
Cartões CEME perdidos
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Re: Cartões CEME perdidos
Desculpa mas não respondeste à minha questão. As considerações pessoais dispenso e volto a insistir que em nada ajudam à discussão.
Quando se fala no “cartão único” não se deve levar à letra. Na verdade o que acontece é que basta um fornecedor de energia único para toda a rede, se é por cartão, App ou outro método não interessa. É isso que está na lei que define o modelo, cada CEME permite o acesso a todos os postos da rede pública.
O facto de até há 2 anos atrás só ser possível isto por cartão, seja por inércia da EGME em o permitir ou por falta de interesse dos CEMEs, não nos deve obrigar a continuar nesse tempo, tal como aliás é a questão dos apagões, que deixaram de ser notícia há muito tempo mas que ainda estão no imaginário coletivo como uma fragilidade da EGME. Essa página já foi virada.
Quando se fala no “cartão único” não se deve levar à letra. Na verdade o que acontece é que basta um fornecedor de energia único para toda a rede, se é por cartão, App ou outro método não interessa. É isso que está na lei que define o modelo, cada CEME permite o acesso a todos os postos da rede pública.
O facto de até há 2 anos atrás só ser possível isto por cartão, seja por inércia da EGME em o permitir ou por falta de interesse dos CEMEs, não nos deve obrigar a continuar nesse tempo, tal como aliás é a questão dos apagões, que deixaram de ser notícia há muito tempo mas que ainda estão no imaginário coletivo como uma fragilidade da EGME. Essa página já foi virada.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Cartões CEME perdidos
Hell has no fury like a "cartão não autorizado" victim




Há páginas que são muito difíceis de virar. Essa está colada com super cola 4

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

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Re: Cartões CEME perdidos
Quando falo em Mobi.E refiro-me como é obvio à Rede Mobi.E ou Rede Pública de Carregamento de Veículos Elétricos.BrunoFonseca Escreveu: ↑04 fev 2022, 23:43A mobie.e não é opc, logo nao tem que afixar preços, quem tem essa incumbencia sao os opc.FullElectric Escreveu: ↑04 fev 2022, 23:23Sim, existem entidades que não cumprem as leis, uma delas é a Mobi.e.
Onde estão afixados nos postos os preços que vamos pagar?
Começo a pensar que a implicancia com o modelo está mais relacionado com o que ouvem os outros dizer e desconhecimento do que outra coisa qualquer.
Mas se queres atirar a ilegalidade para os opc ok, dá igual, os postos continuam a estar ilegais por não cumprirem a lei de afixar o real preço de custo do serviço ou bem.
- BrunoFonseca
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Re: Cartões CEME perdidos
Se existirem postos sem a afixacao das tarifas OPC, sim, estaremos perante situações irregulares. Mas não me parece ser algo comum, certo?FullElectric Escreveu: ↑05 fev 2022, 21:14Quando falo em Mobi.E refiro-me como é obvio à Rede Mobi.E ou Rede Pública de Carregamento de Veículos Elétricos.BrunoFonseca Escreveu: ↑04 fev 2022, 23:43A mobie.e não é opc, logo nao tem que afixar preços, quem tem essa incumbencia sao os opc.FullElectric Escreveu: ↑04 fev 2022, 23:23Sim, existem entidades que não cumprem as leis, uma delas é a Mobi.e.
Onde estão afixados nos postos os preços que vamos pagar?
Começo a pensar que a implicancia com o modelo está mais relacionado com o que ouvem os outros dizer e desconhecimento do que outra coisa qualquer.
Mas se queres atirar a ilegalidade para os opc ok, dá igual, os postos continuam a estar ilegais por não cumprir a lei de afixar o real preço de custos do serviço ou bem.
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Re: Cartões CEME perdidos
REAL custo do serviço, para mim significa aquilo que vou pagar, quanto me vai custar. Um consumidor deverá poder tomar as suas decisões de usar/comprar em função disso.BrunoFonseca Escreveu: ↑05 fev 2022, 21:46Se existirem postos sem a afixacao das tarifas OPC, sim, estaremos perante situações irregulares. Mas não me parece ser algo comum, certo?FullElectric Escreveu: ↑05 fev 2022, 21:14Quando falo em Mobi.E refiro-me como é obvio à Rede Mobi.E ou Rede Pública de Carregamento de Veículos Elétricos.BrunoFonseca Escreveu: ↑04 fev 2022, 23:43A mobie.e não é opc, logo nao tem que afixar preços, quem tem essa incumbencia sao os opc.
Começo a pensar que a implicancia com o modelo está mais relacionado com o que ouvem os outros dizer e desconhecimento do que outra coisa qualquer.
Mas se queres atirar a ilegalidade para os opc ok, dá igual, os postos continuam a estar ilegais por não cumprir a lei de afixar o real preço de custos do serviço ou bem.
Se me souberes indicar um posto da rede mobi.e que me dê essa informação, agradecia.
Quando vou comprar uns sapatos, ou vá pode ser ervilhas, está lá afixado o preço final. Não vem depois a lojista com uma fatura a adicionar os atacadores, as solas, a pele a a mão de obra dos sapatos pois o preço afixado dizia respeito apenas à utilização da montra.
- BrunoFonseca
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Re: Cartões CEME perdidos
Saber em tempo real o valor a pagar é uma exigência dos utilizadores que os CEME, OPC e EGME têm que resolver o mais depressa possivel, não é uma limitação do modelo. Também não é uma iligalidade pois o RME exige que apenas a tarifa OPC esteja afixada.FullElectric Escreveu: ↑05 fev 2022, 22:32REAL custo do serviço, para mim significa aquilo que vou pagar, quanto me vai custar. Um consumidor deverá poder tomar as suas decisões de usar/comprar em função disso.BrunoFonseca Escreveu: ↑05 fev 2022, 21:46Se existirem postos sem a afixacao das tarifas OPC, sim, estaremos perante situações irregulares. Mas não me parece ser algo comum, certo?FullElectric Escreveu: ↑05 fev 2022, 21:14
Quando falo em Mobi.E refiro-me como é obvio à Rede Mobi.E ou Rede Pública de Carregamento de Veículos Elétricos.
Mas se queres atirar a ilegalidade para os opc ok, dá igual, os postos continuam a estar ilegais por não cumprir a lei de afixar o real preço de custos do serviço ou bem.
Se me souberes indicar um posto da rede mobi.e que me dê essa informação, agradecia.
Quando vou comprar uns sapatos, ou vá pode ser ervilhas, está lá afixado o preço final. Não vem depois a lojista com uma fatura a adicionar os atacadores, as solas, a pele a a mão de obra dos sapatos pois o preço afixado dizia respeito apenas à utilização da montra.
No dia que teremos o valor final a pagar, em tempo real, veremos se não se irão levantar vozes a pedir valores discriminados, tal com ja acontece com as gasolineiras
Re: Cartões CEME perdidos
Aquilo que devia ser e acho que é o que FullElectric está a tentar dizer é que isso não devia ser uma permissão do modelo, mas sim uma obrigatoriadade. Parece que o modelo é só permissões (menos as redes da Tesla e ContinenteBrunoFonseca Escreveu: ↑05 fev 2022, 22:53Saber em tempo real o valor a pagar é uma exigência dos utilizadores que os CEME, OPC e EGME têm que resolver o mais depressa possivel, não é uma limitação do modelo. Também não é uma iligalidade pois o RME exige que apenas a tarifa OPC esteja afixada.
No dia que teremos o valor final a pagar, em tempo real, veremos se não se irão levantar vozes a pedir valores discriminados, tal com ja acontece com as gasolineiras

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Re: Cartões CEME perdidos
Isto. Tenho evitado falar no modelo porque é sempre o mesmo a armar arcarcel, mas porra...
Ah que as redes privadas estão no metro quadrado errado (se fosse o metro quadrado ao lado - que estava na conservatória como de acesso privado mas tem literalmente o mesmo acesso - já não havia problema, se fosse como afirmou o presidente da UVE "em armazéns" já não havia problema) e por isso "imagina que tinhas uma empresa e alguém não cumpria a lei e era concorrência desleal" (mesmo que não se aperceba que quem opera fora da rede pública paga MUITO mais taxas que na rede pública, mas vá...).
Mas uma coisa tão básica como ter o preço final à frente, isso não, isso já não é competência da esquerda, da direita e do camandro. Se não há é porque o modelo não exige e por isso não há porque não tem de haver.
Mas estamos todos bem? Podemos assumir que há leis, regulamentos, ridículos?
Para o utilizador, esqueçamos tudo o resto, é mais relevante que as redes privadas estejam em espaços públicos, privados ou assim assim, ou é mais relevante que seja OBRIGATÓRIO ter o preço final do carregamento chapado no posto? É que ambos parecem ser falhas da legislação...
No dia que tivermos o preço afixado? Mas isso já existe em todo o lado... Que opera fora da alçada da rede pública!
Quando isso acontecer na rede pública já estaremos ainda mais atrasados ao resto do mundo!
Nesse dia vão aparecer publicações no fb e restante comunidade online "vejam esta novidade que temos para o mundo! Preços finais no posto e em tempo real! Yay!"
É o que tenho dito... Perdeu-se a noção. É só isso, perdeu-se a noção.
Edit: iniciei este tópico com o intuito de transmitir uma situação real, uma preocupação que deve estar presente em todos quantos têm cartões de carregamento. E dei a minha sugestão de como minimizar este problema. Foi só isso.
Ah que as redes privadas estão no metro quadrado errado (se fosse o metro quadrado ao lado - que estava na conservatória como de acesso privado mas tem literalmente o mesmo acesso - já não havia problema, se fosse como afirmou o presidente da UVE "em armazéns" já não havia problema) e por isso "imagina que tinhas uma empresa e alguém não cumpria a lei e era concorrência desleal" (mesmo que não se aperceba que quem opera fora da rede pública paga MUITO mais taxas que na rede pública, mas vá...).
Mas uma coisa tão básica como ter o preço final à frente, isso não, isso já não é competência da esquerda, da direita e do camandro. Se não há é porque o modelo não exige e por isso não há porque não tem de haver.
Mas estamos todos bem? Podemos assumir que há leis, regulamentos, ridículos?
Para o utilizador, esqueçamos tudo o resto, é mais relevante que as redes privadas estejam em espaços públicos, privados ou assim assim, ou é mais relevante que seja OBRIGATÓRIO ter o preço final do carregamento chapado no posto? É que ambos parecem ser falhas da legislação...
No dia que tivermos o preço afixado? Mas isso já existe em todo o lado... Que opera fora da alçada da rede pública!
Quando isso acontecer na rede pública já estaremos ainda mais atrasados ao resto do mundo!
Nesse dia vão aparecer publicações no fb e restante comunidade online "vejam esta novidade que temos para o mundo! Preços finais no posto e em tempo real! Yay!"
É o que tenho dito... Perdeu-se a noção. É só isso, perdeu-se a noção.
Edit: iniciei este tópico com o intuito de transmitir uma situação real, uma preocupação que deve estar presente em todos quantos têm cartões de carregamento. E dei a minha sugestão de como minimizar este problema. Foi só isso.
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- BrunoFonseca
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Re: Cartões CEME perdidos
Pois eu tentei obter uma resposta séria sobre como é que o mesmo problema (perda do cartão rfid) em qualquer outro país se resolve.
A (in)cumpetencia dos CEME a inactivar o cartão é que é o cerne da questão (do tópico) e não se o modelo favorece ou não estas situações.
A (in)cumpetencia dos CEME a inactivar o cartão é que é o cerne da questão (do tópico) e não se o modelo favorece ou não estas situações.
- BrunoAlves
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Re: Cartões CEME perdidos
Não sei. Eu vivo é aqui...BrunoFonseca Escreveu: ↑06 fev 2022, 12:53como é que o mesmo problema (perda do cartão rfid) em qualquer outro país se resolve.
Perfeitamente de acordo. Foi o que disse: qualquer CEME que não tenha forma de consultar carregamentos imediatamente a seguir a ser feito (como mínimo olímpico) é de evitar. Este "X" foi um dos que cancelei contrato.BrunoFonseca Escreveu: ↑06 fev 2022, 12:53A (in)cumpetencia dos CEME a inactivar o cartão é que é o cerne da questão
Opa... Se usas o termo "favorece" aí já tenho que dizer que muito sim.
Tens uma legislação que dá toda a liberdade aos players. Cobrar por tempo, por energia, o que quiserem.
Determina que a cessação de contratos entre CSE e CME tem de ser comunicada em dias (poucos, não me lembro ao certo).
Determina que as contagens dos postos têm de ser transmitidas a horas mínimas.
Determina que os OPC têm 4h para resolver cabos presos em qualquer parte do país.
Determina todas as condições para que os players se entendam de forma perfeitamente clara.
Já para os utilizadores... Preço claro para o utilizador? Bola, os players que façam como quiserem e o utilizador que pague.
Definir formas de assegurar que um cartão não é mal utilizado e que, sendo, se estabelecem formas de o utilizador não passa 2 meses a pagar carregamentos alheios...?
Não, isso o modelo não prevê.
Foco no utilizador: zero.
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