 ou AC11.

O tipo de ficha é Menekkes tipo 2 fêmea.
:oops: Obrigado!

LFN
Mensagens: 410
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por LFN » 29 jul 2016, 01:52

Qual é a potência máxima de carregamento em AC nestes novos PCR?

RS232CSerialUser
Mensagens: 726
Registado: 25 dez 2015, 13:48
Data de fabrico: 17 dez 2015

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por RS232CSerialUser » 29 jul 2016, 04:57

LFN Escreveu:Qual é a potência máxima de carregamento em AC nestes novos PCR?
Pelo q está na foto vai aos 63 A, 43 kW, o máximo q posso usar é 32 A, 22 kW, no meu caso é preferível o DC; a não ser q alguém esteja a usar o DC e aí uso o AC q vai carregando até o DC ficar livre
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... 330#p75892
[img]http://i131.photobucket.com/albums/p284 ... 4ipaje.jpg[/img]
Foto de Alexmol
Se fosse "barato" valia a pena comprar um conversor portátil de 43 kW tri 63 A para DC CHAdeMO, nestes PCRs passava a carregar quase tao rápido como o CHAdeMO original, ok 66% do CHAdeMO original, quase de certeza q um chinês já pensou no assunto e deve haver uma solução, espera-se q minimamente fiável.
Ou uma Chargebox para 43 kW com a mm portabilidade e mais barata
https://transportevolved.com/2014/05/28 ... c-charger/

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por Malm » 29 jul 2016, 07:31

rdias Escreveu:
Malm Escreveu:Existe um tópico no myimiev.com que é dedicado à máxima distância percorrida num único dia.
O rnlcarlov tem lá a marca que fez quando se deslocou a Coimbra. Eu também já fiz Tábua-Lisboa-Tábua sem ir à cama. Com estes novos PCR, é muito natural que a fasquia vá ser colocada bem mais acima, por culpa nossa.
procura por kiwi, na net. O maluco que até já foi à ucrania num clone :lol:
Estás a picar-me. E eu respondo já, espero que com alguma piada porque eu aprecio colocar uns pozinhos de humor no que escrevo. Para um eslovaco não é nada do outro mundo ir à Ucrânia. Se viver na ponta leste põe-se lá em 5 minutos, de bicicleta. Aliás o que ele fez é uma imitação. Alguém em Portugal atravessou a fronteira para ir a Espanha, estávamos em 2012 penso eu. Até porque eu deixo muito pouco para os outros. E o que ele fez foi 560 km para lá, caminha, e 560 km para cá. Para o efeito que eu referi só valem 560 km. Ora isso é o que eu faço para ir a Lisboa e vir, sem direito a caminha. Malm 7 - Kiwi 0. Queria ver esse menino colocar 175 km no mostrador de autonomia estimada restante, queria ver esse menino fazer 201,4 km com uma só carga e decidir que já chega, com 3 barras no mostrador (dava para fazer mais uns 50 km). Isso sim, é top dos tops e só ao alcance de um número muito restrito de pares homem/máquina. Aposto que ele nunca vai ser capaz. Por mais que tente nunca vai ser capaz. É que não é só o condutor que aprende a utilizar o carro, o carro também se adapta à forma de condução do condutor, mas isso leva bastante tempo. O que ele fez impressiona-me zero, o que eu já fiz é para muitos impossível e uma fraude. Mas nós sabemos que não.

Não adianta procurar melhor rdias, o melhor de todos os tempos com um i-MiEV tu tiveste prazer de conhecer pessoalmente, e tu sabes bem disso. Mas tal como acontece com um jóquei e seu respetivo cavalo, eu nunca teria conseguido se o meu carro não tivesse sido treinado dois anos para isso. Se me derem outro i-MiEV novo para as mãos agora eu não consigo fazer igual (a não ser que consiga alterar parâmetros que ele trás configurados).

Comentando os minhas próprias palavras, sou um tremendo convencido. :lol: :lol: :lol:
Última edição por Malm em 29 jul 2016, 08:05, editado 3 vezes no total.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Responder

Voltar para “Carregamento”