Postos de carga rápida

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por mjr » 19 jun 2013, 22:19

O da zona industrial penso que a 14kW. O outro não sei, mas se for um módulo avariado seria a 17kW.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por lmlr » 19 jun 2013, 22:30

Mesmo assim já carrega o iOn em quase uma hora, como a bateria é de 16kW.

Já agora, desculpem a minha ignorância, mas nunca fiz nenhuma carga rápida. Quando a bateria está por exemplo a 10% a carga vai até 80%, mas quando está a 60% também só carrega até aos mesmos 80%?

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por mjr » 19 jun 2013, 22:34

Normalmente para cargas iniciadas a menos de 50% ele só carrega até 80%. Acima disso vai até aos 100%.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

vidigueira
Proprietário Ion
Mensagens: 91
Registado: 30 out 2012, 20:32

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por vidigueira » 22 jun 2013, 22:27

O PCR da A5 está novamente avariado. :(
Desta vez não reconhece que está Ligado ao carro.
Vidigueira
Opel Ampera de 2012

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3494
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por RJSC » 23 jun 2013, 00:11

Como isto vai...
Quase todos os dias alguém fica a pé num PCR em Portugal.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por Malm » 23 jun 2013, 10:29

No meu I-MiEV, um PCR leva-o, no máximo, aos 93%. Eu costumo fazer dois carregamentos seguidos, o 1º que o leva aos 82% em 20 minutos e o 2º que o leva dos 82 aos 93, nos mesmos 20 minutos. Já tentei fazer um terceiro, mas o carregamento é sempre interrompido logo no início. Tudo indica que este procedimento, que fiz algumas 10 vezes, não tenha degradado significativamente as baterias. Com dois anos e três meses, à média de 60/70 km, no plano, faz perfeitamente 150 km. Ainda nesta semana fiz Tábua-Coimbra pela IP3 (60 km) e, pasme-se, só me gastou 5 barras. Foi mais um record pessoal de automia, pois seguindo pela IP3, NUNCA tinha gasto tão pouco, e fiz a viagem em 55 minutos. A atualização do firmware que devem ter feito durante a revisão deve ser a responsável por, ao fim de dois anos e tal, conseguir estes resultados. Antes de ir à revisão, ficava em tartaruga e com ela fazia uns bons km. Depois da revisão, fiquei uma única vez em tartaruga, a uns 500 metros de casa, e mal deu para o pôr na garagem. Creio que agora, a energia que existia disponível em tartaruga, está distribuída, a sua maioria, pelas 16 barras, daí estar a conseguir chegar mais longe com o mesmo número de barras.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por galt » 23 jun 2013, 13:18

RJSC Escreveu:Como isto vai...
Quase todos os dias alguém fica a pé num PCR em Portugal.
Alguém já ficou a pé por um PCR avariado? QUEM?
...desconheço.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por lmlr » 23 jun 2013, 13:47

Ia ficando eu... Tive que ficar umas horas a carregar em Leira, e abortar a viagem, por os postos de Pombal estarem ambos avariados.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3494
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por RJSC » 23 jun 2013, 14:41

galt Escreveu:
RJSC Escreveu:Como isto vai...
Quase todos os dias alguém fica a pé num PCR em Portugal.
Alguém já ficou a pé por um PCR avariado? QUEM?
...desconheço.
Se ficar 4 a 5 horas à espera de carregar quando era suposto ficar pouco mais de meia hora não contar como ficar a pé, realmente ninguém ficou... :roll:

Neste tópico não faltam relatos de quem arriscou a viagem e se deu mal por causa de um PCR avariado, e no último encontro Nacional de VE vários Leafs não arriscaram a viagem por não confiarem no estado de funcionamento dos PCRs (aqui de Aveiro não foi um com receio de ficar a pé em Pombal).
Também foste um deles, quando te convidámos para vir à Barragem da Aguieira e disseste que não porque Pombal devia estar avariado.
Última edição por RJSC em 23 jun 2013, 15:30, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por mjr » 23 jun 2013, 15:06

Eu só não fiquei porque não arrisquei.

Entretanto o PCR da Prio.e da zona industrial do Porto está OK, mas muuuuiiiito lento. 25A / 9kW ou mais de 2 horas de carga. Pelo menos funciona nos LEAFs.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Carregamento”